Que venha 2014!

Depois de um período de descanso, retomamos as atividades no IFSC. Foi um tempo necessário para recarregar as energias depois de um ano muito bom e cheio de trabalho como foi 2013. A todos os servidores agradeço muito pela dedicação e empenho demonstrados, por isso que obtivemos tantas conquistas!

Começamos 2014 com vários desafios. É neste ano que terminaremos a construção do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional, que nos guiará até 2019. Temos ainda a implantação dos sistemas administrativo e acadêmico para informatizar nossa instituição, a finalização e o início de obras, a ampliação da assistência estudantil e das bolsas de pesquisa e extensão, além da implementação da Política de Comunicação.

Queremos também completar o quadro de servidores e devemos chamar novos profissionais para isso. Será um ano muito promissor em relação à capacitação dos servidores, pois a Setec, articulada à rede, já está propondo programas de pós-graduação. Temos o Plano Institucional de Formação de Quadros Docentes (Planfor), que está na Capes para aprovação e, ainda, iremos efetivamente implantar o Centro de Formação! Queremos incentivar ainda mais o desenvolvimento de atividades de cultura e esporte, inclusive com a construção de quadras, ginásios e auditórios nos câmpus que não possuem esses espaços.

Neste ano, teremos Copa do Mundo no Brasil e Eleições e, por isso, temos que ser eficientes na execução orçamentária. Assim, conseguiremos liberar as emendas parlamentares e obter mais recursos extra orçamentários que possibilitarão melhorias para toda a instituição.

Para conseguirmos tudo isso, como tenho falado nos câmpus que visitei nesta semana – Florianópolis, Florianópolis-Continente e São José -, precisamos do comprometimento dos servidores para que participem da gestão da nossa instituição, tanto na Reitoria quanto nos câmpus. Precisamos fortalecer a participação democrática e construir essa articulação para atuarmos, cada vez mais, em rede.

Isso é complexo diante da nossa estrutura multicâmpus e tão dispersa geograficamente, mas estamos sempre buscando encontrar maneiras de trabalhar integrados pensando no melhor para a instituição, para os nossos alunos e para a sociedade que nos acolhe. Espero que em 2014 a gente mantenha esse espírito de equipe e que possamos ter um ano ainda melhor do que foi 2013.

Novo ministro

DSCN7222Como vocês devem ter visto, tivemos uma mudança no Ministério da Educação. O então ministro Aloizio Mercadante assumiu a Casa Civil e o novo ministro da Educação passou a ser o economista José Henrique Paim, que foi Secretário Executivo do MEC desde a gestão do ministro Fernando Haddad.

A posse foi realizada na segunda-feira e, já na quarta-feira, eu e outros reitores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – representando o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif, tivemos uma reunião com o ministro Paim. Conversamos com o novo ministro sobre os desafios que temos – como a expansão da rede e a implantação dos programas governamentais.

DSCN7216O ministro foi bem receptivo e disse que o Conif é parceiro do MEC, nos deixando mais tranquilos para que 2014 seja um ano bom para toda a Rede. Com a troca de ministro, sabemos que outras trocas poderão ocorrer. Estamos na expectativa pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – a Setec. Com a reunião, tanto o Conif quanto o ministro pactuaram que a troca de gestão deve continuar sendo favorável à Rede.

• IMG_4958Semanas Pedagógicas: participei nesta semana de atividades de retorno e boas-vindas aos servidores nos câmpus Florianópolis, Florianópolis-Continente e São José. No Continente, participei da primeira reunião pedagógica, já na segunda-feira. Em São José, estive na abertura da capacitação em comunicação ministrada por servidores da Diretoria de Comunicação do IFSC – que faz parte da implementação da Política de Comunicação. Em Florianópolis, participei de uma reunião no Departamento Acadêmico de Linguagem, Tecnologia, Educação e Ciência, do qual faço parte, já que sou servidora do câmpus. Também estive na atividade externa da semana pedagógica. Infelizmente, a palestrante sentiu-se mal e não pôde fazer sua apresentação, mas ainda assim a tarde foi produtiva. Os servidores discutiram a questão da evasão escolar, que é um desafio que todos temos que enfrentar, já que não é somente um problema do IFSC, mas parte do contexto educacional nacional e mundial. Precisamos encontrar maneiras de superar e buscar soluções diante da mobilidade estudantil cada vez maior.
  • Volta às aulas: tivemos alguns câmpus que iniciaram as aulas já nesta semana – Canoinhas, Palhoça Bilíngue e Geraldo Werninghaus. Quero dar as boas-vindas aos nossos calouros e um bom retorno para nossos já alunos. Esperamos que tenham um ótimo semestre! Nosso calendário previa que todos os demais câmpus iniciariam o semestre na próxima segunda. No entanto, diante do calor excessivo que estamos enfrentando em todo o estado, as direções-gerais dos câmpus Florianópolis e Criciúma decidiram adiar o início das aulas para o dia 17 de fevereiro.

Por hoje, é isso. Quero dizer que estou muito feliz de iniciar esse ano e estou muito motivada para que, junto com nossos servidores, façamos um ótimo 2014 para todos, principalmente, para nossos alunos. Até a próxima semana!