O melhor Instituto Federal do País

Boa tarde!

Fechamos a semana com uma ótima notícia! Pela sexta vez, o IFSC foi considerado o melhor Instituto Federal do País. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta sexta os dados do Conceito Preliminar de Curso e o Índice Geral de Cursos das instituições de educação superior referentes ao ano de 2012. O IGC divulgado ontem considera avaliações de cursos feitas em 2010, 2011 e 2012 e avalia o rendimento dos estudantes, a infraestrutura da instituição, a organização didático-pedagógica e o corpo docente.

Ficamos muito felizes com mais esse bom resultado. Acredito que é um reconhecimento do trabalho de todos os servidores da instituição que se preocupam em realmente fazer a diferença e oferecer um ensino de qualidade. Parabéns também aos nossos alunos, que são essenciais nesse processo.

Sabemos que o IGC só considera cursos superiores e não podemos nos esquecer de que temos os cursos técnicos, que ainda não possuem um instrumento de avaliação. Mas nosso esforço é sempre para que todos os nossos cursos sejam de qualidade. E ao recebermos um resultado como o de hoje ficamos motivados por sabermos que estamos no caminho certo!

Gestão

Nesta semana, participei de diversas reuniões de gestão no IFSC. Além das reuniões já de rotina, destaco o encontro que tive com a diretoria do Sinasefe-SC na segunda-feira.

reuniao_sinasefeÀ tarde, participei da assembleia do Sindicato que abordou as questões da jornada e da carreira, do Reconhecimento de Saberes e Competências e do acesso à classe de professor titular. Fiz uma breve retrospectiva sobre a necessidade da flexibilização da jornada de trabalho para a nossa instituição, que atende alunos das 7h às 23h. Lembrei que a regulamentação interna deve ser revista, conforme já previsto em sua implementação, e que é necessário diminuir as fragilidades do processo.

Reforcei a importância da participação do Sindicato no Grupo de Trabalho que discute essa questão em âmbito institucional. Teremos uma reunião na próxima semana para retomar a discussão da pauta interna do IFSC, construída a partir das reivindicações dos servidores durante a greve de 2012, e esse é um dos pontos.

Expliquei também o andamento dos trabalhos que estamos fazendo para a regulamentação do Reconhecimento de Saberes e Competências e do acesso à classe de professor titular. Na semana passada, o Conselho Permanente para o Reconhecimento de Saberes e Competências da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico aprovou a minuta que define as diretrizes que vão orientar as instituições a elaborarem seus regulamentos próprios para a concessão do RSC.

Agora, para agilizar o processo após a publicação da Resolução, uma comissão do Conif trabalha na elaboração de uma minuta de regulamentação que servirá de referência para as instituições. Aqui no IFSC o Consup já decidiu formar uma comissão para tratar do tema.

Professor Titular

A comissão constituída pelo Consup – dois representantes do próprio conselho, dois da CPPD e dois do Sinasefe –  elaborou uma proposta de regulamentação que irá circular na comunidade acadêmica para reflexões e sugestões que voltam para a comissão que apresentará a proposta final ao Consup, em fevereiro, para aprovação. Vamos trabalhar no aprofundamento do debate sobre esse assunto nos câmpus para só depois apreciar a questão no Conselho Superior. Clique aqui para conferir a proposta.

Reitoria Itinerante

gwE nesta sexta, viajei para Jaraguá do Sul para me reunir com servidores dos dois câmpus que temos na cidade: o Câmpus Jaraguá do Sul e o Câmpus Geraldo Werninghaus. Essas reuniões fazem parte da Reitoria Itinerante, que precisa estar presente nos câmpus para articular e integrar nosso trabalho. Foi muito bom conversar com os servidores sobre as expectativas e necessidades de cada câmpus e dos servidores. Consegui também ter contato com alunos e verificar a harmonia e desenvolvimento dos câmpus.

Carreira

Conseguimos resolver a progressão para 46 docentes, que pela carreira anterior ficaram estagnados no mesmo nível por muito tempo. Buscamos na Setec a solução técnica e jurídica e foi possível fazer as progressões com impacto na transposição na nova carreira em vigor desde março. Assim, para esses nossos docentes que estavam sendo discriminados com essa situação conseguimos dar uma boa notícia no final deste ano, com os acertos incluídos na folha para pagamento de janeiro.

Objetivos do Milênio

Na quarta-feira recebi oficialmente, em nome do IFSC, o reconhecimento como personalidade dos Objetivos de Desenvolvimento Milênio em Santa Catarina. O IFSC, inclusive, recebeu no mesmo dia a Certificação ODM 2013, como reconhecimento da efetividade das ações desenvolvidas pela instituição para o cumprimento dos ODM.

cafe_odm_mariaclaraIsso é mais uma demonstração do nosso compromisso com as metas da ONU e um reconhecimento das ações e projetos que desenvolvemos em prol dos ODM. Temos feito eventos e incentivado todos os câmpus a se envolverem na causa que julgamos fundamental para termos um mundo melhor. Ficamos contentes por esse reconhecimento e nossa vontade é intensificar as ações para ampliar a participação junto ao programa e reforçar as propostas dentro da nossa instituição.

Conselho Superior

Na quinta-feira, tivemos mais uma reunião do Conselho Superior do IFSC, órgão máximo e deliberativo. Foi um encontro um pouco diferente, pois começamos logo de manhã e fizemos um intervalo ao meio-dia, para que todos os conselheiros pudessem participar de um almoço preparado pelos alunos do Câmpus Florianópolis-Continente, como parte de uma atividade de ensino.

almoco_consupOs principais pontos de que tratamos no Consup foram a aprovação de cursos, a avaliação para habilitação de NEaD-IFSC e a avaliação do Pronatec Bolsa-Formação. Sobre o Pronatec, destaco a importância do programa ter sido institucionalizado. Fechamos o ano com mais de 5 mil vagas ofertadas e 4,2 mil matrículas efetivadas.

Tratamos ainda da questão das funções de coordenação de curso e da progressão para professor titular, assim como da metodologia para a regulamentação da ascensão ao titular.

Comitiva Chinesa

SONY DSCOntem recebemos uma comitiva de educadores chineses aqui na Reitoria. A vinda do grupo foi articulada pelo deputado estadual Jailson Lima. Com a visita, fizemos um protocolo de intenções para convênios entre a Universidade de Henan, na China, e o IFSC. O principal objetivo é o intercâmbio de estudantes e educadores entre os dois países. Já temos convênio com instituições em diversos países e ficamos felizes com o interesse da universidade chinesa em receber nossos alunos. Sabemos da potência que a China se tornou e temos a certeza de que, quando conseguirmos viabilizar esse intercâmbio, será muito bom para ambas as instituições e, principalmente, para os estudantes que terão essa grande oportunidade. Vejam matéria que saiu na TVAL sobre a visita.

E neste domingo teremos o exame de classificação em 16 cidades do estado. Serão quase 10 mil candidatos disputando 2,8 mil vagas em nossos cursos técnicos. Ficamos felizes por tantas pessoas estarem nos procurando como uma alternativa para estudar e se qualificar.

Boa sorte a todos que vão fazer a prova e até a próxima semana!

Foto assembleia Sinasefe: Luciano Faria

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Post. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

5 respostas a O melhor Instituto Federal do País

  1. Sônia Lamego disse:

    Parabéns profa. Maria Clara, em seu nome parabenizar toda a comunidade do IFSC, pela notícia de melhor IF do Brasil.

  2. maria jose de castro disse:

    Parabéns pelo trabalho. Sou docente na rede federal, no IFAC-Acre e fico muito feliz em ver este resultados, um dia quem sabe o IFAC se aproxime disso.
    Meus parabéns a todos os servidores e à gestão pela condução do trabalhos que levou a esse resultado.

  3. Maria Clara disse:

    Obrigada, Sônia e Maria José! Ficamos contentes por sermos uma referência – isso aumenta ainda mais nossa responsabilidade. Também esperamos que um Instituto Federal possa sempre aprender com a experiência do outro para fortalecermos nossa atuação em rede.

  4. Sidnei Vieira disse:

    Prezada Profa. Maria Clara,

    Gostaria de parabenizá-la pela conquista e em seu nome estender os cumprimentos para toda a comunidade do IFSC. Aproveito a oportunidade para verificar se existe planejamento de concurso público para docentes em 2014.

    Novamente parabéns!!!

  5. Maria Clara disse:

    Bom dia, Sidnei! Obrigada pela mensagem. Estamos planejando as vagas para o ano que vem tendo em vista o nosso Plano de Desenvolvimento Institucional e considerando também a validade do concurso desse ano. Devemos fazer sim um novo concurso, mas ainda não temos o dimensionamento das vagas para 2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *