Missão Conif no Uruguai

Nesta semana, participei da missão do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) ao Uruguai. Participaram da viagem reitores e assessores de Relações Internacionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Fomos a Montevidéu com o objetivo fortalecer a cooperação entre as instituições brasileiras e uruguaias.

uruguai trsNossa agenda começou na terça de manhã. Na abertura das atividades, tivemos uma reunião com o presidente do Conselho Diretivo Central da Administração Nacional de Educação Pública no Uruguai, Wilson Netto, o diretor da Universidade do Trabalho do Uruguai, Eduardo Davyt, e o conselheiro Cultural da Embaixada do Brasil, Orlando Timponi. Todos destacaram a importância da educação profissional e tecnológica para a redução das desigualdades e o crescimento econômico e social dos dois países.

Durante o encontro, tivemos a oportunidade de discutir sobre o processo de internacionalização nas instituições do Brasil e do Uruguai. A programação incluiu ainda a apresentação dos sistemas de educação profissional dos dois países, além de visita técnica a uma instituição de educação profissional uruguaia.

mou uruguaiTive a oportunidade de fazer uma apresentação sobre ações para inovação tecnológica e empreendedorismo, em que abordei o potencial e as perspectivas dos institutos na consolidação da pesquisa e inovação. Clique aqui para acessar a apresentação.

Também tivemos apresentações sobre a integração regional na área educacional por meio do Mercosul, a cooperação bilateral a partir da experiência da Universidade do Trabalho do Uruguai (UTU) e do IFSul e a formação de professores para educação profissional, em que debatemos ações e políticas do Uruguai e do Brasil.

Terminamos nossa viagem com a assinatura do Memorando de Entendimento entre o Conif e o Conselho de Educação Técnico Profissional e a Universidade do Trabalho do Uruguai. Essa parceria deve render bons projetos para nossas instituições, em capacitação, integração e intercâmbio.

uruguai doisA missão foi muito produtiva porque nos permitiu conhecer o sistema educacional uruguaio e verificar as semelhanças e afinidades entre nossas instituições. A organização da educação profissional no Uruguai é bem parecida com a brasileira e por isso temos muitas possibilidades. Uma delas é o intercâmbio de estudantes, que queremos iniciar ano que vem, enviando nossos alunos para o Uruguai e recebendo estudantes de lá. Segundo relato dos professores uruguaios, os alunos estão ansiosos para iniciar essa mobilidade.

JIFSC

A segunda edição dos Jogos do IFSC terminou no sábado e quero compartilhar a minha alegria em ver a integração dos nossos alunos de diversos câmpus. Sabemos que cada câmpus tem sua especificidade e que cada cidade tem sua cultura, mas é importante que a gente se enxergue como uma só instituição, forte e complexa. No JIFSC essa nossa atuação em rede foi bem visível e acho que os estudantes também tiveram a oportunidade de trocar experiências com os colegas de outros câmpus e sentirem isso.

JIFSC_reitoraAcredito que foi um evento bastante enriquecedor e que só contribuiu na formação de cidadania que buscamos oferecer também aos nossos alunos. Esperamos que tenham gostado!

Em relação a isso, queremos melhorar a nossa estrutura para a prática de esportes nos câmpus, fazendo reformas onde já existe infraestrutura e iniciando obras onde ainda não há. Nossa previsão é que as obras iniciem no ano que vem, pois o esporte é fundamental na formação dos nossos alunos, reforçando valores como trabalho em equipe, persistência, disciplina e solidariedade.

Outros assuntos

  • Itajaí – Tivemos uma atividade com os servidores do Câmpus Itajaí nesta quinta para melhorar o relacionamento interpessoal dos servidores, para alterar a dinâmica de atuação de todos, visto que a precariedade da infraestrutura influi no funcionamento do câmpus. Nossa psicóloga Luciana Ughini, da Reitoria, coordenou a atividade que, espero, terá resultados muito positivos para todos.
  • Ingresso – Nesta semana, o IFSC abriu vários editais. Temos vagas para cursos de qualificação, transferência e retorno, mestrado, curso de agrimensura por certificação, além dos cursos técnicos do Câmpus Palhoça e dos nossos cursos Proeja que continuam com inscrições abertas. Não deixem de conferir todas as vagas no nosso Portal do Ingresso e nos ajudem a divulgar essas oportunidades.
  • Edital – Foi divulgado o resultado parcial do edital para apoio à infraestrutura dos cursos técnicos e superiores. Vamos executar R$ 1 milhão de recursos de investimentos com a finalidade de atender melhor nossos estudantes. O edital pontua de acordo com diretrizes do Consup, e mesmo os projetos não atendidos imediatamente estão classificados para as próximas liberações de recursos extraorçamentários. É um edital inédito na rede e nos dá mais transparência na atuação. Agradeço à nossa equipe que viabilizou o processo e parabenizo os coordenadores que enviaram os projetos e em pouco tempo se organizaram para atender essa chamada. Clique aqui para conhecer o resultado.

Para terminar, quero lembrar que na segunda-feira, dia 18, termina o prazo para alunos e servidores participarem da avaliação institucional. Reforço o pedido para que respondam ao questionário online. Quanto maior for a participação, mais condições teremos de analisar e refletir sobre a atuação e inserção do IFSC e buscarmos a melhoria e o avanço da nossa instituição. O questionário está disponível na página http://portal.ifsc.edu.br/cpa.

Amanhã é feriado e desejo um bom descanso a todos! E também teremos o Surfestudantil 2013 na Praia Mole. Compareçam e prestigiem o evento de que o IFSC está participando!

Até a próxima semana!

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Conif, Gestão. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

5 respostas a Missão Conif no Uruguai

  1. Robson disse:

    Boa tarde,
    Nessa 14 chamada do concurso não foi feita convocação para assistente administrativo, sendo que a senhora nos disse que havia vagas. Sabe dizer o que aconteceu? Desde já agradeço

  2. Fomos muito honrados com a visita da Magnífica Reitora.
    Sem dúvida o encontro foi muito produtivo para nossas instituições
    Imenso prazer conhecer a senhora.

    Grande abraço
    Profa. Ana Radesca Oliveira
    UTU-Uruguay

  3. Maria Clara disse:

    Olá, Ana!

    Obrigada pela mensagem. Fiquei muito feliz em participar do encontro.

    Robson, sobre seu questionamento, na 15ª convocação, o cargo de assistente em administração não aparece, pois as vagas oferecidas na 14ª convocação não foram totalmente preenchidas e os candidatos convocados ainda possuem tempo legal para responderem. Certamente, na próxima convocação, as vagas de Assistente em Administração que não forem preenchidas aparecerão.

  4. Juliano Garcia Fagundes disse:

    Magnífica Reitora, bom dia!

    Contrapondo com Robson, acredito que a melhor situação para as novas vagas em Assistente em Administração é o acumulo de códigos para realizar uma única chamada, pois possibilita um maior “leque” de opções de cidades para o candidato fazer a escolha, pois algumas delas dificultam a seleção.

    Parabenizo o blog e o trabalho magnífico realizado frente à instituição.

  5. Érico Madruga disse:

    Quero parabenizar a Reitora e toda a Equipe de Gestão da Reitoria do IFSC, em especial a PROAD, pela TRANSPARÊNCIA na gestão dos recursos orçamentários e extraorçamentários no IFSC com a publicação deste Edital! Como Servidor TAE e Ex-Gestor fico orgulhoso de ter feito parte desta Instituição que dá exemplo aos outros IFs do país inovando na gestão técnica e participativa! A administração com responsabilidade social (além da legal) e planejamento efetivo na aplicação dos recursos públicos é uma necessidade urgente em toda a gestão pública brasileira! É claro que o Edital pode ser aperfeiçoado, bem como os índices utilizados, mas acredito que isso se dará com a participação e crítica construtiva dos Servidores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *