ICBL, JIFSC e outros eventos

Boa tarde!

Tivemos uma semana cheia de eventos e reuniões importantes. Organizamos de quarta a sexta a Conferência Internacional sobre Aprendizagem Combinada Interativa Auxiliada por Computador (ICBL). Já tínhamos organizado as duas primeiras edições do evento – em 2007 e 2008 – o que nos fez receber novamente a ICBL em Florianópolis agora em 2013.

SONY DSCFoi um espaço muito necessário para pesquisadores e estudantes de 11 países discutirem sobre a aprendizagem assistida por computador. O objetivo do evento foi favorecer o intercâmbio de tendências e resultados de pesquisas na área e intensificar as ações de internalização do nosso Instituto.

Esse é um tema que precisa de muita atenção, ainda mais de nós como uma instituição de educação que trabalha com ensino, pesquisa e extensão. Aqui no IFSC, estamos criando um centro de formação para capacitar servidores do Instituto e de outras instituições públicas. Acredito muito que temos que priorizar a formação dos educadores para fazermos diferença em outras redes.

Quando falamos em aprendizagem assistida por computador, lembramos sempre da Educação a Distância que tem um papel essencial de atingir os alunos onde quer que eles estejam. Mas o mais enriquecedor da ICBL é ir além da EaD e pensar novas formas de atuar e de melhorarmos nosso ensino, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social.

2º JIFSC

JIFSC2Nesta quinta-feira, começaram os Jogos do Instituto Federal de Santa Catarina (JIFSC). Alunos de diversos câmpus estão no Câmpus Florianópolis disputando uma série de modalidades esportivas. Esse é um momento em que conseguimos atuar com a formação integral dos nossos estudantes para melhorar a educação e a cidadania em Santa Catarina.

Como sempre digo, a missão do IFSC não é apenas o ensino tecnológico, mas a formação cidadã de seus alunos. E eventos desse tipo – que permitem a integração, estimulam o trabalho em equipe e uma competição saudável – contribuem para isso. O mais importante é que nossos alunos mostrem o espírito de companheirismo e participação, respeitando as diferenças e as origens de cada um.

Fórum de Reitores

forum_reitores_novembroNesta semana, tivemos mais uma reunião do Fórum de Reitores das Instituições Públicas de SC. Discutimos, principalmente, sobre uma distorção nos números do Censo da Educação Superior 2012, apresentado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 30 de outubro e que nos causou preocupação. Pelos dados do MEC, Santa Catarina seria um dos seis estados brasileiros que possui mais alunos matriculados em instituições públicas do que em instituições privadas – com o equivalente a 0,77 matrículas na rede privada para cada matrícula na rede pública.

Mas acreditamos que esse resultado não é real, pois a estatística considerou as instituições do sistema Acafe como públicas. Como os dados do Censo servem para subsidiar o planejamento e a avaliação de políticas públicas, inclusive na destinação de orçamento, o resultado obtido para Santa Catarina pode prejudicar os investimentos nos institutos e universidades públicas do estado.

forum_reitores_2Tratamos ainda da adesão das instituições ao Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. No atual processo de ingresso, 70% das vagas dos cursos de graduação do IFSC foram destinadas ao sistema e a nossa perspectiva é atingir 100% nos ingressos seguintes. A proposta de as instituições planejarem em conjunto a oferta de novos cursos em Santa Catarina foi outro tema discutido na reunião, para que tenhamos o planejamento das ofertas de vagas públicas articulado para atender melhor a população do estado.

Avaliação Institucional

Começou nesta semana o período da avaliação institucional. Até 18 de novembro, servidores e alunos de todos os nossos câmpus e da Reitoria podem avaliar a instituição, por meio da autoavaliação institucional organizada pela Comissão Própria de Avaliação do IFSC. Entre as questões que poderão ser apreciadas, estão políticas para ensino, infraestrutura e políticas de atendimento aos estudantes.

Peço que participem e respondam o questionário online. Precisamos de dados para podermos aprimorar nossa atuação e melhorar sempre. Para responder, basta clicar aqui.

Infraestrutura

Lançamento nesta terça-feira o edital para apoio à infraestrutura dos cursos técnicos e superiores do IFSC, destinado à compra de equipamentos e mobiliário. O edital estabelece critérios para a classificação das necessidades dos câmpus do IFSC, visando à melhoria da qualidade do ensino, pesquisa e extensão. Esses critérios foram indicados pelo Conselho Superior do IFSC, que tem atuado com preocupação sobre vagas e índices institucionais.

O recurso previsto para o edital é de R$ 1 milhão, sendo que a liberação depende da disponibilidade de saldo orçamentário do IFSC e/ou da liberação de recursos extraorçamentários pela Setec/MEC. O prazo para submissão de propostas é 11 de novembro. É importante que todos os servidores vejam esse edital e participem para melhorar a estrutura dos nossos câmpus.

Outros assuntos

  • possePosse: na segunda-feira, duas novas servidoras do IFSC tomaram posse no gabinete. A bibliotecária Renata Ivone irá atuar no Câmpus Canoinhas e a professora de Administração Gabriela Pelegrini no Câmpus Urupema. Sejam bem-vindas!
  • Comunicação: participei na terça de manhã do início da capacitação em comunicação dada a servidores do Câmpus Florianópolis pela Diretoria de Comunicação do IFSC em parceria com a Assessoria de Comunicação, Marketing e Ouvidoria do câmpus. O curso faz parte da implementação da Política de Comunicação do Instituto que lançamos em setembro. Destaquei para os servidores que a comunicação é uma das nossas fragilidades e precisamos nos capacitar para termos efetividade nas nossas ações para sermos a instituição que queremos e que a sociedade precisa.
  • formatura_marinheirosFormatura: participei na quarta-feira da cerimônia de formatura de alunos da Escola de Aprendizes Marinheiro de Santa Catarina, que também foram estudantes do IFSC no Câmpus Florianópolis-Continente pelo Pronatec. Os marinheiros fizeram cursos de garçom, auxiliar de cozinha e padeiro. É muito bom termos essa articulação com a Marinha – assim como já tivemos com o Exército – para atuar com quem precisa e pode fazer a diferença em suas comunidades.
  • Navegantes: nesta semana, me reuni com o deputado estadual Volnei Morastoni e com o prefeito de Navegantes, Roberto Carlos de Souza. Fizemos uma parceria para que o terreno que temos na cidade possa ser usado pela prefeitura enquanto ainda não temos condições de construir uma estrutura no município. Como Navegantes tem problemas de infraestrutura em relação à circulação e estacionamento de caminhões, a Associação de Transportadores Autônomos de Carga, junto com a prefeitura, irá organizar essa situação. Em contrapartida, a entidade fará obras de melhorias no terreno. Conversamos com o prefeito no sentido de intensificar a parceria para ofertarmos cursos que a cidade precisa pelo Pronatec.
  • reuniao_imbitubaImbituba: tive reunião também com o vice-prefeito de Imbituba, Elísio Sgrott, com a secretária de Educação de Imbituba, Michela Freitas, e com o deputado federal Jorge Boeira. Eles vieram nos falar sobre a ampliação do porto de Imbituba e da necessidade de capacitação de pessoal. Participaram da reunião a diretora-geral do Câmpus Garopaba, Telma Amorim, o coordenador-adjunto do Pronatec no câmpus, Fernando Paetzel, e o professor Eduardo Cargnin. Acreditamos que via Pronatec e pela estrutura do Câmpus Garopaba, podemos atender essa demanda. Também estamos vendo a possibilidade de ofertar cursos técnicos concomitantes no câmpus em parceria com as escolas de Imbituba. Para isso, solicitamos à prefeitura uma melhoria no transporte público, permitindo aos moradores de Imbituba o acesso ao Câmpus Garopaba.
  • ODM_reitoraODM: representei o IFSC na campanha “8 jeitos de mudar o mundo”, organizada pelo Movimento Nós Podemos SC, do qual o nosso Instituto faz parte. Essa campanha visa à arrecadação de recursos para o financiamento de projetos que ajudem Santa Catarina a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos pela ONU. Para mais informações sobre essa campanha, acessem http://nospodemos-sc.org.br/.
  • RSC: foi divulgada nesta sexta, dia 8, no Diário Oficial da União a Portaria 1094 que regulamenta o Conselho Permanente para o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, conforme determina a Lei 12.772/2012. Já existe uma comissão interna no IFSC para tratar essa questão, já que cada instituição tem autonomia para estabelecer seus critérios. Tanto essa comissão quanto a que trata da regulamentação da titularidade dos docentes iniciarão os trabalhos na próxima semana e atuarão intensamente para ter resultados antes do final do ano. Ambas as comissões são formadas por representantes da Colegiado de Desenvolvimento de Pessoas, do Conselho Superior, do Sinasefe-SC e de articulador da Reitoria.
  • Dívida: nesta semana, conseguimos pagar uma dívida que tínhamos com a Prefeitura de Florianópolis referente à coleta de resíduos do Câmpus Florianópolis do período de 1989 a 2011. Somos isentos do pagamento de impostos, mas não das taxas de serviço. Por questões administrativas, não conseguíamos efetuar o pagamento. Nesta semana, conseguimos chegar a um acordo com a prefeitura para sanar essa dívida. Agora vamos buscar resolver as pendências semelhantes que temos em outros municípios onde temos os câmpus mais antigos.
  • CNPq: termina nesta sexta o prazo para inscrição de projetos de Pesquisa e de Extensão na Chamada 94/2013, lançada pela Setec e pelo CNPq, que irá destinar até R$ 20 milhões para o financiamento de projetos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e das Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais. Estamos felizes, pois teremos cerca de 45 projetos inscritos.

E agora à noite tem posse da nova direção-geral do Câmpus São José. Após um processo democrático de eleição, envolvendo servidores e alunos, o professor Marcílio Lourenço da Cunha – que já estava interinamente no cargo – agora assume a direção até dezembro de 2015. Na ocasião também tomarão posse a nova diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Marilene Vilhena de Oliveira, e o novo chefe do Departamento de Administração, José Márcio Coelho. Sucesso à nova equipe e contem com a gente!

comissão_verdadeRecebi também nessa sexta o professor Nestor Manoel Habkost, diretor do Centro de Ciências da Educação da UFSC, juntamente com representantes da Comissão da Verdade, para tratamos do resgate histórico de fatos ocorridos com nosso professor Marcos Cardoso, no período da ditadura. Vamos trabalhar conjuntamente com levantamento de documentos históricos e relatos de testemunhas para revelar acontecimentos importantes de nossa história.

E na semana que vem viajo ao Uruguai numa missão internacional do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif. Vamos buscar parcerias para nossas instituições. Depois conto como foi a viagem!

Até mais!

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Post. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *