Mudanças na gestão

Boa tarde!

Nesta semana, passei a maior parte do tempo em Brasília, para participar da reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif. Além de tratarmos de importantes assuntos para todos os Institutos Federais, tivemos a posse da nova diretoria e o anúncio do novo secretário de Educação Profissional do Ministério da Educação.

Posse Conif

posse_conifA nova diretoria executiva tomou posse na quarta-feira numa cerimônia que teve a presença do ministro da Educação, Henrique Paim. O reitor do Instituto Federal Fluminense, Luiz Augusto Caldas Pereira, atual diretor administrativo, assumiu a presidência do Conif para o ano de 2014. Compõem ainda a diretoria executiva o reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Belchior de Oliveira Rocha, na vice-presidência; o reitor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Paulo Rogério Araújo Guimarães, como diretor administrativo; e o reitor do Instituto Federal de Mato Grosso, José Bispo Barbosa, como diretor financeiro.

Durante a cerimônia, o ministro anunciou que a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica receberá investimento de R$ 1,8 bilhão este ano. Leia mais sobre isso no Link Digital.

Neste ano, teremos um modelo de gestão ainda mais democrática no Conif. A diretoria atuará com o suporte de um Grupo de Apoio à Gestão, do qual faço parte. Entendemos que o trabalho no Conselho é muito forte e intenso e por isso acreditamos que com esse grupo conseguiremos reforçar nossa atuação.

Destaco que a nova diretoria foi escolhida por consenso e que este ano a Rede tem diversos desafios. Temos a expansão com todas as questões relacionadas a obras, quadro de pessoal e alunos, funções gratificadas, a inovação, a assistência estudantil e muito mais. Acredito, como sempre defendo, que o mais importante é atuarmos de maneira conjunta em torno de temas fundamentais para toda a Rede. Quanto mais fortes estivermos, mais rápido avançaremos.

Para este ano, queremos pensar também uma nova organização para as câmaras de ensino, pesquisa e extensão do Conif, para que fiquem mais próximas dos fóruns. Continuo na coordenação da câmara de pesquisa e queremos avançar nas questões de inovação e pós-graduação.

Novo secretário

mariaclara_alessio_posseSetecNa mesma cerimônia de posse da diretoria do Conif, o ministro da Educação anunciou o novo titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, a Setec. Quem assumiu o posto foi o professor Aléssio Trindade de Barros. Ficamos bem felizes com esse encaminhamento, pois a indicação do secretário Aléssio é resultado de uma articulação do Conif feita com toda a Rede Federal. Esse movimento foi muito importante, pois reconhece o trabalho do professor Aléssio como diretor da Rede e dá uma base forte para concluir importantes etapas da consolidação dos institutos.

Reunião Conif

Nesta primeira reunião do ano, tratamos diversos assuntos. A pauta completa pode ser conferida pelos servidores no Fórum no IFSC, na área do Blog da Reitora. Nesse local, também disponibilizei as apresentações feitas durante a reunião: uma da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC e outra sobre o SIORG, um novo sistema de gestão das estruturas organizacionais do Governo Federal.

Em relação ao Reconhecimento de Saberes e Competências, o RSC, continuamos aguardando a resolução do MEC para que cada instituição possa fazer seus encaminhamentos internos. A questão de ascensão para a classe de professor titular continua tramitando no IFSC. Apresentamos nossa proposta, inclusive, no Conif e ela continua sendo discutida internamente. Nossa expectativa é que essa pauta passe pelo Conselho Superior na reunião do dia 26 de fevereiro. Destaco que, após a aprovação no Consup, teremos todo um trabalho administrativo para operacionalizar a implementação, já que teremos que montar bancas e fazer todos os encaminhamentos.

Uma boa notícia é que o Conif irá construir uma sede própria em Brasília. Atualmente, as instalações do conselho são em um prédio alugado sem espaço para reuniões. Com o novo prédio, teremos uma estrutura melhor para atender de maneira mais adequada as necessidades desse órgão e de toda a Rede.

Sobre a Reditec 2014, evento que reúne os dirigentes das instituições federais de educação profissional e tecnológica, ainda não há data definida. A edição deste ano será coordenada pelos três Institutos Federais do Rio Grande do Sul (IFRS, IFSul e IFFarroupilha). Já estamos discutindo a programação.

Também foi criado um grupo de trabalho para tratar dos Planos de Desenvolvimento Institucionais. O IFSC foi convidado para fazer parte – e indicamos nosso pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Andrei Cavalheiro – diante da condução que estamos dando no processo de construção do nosso PDI. Inclusive, o prazo para alunos e servidores participarem da consulta pública sobre o Planejamento Estratégico do IFSC, que fará parte do PDI, termina neste domingo. Reforço o convite para que respondam o formulário on-line disponível no site do PDI.

O Conif também pediu ao MEC a renovação dos atuais contratos de professores temporários e autorização para realizar novas contratações. Mesmo com os concursos e a vinda de professores efetivos, precisamos manter os temporários até que consigamos fechar o quadro.

Outros assuntos

  • recepcao_continenteInício das aulas: nesta semana, participei das boas vindas aos alunos dos câmpus Florianópolis-Continente e São José. Outros 12 câmpus também iniciaram as atividades nesta semana. No dia 17, teremos o início nos câmpus que adiaram as aulas por causa do calor: Florianópolis e Criciúma. Dei uma entrevista para a TV IFSC sobre as oportunidades para novos e atuais alunos. Confira aqui!
  • Remoção: na terça-feira, assinei a centésima remoção interna de servidores referente ao edital de manifestação de interesse em vagas para remoção, lançado em agosto de 2013. Tivemos cerca de 230 servidores inscritos. Ficamos felizes por conseguir fazer esse encaminhamento, pois acreditamos que os servidores trabalham mais motivados quando estão satisfeitos em seus locais de trabalho.

Até a próxima semana!

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Post. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *