Balanço de 2013 e perspectivas para 2014

Olá!

Fim de ano é o momento de fazermos um balanço do que passou. E 2013, em especial, foi um ano muito importante para o IFSC.

Conseguimos fechar o ano com obras importantes em andamento, com editais de licitação abertos, como no caso de Itajaí, que finalmente conseguimos efetivar após o impedimento judicial. E isso é um reflexo do empenho de todos os servidores durante o ano em melhorar a infraestrutura dos nossos câmpus. Já está em andamento a ampliação do Câmpus Florianópolis-Continente. Também iniciamos as obras dos câmpus São Carlos, Tubarão e Garobapa, bem como as melhorias em Caçador e Urupema. Finalizamos as reformas em Xanxerê, Geraldo Werninghaus e Araranguá. Conseguimos também fazer a pintura nos câmpus seguindo a identidade visual própria com as cores do instituto.

Outro salto que demos foi em termos de recursos humanos. Neste ano, realizamos o maior concurso público da nossa história, com a contratação de mais de 350 servidores – entre docentes e técnico-administrativos. Tivemos ainda um bom número de servidores se capacitando, o que tem impacto direto na nossa atuação.

Avançamos também na efetivação  de programas do Governo Federal como o Proeja, Pronatec e Mulheres Mil. Institucionalizamos a Educação a Distância com a criação do Centro de Formação e Apoio à Educação a Distância, que nos ajudará a cumprir nosso papel de formar educadores.

Foi um ano de encaminhamentos de muitos processos internos, que terão forte influência também para alunos e comunidade em geral. Lançamos em 2013 a nossa Política de Comunicação, o que nos fez ser a primeira instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica a ter uma política devidamente sistematizada, aprovada e com a profundidade que a nossa possui.

Temos, ainda em andamento, a construção coletiva do Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018 e da Resolução 13, que trata da regulamentação das atividades docentes. Diante da complexidade e discussão envolvidas, esses processos ainda serão finalizados no primeiro semestre do ano que vem. Demos início também à implantação do Sistema Integrado de Gestão (SIG), trabalho que no total durará três anos e meio e será essencial para o aprimoramento dos nossos processos internos.

Implementamos a nova carreira docente e estamos nos preparando para implantar o Reconhecimento de Saberes e Competências, RSC, além da ascensão à classe de professor titular. Tivemos a escolha para dirigentes nos câmpus da expansão e teremos novos gestores em cinco câmpus após a consulta aos servidores.

Para nosso orgulho, muitos alunos viajaram para o exterior pelo programa Ciência sem Fronteiras. E conseguimos fechar uma turma com alunos também de cursos técnicos que embarcarão no ano que vem pelo programa de intercâmbio do IFSC, o Propicie.

E entre as boas notícias de fim de ano, fomos o instituto com mais projetos aprovados no edital da Setec e do CNPq específico para os Institutos Federais, com 36 trabalhos de pesquisa aplicada e extensão tecnológica. Isso demonstra o empenho e a competência dos nossos servidores e alunos e a nossa vontade de crescer e avançar.

Conseguimos finalizar o ano com uma excelente execução orçamentária, com atuação em rede, o que nos possibilitou receber recursos extras para viabilizar importantes obras e reformas, assim como investimentos na compra de equipamentos. Ressalto que a atuação em rede, de modo solidário, beneficiou todos os câmpus, incluindo o edital de apoio aos cursos em que foi possível investir R$ 1 milhão em melhorias de estrutura de ensino.

Que venha 2014!

E é pensando em crescimento que estamos planejando o próximo ano. Com as emendas parlamentares da bancada catarinense, que conseguimos depois de articulação política e com projetos em rede, vamos ampliar a estrutura de esporte dos nossos câmpus com a construção de quadras e ginásios. Também vamos construir auditórios, um restaurante estudantil no Câmpus Florianópolis, além de preparar projetos para ampliar a estrutura de ensino em vários campus .

Pretendemos atuar ainda mais nos programas como Pronatec, Proeja e Mulheres Mil e possibilitar a qualificação dos servidores. Tudo isso para que possamos aumentar a nossa oferta de vagas.

O nosso grande desafio é atender a mais pessoas para que elas vejam o IFSC como uma oportunidade de melhorarem mesmo suas vidas. Nossos planos para 2014 são todos com esse objetivo maior!

Cinco anos como IFSC

E neste domingo completamos cinco anos como Instituto Federal. Temos muito a comemorar! Tivemos que nos transformar e crescer ao mesmo tempo. Foi desafiador, mas acredito que estamos no caminho certo. E isso fica muito claro pelas viagens pelo Estado e aqui mesmo, em Florianópolis, ao me deparar com histórias de vida lindas e que foram transformadas pelo IFSC.

cartao_5anos_IFSó posso agradecer ao trabalho dos servidores, ao empenho dos nossos alunos e ao apoio da sociedade catarinense, pois juntos é que construímos essa história ainda recente como Instituto Federal, mas centenária como instituição de ensino profissionalizante. Compartilho aqui o cartão que preparamos para lembrar essa data.

Agradeço a todos também que me acompanham pelo blog. Entro de férias agora e retorno no final de janeiro. Voltarei a postar em fevereiro.

Um Feliz Ano Novo para todos nós e até 2014!

 

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Post. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a Balanço de 2013 e perspectivas para 2014

  1. João Vieira disse:

    Gostaria de perguntar a Vossa Magnificência se há previsão de o MEC disponibilizar, ao IFSC, mais códigos de vagas para o cargo de Auxiliar em Administração?
    grato!
    Respeitosamente!

  2. SILVIA MARIA DA SILVA disse:

    Prezada Reitora: na verdade não venho aqui fazer um comentário, mas pedir uma informação… Fiquei classificada na 18ª posição no último concurso para a vaga de pedagogo(a). Como posso saber quanto(a)s foram nomeado(a)s e se tenho chances de ainda ser chamada???
    Aguardo retorno e agradeço.

  3. Maria Clara disse:

    Oi, João! Foram liberados mais seis códigos de vagas de Auxiliar em Administração (Nível C), conforme consta no DOU de 10/02/2014, seção 1 página 14. Porém, a gestão do IFSC ainda não distribuiu estas vagas nos câmpus e Reitoria.

    Em relação a sua pergunta, Silvana, para o cargo de Pedagogo (Nível E) já foram chamados 14 candidatos. No momento, não temos vagas de Pedagogo liberadas. Novas chamadas serão feitas casos haja liberação de novas vagas ou de vacância/exoneração/aposentado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *