Planejamento estratégico e gestão democrática

Boa tarde!

Nesta semana, tivemos um importante evento para nossa instituição: o Seminário de Planejamento Estratégico. Cerca de 100 servidores de todos os câmpus e da Reitoria se reuniram em São José durante dois dias – quarta e quinta-feira – para mais uma etapa da construção do Plano de Desenvolvimento Institucional. Também tivemos a participação de seis alunos no encontro.

seminario planejamento estrategico (2)A partir do seminário, validamos os objetivos estratégicos do IFSC e definimos indicadores, metas e iniciativas para atingir cada um dos objetivos nos próximos anos. Tivemos grandes discussões, necessárias para pensarmos no melhor para o IFSC e para os alunos. Está nas nossas mãos o que vamos fazer nos próximos cinco anos.

Agradeço a todos os servidores que participaram de mais esta etapa e deram suas contribuições. Esse é mais um processo de construção coletiva que empreendemos no nosso Instituto, pois acreditamos que todos os servidores devem estar comprometidos com o IFSC que queremos e, mais ainda, com o que a comunidade precisa e deseja. Para fazermos mudanças onde estamos inseridos, precisamos fazer escolhas institucionais conscientes e responsáveis.

Tudo o que foi debatido será disponibilizado no site do PDI, onde também podem ser conferidas as etapas anteriores, bem como todos os documentos balizadores do processo.

Gestão democrática

Realizadas as reuniões em 11 câmpus da Expansão II, iniciamos o momento de avaliação acordado com os servidores e gestores. A partir do dia 04/11, todo o IFSC, servidores e alunos, vão responder ao questionário de auto avaliação institucional. Os câmpus da Expansão II terão um formulário próprio para propor ações imprescindíveis para os próximos dois anos. Finalizado esse momento avaliativo, serão realizadas reuniões nos câmpus da Expansão II, mediadas pela Reitoria, para apresentação de cada diagnóstico para a comunidade acadêmica do câmpus. O objetivo dessa reunião é firmar compromissos entre a própria comunidade do câmpus, para que as ações de consolidação sejam realizadas mediante o comprometimento de todos, independentemente da gestão escolhida pelos servidores.

Serão elencados os servidores interessados na gestão de cada câmpus e, para que se conclua o processo de consulta acordado, será realizada, por meio de voto fechado, a escolha dos servidores que irão compor a equipe de gestão pelos próximos dois anos. Ressaltamos que o regulamento da consulta aos câmpus da Expansão II ainda será referendado pelo Colégio de Dirigentes e Conselho Superior. Publicaremos esse documento o mais breve possível para garantir a transparência e a efetividade do processo.

Temos a certeza de que este momento é essencial para o amadurecimento do processo democrático e uma etapa importante para o crescimento e consolidação de cada câmpus. Contamos com a contribuição e comprometimento de todos.

Encontro de Preparação para a Aposentadoria

Participei na terça de um almoço no 6º Encontro de Preparação para a Aposentadoria dos servidores do IFSC, realizado em Florianópolis. O evento teve a participação de 48 servidores da ativa em vias de se aposentar, além de servidores já aposentados.

SAMSUNGFoi muito bom participar desse momento de discussão, em que os servidores refletem sobre a aposentadoria como o encerramento de um ciclo. Estar com quem também já contribuiu muito para a nossa instituição é sempre inspirador.

Temos um grande carinho pelos servidores mais antigos e considero essencial que eles mantenham seus vínculos com o IFSC.

Forpog

De terça a quinta dessa semana tivemos em Florianópolis uma reunião do Fórum dos Dirigentes de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif. Tratamos das ações da rede para fortalecer a pesquisa aplicada, dos polos de inovação, da inserção dos mestrados e doutorados na rede e também dos critérios de distribuição dos recursos da pesquisa na matriz orçamentária.

• evento radiologiaRadiologia: participei na quinta-feira à noite da abertura da comemoração de 10 anos do curso superior de Radiologia do Câmpus Florianópolis. Parabéns aos servidores que contribuíram para esse marco e para todos os alunos e egressos que fazem parte da história desse curso.
  • ambientaçãoContinente: participei também na quinta da ambientação dos alunos dos cursos Proeja Técnico de Cozinha e Técnico de Gastronomia com um jantar elaborado sob a coordenação dos professores Vilson, Cassiano e Rafael. Foi muito emocionante ver o envolvimento e crescimento de todos e o impacto da qualificação na vida das pessoas. Também foi muito importante receber alunos da EJA, que poderão ser alunos do IFSC.

E, na semana que vem, temos dois importantes eventos. De 6 a 8 de novembro, temos a Conferência Internacional sobre Aprendizagem Combinada Interativa Auxiliada por Computador (ICBL 2013), que está sendo organizada pelo IFSC em cooperação com o Ministério da Educação e diversas outras entidades que atuam na área da educação. O evento será aqui em Florianópolis.

E de 7 a 9 de novembro teremos o 2º JIFSC, os jogos do nosso Instituto – que serão realizados no Câmpus Florianópolis. Sejam bem-vindos, alunos de todos os câmpus!

Quero lembrar também que na próxima quarta, dia 6, termina o prazo de inscrição para nosso processo seletivo 2014/1. Confiram os nossos cursos disponíveis e inscrevam-se. Divulguem também para seus conhecidos. Todas as informações sobre nosso ingresso estão disponíveis no Portal de Ingresso.

No próximo domingo teremos a prova de mais um concurso público do IFSC para cargos de docente e técnico administrativo. Podem ter certeza que é muito gratificante e motivador ser servidor público nessa instituição. Boa prova!

Atualizado em 04.11.13