Eventos e reuniões

Boa tarde!

reuniao_brasilia_deputadosQuero iniciar contando da reunião que tive nesta semana, em Brasília, com o Fórum Parlamentar Catarinense, na Câmara dos Deputados. Fiz uma apresentação mostrando como está o IFSC hoje e toda nossa atuação e uma solicitação de recursos de emenda.

O principal objetivo foi mostrar tudo o que ainda podemos fazer e pedir o apoio da bancada federal catarinense por meio de liberação de recursos via emendas parlamentares. Como temos uma atuação estadual, ao apoiar os projetos do IFSC, os parlamentares estarão ajudando as suas regiões.Entre os projetos apresentados que necessitam de recursos estão um Restaurante Estudantil para o Câmpus Florianópolis; a reforma e ampliação do Câmpus Joinville – que assumirá a Escola Estadual Conselheiro Mafra, como já divulgamos -; a construção de quadras cobertas para os câmpus Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Gaspar, Lages, São Miguel do Oeste,Tubarão e Urupema; a construção de ginásios para os câmpus Jaraguá do Sul, Joinville e Geraldo Werninghaus; a construção de auditórios nos câmpus Araranguá, Caçador, Chapecó, Garopaba, Geraldo Werninghaus, Palhoça-Bilíngue, Tubarão e Urupema; além da finalização das obras do Câmpus Itajaí e do início da construção do Câmpus Avançado São Lourenço do Oeste, que ainda depende da aprovação do MEC.

O total de recursos estimados que serão necessários para viabilizarmos todos esses projetos é de R$ 40 milhões. A proposta do IFSC é que a bancada catarinense entre com metade desse valor por meio das emendas parlamentares e a outra metade será a nossa contrapartida institucional. Compartilho aqui a apresentação feita à bancada federal.

Saí da reunião otimista e acredito que há grandes possibilidades para a vinda dos recursos conforme os parlamentares indicaram. Agora precisamos aguardar a decisão dos deputados e senadores que irão se reunir separadamente para definir o apoio ao IFSC nesses desafios que só irão melhorar e ampliar a nossa atuação.

Gestão nos câmpus da expansão

Publicamos nesta terça o regulamento do processo de consulta para indicação da equipe gestora dos câmpus da Expansão II do IFSC. O processo irá contemplar os câmpus Caçador, Canoinhas, Criciúma, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Lages, Palhoça Bilíngue, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê. A consulta tem como objetivo estender aos câmpus que ainda não completaram cinco anos de funcionamento a oportunidade de indicar seus gestores.

Eu já tinha falado desse assunto aqui no blog quando fui visitar os câmpus da expansão. Esse processo faz parte da ampliação e consolidação da gestão democrática no IFSC. Acreditamos que esse momento é essencial para o amadurecimento do processo democrático e uma etapa importante para o crescimento e consolidação de cada câmpus. Contamos com a contribuição e comprometimento de todos os servidores envolvidos.

Colégio de Dirigentes

Tivemos, nesta segunda, mais uma reunião do Colégio de Dirigentes do IFSC. A coordenação geral do Pronatec no IFSC fez uma apresentação dos cursos realizados neste ano pelo Instituto. Fizemos uma avaliação do programa em 2013 e foram apresentadas as metas para 2014.

O IFSC estendeu sua oferta a 58 municípios de SC por meio de quase 5 mil vagas em cursos de qualificação. Importante destacar que o IFSC se apropriou mais do programa e agora ele está institucionalizado, o que permite uma maior efetividade e um maior alcance de nosso público. Com a institucionalização também é possível criar mais parcerias, que no ano que vem devem ser ampliadas e melhoradas.

Sobre os regimentos internos dos câmpus, decidimos não fazer grandes mudanças neste ano e aguardar a elaboração do novo regimento do IFSC no ano que vem para fazer os ajustes necessários.

Semana da Consciência Negra

1476594_1440801289473709_1561400445_nNesta semana, em que comemoramos o Dia da Consciência Negra, nossos câmpus Araranguá, Canoinhas e Florianópolis realizaram atividades em comemoração à data. Estive presente na segunda na abertura da Semana da Consciência Negra do Câmpus Florianópolis.

Nossa proposta de formação integral trata muito da formação da cidadania dos nossos alunos. Por isso, é importante refletir sobre a nossa responsabilidade nesse processo. Parabenizo os servidores e alunos envolvidos nessas iniciativas, pois precisamos disseminar essa discussão para que possamos acabar com o preconceito.

Encontro de Licenciaturas

Nesta semana, tivemos um seminário sobre as Licenciaturas no IFSC. Estávamos na expectativa, inclusive, da vinda do diretor de programas da SESU-MEC, Dilvo Ristoff, e do ex-Secretário da SETEC,  Eliezer Pacheco, que infelizmente não conseguiram vir para a abertura do evento ontem. De toda forma, tivemos uma rica discussão com o grupo de professores que construirão uma proposta de diretrizes para Licenciatura no IFSC, tema que debateremos no próximo ano.

SONY DSCNosso desafio não é só cumprir os 20% previstos na legislação, mas sim formar educadores motivados para atuar na educação básica e, principalmente, pensar de que formas podemos fazer isso. Sabemos que existe uma defasagem muito grande de professores, principalmente de Química, Física, Biologia e Matemática. Estamos há cerca de cinco anos ofertando cursos de licenciatura e é uma angústia muito grande a baixa procura por esses cursos. Sabemos também que a valorização dos professores é um dos motivos, mas acredito que somos parte importante na solução desse problema, por meio da formação continuada desses profissionais.

Geralmente, quem procura por esses cursos é porque já atua na área. E, muitas vezes, o professor não tem disponibilidade de estar quatro horas por dia, cinco vezes por semana, nessa formação. Precisamos olhar para essas diferentes realidades e buscar atender essas situações.

Por isso, o encontro que tivemos nesta semana é tão importante, para que possamos pensar, refletir e discutir essas angústias e direcionar a oferta de cursos voltados para as necessidades e expectativas dos formadores.

Outros assuntos

  • Sinasefe-SC:  Tive uma reunião com o Sinasefe-SC para tratar de assuntos das carreiras. E nesta sexta de tarde participei da posse da nova diretoria. Espero que possamos estreitar a relação do IFSC e do Sindicato pensando sempre no melhor para a instituição e para o servidor.
  • Conif: Nesta semana, teve mais uma reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif. Por causa da minha agenda, dessa vez, não pude ir – mas o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Andrei Cavalheiro, foi me substituindo. Na pauta do encontro, estava o relato do Comitê Permanente de Planejamento e Gestão da Rede Federal, a autonomia na Rede Federal, a questão do professor titular e a eleição do CONIF 2014.
  • CONAES: Também participei na terça, em Brasília, da reunião da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior. Tratamos das áreas do ENADE 2014 e dos encaminhamentos de bacharelado e licenciatura. Também acompanhamos uma apresentação de bacharelados interdisciplinares, uma nova modalidade que está crescendo no País.
  • santa_rosa_termoSanta Rosa de Lima: Nesta quinta, o secretário de Educação, Cultura e Desporto do município de Santa Rosa de Lima, Rudinei Pacheco, esteve no gabinete para assinatura de um termo de cooperação entre o IFSC e a prefeitura. O termo trata da oferta de cursos de capacitação para os professores da rede municipal de ensino. Temos esse compromisso com quem atua na ponta, está na nossa identidade. Diferentemente das universidades, que geralmente ficam concentradas em grandes polos, nós queremos estar nos municípios pequenos, médios e grandes, principalmente na formação de formadores. Esse termo é um passo nessa direção que buscamos seguir.
  • Tragédia no IFC: Nos solidarizamos com o Instituto Federal Catarinense, seus alunos e servidores e com os familiares dos estudantes envolvidos na tragédia ocorrida nesta semana no IFC, que acabou com o falecimento de um aluno. O caso nos faz refletir sobre a importância do apoio e do diálogo que precisamos ter com os jovens. Nossa instituição está aberta para isso!

E neste domingo é dia de vestibular do IFSC. Teremos prova nas cidades de Araranguá, Chapecó, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville e São José. Desejo boa sorte a todos os candidatos e um bom dia de trabalho aos alunos e servidores do IFSC que também trabalharão no dia para viabilizar o exame!

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Post. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *