Gestão renovada

Olá!

Tivemos um começo de semana marcante. Na segunda-feira, durante a reunião do Colégio de Dirigentes, realizamos uma cerimônia de transmissão de cargo de cinco novos diretores-gerais de câmpus. A mudança foi definida por meio da consulta realizada com os servidores no final do ano passado depois que decidimos fazer esse processo na nossa proposta de construir uma gestão mais democrática e transparente.

SONY DSCTivemos troca nos câmpus Criciúma, Itajaí, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê. Foi um momento muito bonito, com a presença de servidores de câmpus que vieram prestigiar seus colegas. Isso nos faz crer que foi uma decisão acertada fazer essa consulta, já que acreditamos que uma gestão – ainda mais em uma instituição como a nossa – tem que ser participativa, porque é uma organização que pensa no coletivo.

Desejo boa sorte e bom trabalho aos novos gestores e suas equipes: Cedenir Buzanelo Spillere (Câmpus Criciúma), Carlos Alberto Souza (Câmpus Itajaí), Diego Albino Martins (Câmpus São Miguel do Oeste), Marcos Roberto Dobler Stroschein (Câmpus Urupema) e Rosângela G. Padilha Coelho de Cruz (Câmpus Xanxerê). Queremos todos conosco para consolidar esses câmpus e com o desafio de trazer novos alunos. Tudo isso por meio de um processo solidário e colaborativo.

Também quero agradecer muitos aos diretores-gerais que deixaram o cargo: Sandra Margarete Bastianello Scremin (Câmpus Criciúma), Widomar Pereira Carpes Júnior (Câmpus Itajaí), Vanderlei Antunes de Mello (Câmpus São Miguel do Oeste), Jorge Luiz Pereira (Câmpus Urupema) e Margarida Hahn (Câmpus Xanxerê). Vocês foram importantíssimos para darmos início à nossa atuação nessas cidades e esperamos continuar contando com o trabalho de vocês para avançarmos sempre.

Destaco que, além dos câmpus que tiveram transmissão de cargo nesta semana por optarem por novos gestores, a consulta ocorreu também nos câmpus Caçador, Canoinhas, Garopaba, Gaspar, Lages e Palhoça Bilíngue, nos quais não houve mudança. Essas equipes gestoras comandam os câmpus até o final de 2015, quando teremos eleição para os câmpus com pelo menos cinco anos de funcionamento e para a Reitoria.

Colégio de Dirigentes

Na pauta do Colégio de Dirigentes, além da transmissão de cargo dos novos diretores, tratamos da execução orçamentária em Rede e da necessidade de trabalharmos forte para implementarmos nossos projetos – como novas obras e melhorias de infraestrutura.

SONY DSCDiscutimos também sobre a vinda de novos servidores. Ainda estamos usando a lista de espera do nosso concurso público, mas, para alguns cargos, a lista já está se esgotando. Nesse caso, pretendemos ainda no primeiro semestre utilizar concursos de outras instituições que estejam valendo e também lançar um edital de redistribuição para que servidores de outras instituições, que tenham interesse, venham trabalhar conosco. Mas tudo isso será definido em conjunto com os diretores-gerais. Nessa linha, só no segundo semestre é que pretendemos lançar um novo concurso público.

Outros pontos abordados na reunião foram a apresentação da minuta da Resolução 13, a deflagração do processo de definição da Política de Formação do IFSC, o quadro de funções dos câmpus e a indicação dos novos representantes do Codir no Conselho Superior.

Brasília

Na terça e quarta, viajei a Brasília para algumas reuniões. Primeiro, estive com o diretor de Educação a Distância da Capes, João Carlos Teatini. Falamos sobre o credenciamento dos Núcleos de Educação a Distância (NeaD) e dos câmpus do IFSC como polos, da melhoria da infraestrutura da EaD no IFSC e do programa Universidade Aberta do Brasil. Abordamos ainda o desafio na área de formação dos nossos servidores.

Foi uma reunião bem produtiva. Temos sido cobrados por essas melhorias e acreditamos que com esses encaminhamentos possamos avançar – tanto na formação de alunos de maneira em geral como dos nossos servidores.

Tive também uma reunião com o futuro secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC (Setec), Aléssio Trindade. O professor confirmou a presença na reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif, que será realizada em Florianópolis em junho. Também fizemos o convite para que o então secretário participe do 2º Fórum de Ciência, Tecnologia e Sociedade, que será realizado no mesmo período pelo Câmpus Florianópolis do IFSC.

Depois, participei de uma reunião com toda a equipe da Setec em que tratamos dos prazos de entrega das obras dos câmpus e da pactuação do Pronatec. Discutimos ainda sobre a possibilidade de mais câmpus avançados e sobre a execução orçamentária. Estamos percebendo que esse ano será um pouco mais “apertado” nesse sentido, já que foram feitos cortes orçamentários por parte do Governo Federal. Mas, por enquanto, a área da Educação ainda não foi afetada.

Outros assuntos

  • RSC: na primeira reunião ordinária de 2014, o Conselho Permanente para o Reconhecimento de Saberes e Competências da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (CPRSC) aprovou o texto final da Resolução que definirá as diretrizes para a concessão do Reconhecimento de Saberes e Competência. A Resolução foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira. Agora, cada instituição da Rede deverá elaborar o seu regulamento próprio, aprová-lo pelo Conselho Superior e submetê-lo à homologação do CPRSC. Já temos uma proposta elaborada na comissão do Conif. Como eu já havia falado, aqui no IFSC estamos esperando essa resolução para que a comissão interna inicie o trabalho.
  • volta_aulas_fpolisVolta às aulas: nesta semana, nossos dois câmpus que ainda não tinham iniciado as aulas deram início ao semestre letivo: Florianópolis e Criciúma. Estive no Câmpus Florianópolis na segunda para recepcionar os alunos. Muito bom encontrar os novos estudantes, empolgados com o que vem pela frente, e reencontrar os já veteranos. Sejam bem-vindos e que tenhamos um ótimo semestre!
  • Reuniões: só para registrar, nesta semana participei também da reunião da Comissão de Avaliação da  Educação Superior (Conaes) em Brasília. E na quinta, estive na reunião do Conselho do Senai.

E minha semana só termina amanhã. Estamos tendo formaturas em diversos câmpus do IFSC pelo estado. Vou participar amanhã, em Joinville, da formatura dos cursos superiores e técnicos. Agradeço aos formandos e seus familiares pela confiança no IFSC e desejo muita boa sorte nesta nova etapa com o conhecimento adquirido na nossa instituição. Sejam felizes!

Até semana que vem!

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Post. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a Gestão renovada

  1. Neiva Maria Redivo Vieira disse:

    Magnífica Reitora,

    Quanto à informação de que no segundo semestre é pretendido lançar um novo concurso público, posso entender que o último concurso de 2012 não será prorrogado?

    Estou na lista dos homologados do cargo de auxiliar administrativo, porém vi no DOU que foram liberadas somente seis vagas por parte do MEC.

    Sendo assim, gostaria de saber se haverá mais liberações de vagas para este cargo antes do prazo de vencimento do concurso, para que ainda tenha uma chance de integrar o quadro de funcionários do IFSC.

    Agradeço desde já a sua atenção.

  2. Maria Clara disse:

    Olá, Neiva!

    As vagas que o Instituto tem disponível são aquelas liberadas pelo MEC. Não temos previsão para a liberação de novas vagas. A instituição está planejando a utilização das vagas disponíveis e que são necessárias para a implantação dos câmpus ainda neste semestre. A decisão de prorrogar ou não o concurso de 2013 ainda não foi tomada. Aguarde novas informações no site do IFSC.

  3. Rosana Seibt disse:

    Sou catarinense e professora de Português no IFAL. Fiquei animada com a notícia de que o IFSC pretende publicar Edital de Redistribuição ainda neste semestre. Desejo muito voltar a minha terra.
    Parabéns, Maria Clara, pela excelente gestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *