Bolsas e SNCT

Boa tarde!

Quero começar esclarecendo a situação que estamos enfrentando no IFSC e que está gerando transtornos e afetando nossos alunos. Conforme nota oficial que divulgamos na quarta-feira em nosso site, estamos com problemas na liberação dos recursos financeiros por parte do Ministério da Educação. Temos os recursos previsos no nosso orçamento, mas – por uma questão burocrática de funcionamento – os recursos precisam ser liberados pelo MEC – que, por sua vez, está atrasando esse processo.

Desde o início do mês, buscamos junto ao MEC a liberação dos recursos e insistindo diariamente na resolução do problema. Ontem foram liberados os recursos para o pagamento das bolsas do Programa de Atendimento aos Estudantes em Vulnerabilidade Social, o Paevs. Diante da necessidade de inserção de dados no sistema, os pagamentos foram iniciados a partir desta sexta-feira. Como segunda-feira é Dia do Servidor Público, tendo em vista o funcionamento dos sistemas nacionais, talvez alguns alunos só recebam a bolsa na terça-feira.

Em relação aos recursos para os demais pagamentos – entre eles, as bolsas de pesquisa e extensão dos nossos estudantes – o MEC prometeu para hoje ainda a liberação e, assim que for feita, procederemos os pagamentos imediatamente. Pedimos novamente a compreensão de quem ainda não recebeu as bolsas e estejam certos de que buscamos incansavelmente a normalização da situação em Brasília, ressaltando que os alunos são nossa prioridade na liberação. Esperamos que os demais recursos também sejam regularizados rapidamente, inclusive o pagamento de diárias e fornecedores.

SNCT

Esta foi a 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O IFSC integrou a programação nacional com atividades na maioria dos nossos câmpus. Também estivemos na SNCT de Brasília, fazendo parte do estande da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

snct_garopabaO tema deste ano da SNCT foi “Ciência, Saúde e Esporte”. Estive presente na abertura da semana no Câmpus Florianópolis-Continente na segunda-feira, no Câmpus Garopaba na terça-feira e no Câmpus Joinville na quinta-feira. E acompanhei pela internet os demais câmpus. Acompanhei algumas apresentações feitas pelos alunos e verifiquei as aplicações da aprendizagem nos projetos. É muito bom ver o envolvimento dos nossos alunos e servidores.

A SNCT é um dos eventos mais importantes que temos. É um momento de integração dos nossos alunos, servidores e comunidade, em que podemos mostrar o que estamos fazendo. Parabenizo aos organizadores das atividades nos câmpus e convido a todos que vejam a cobertura especial feita pelos nossos jornalistas no Blog da SNCT do IFSC no endereço http://semana.ifsc.edu.br/.

Conselho Superior

Tivemos na quarta-feira mais uma reunião do Conselho Superior do IFSC, nosso órgão máximo e deliberativo. Na pauta, tivemos a apreciação de resoluções ad referendum e do relatório sobre cobrança de multa nas bibliotecas do IFSC. Aprovamos também a resolução sobre Registros Acadêmicos do IFSC que criou o Fórum e Rede de Registros Acadêmicos.

consupTivemos a apresentação do estudo sobre a oferta mínima de vagas nos cursos técnicos e de graduação e o Consup propôs encaminhamentos importantes para o aumento de vagas em nossos cursos. Iremos tratar do assunto no Codir, Cepe, e Depes.

Aprovamos a inserção do Centro de Formação e Apoio em EaD no Regimento Geral do IFSC, tendo em vista a institucionalização na ultima reunião e a necessidade de formalizar a atuação do Centro, tão necessário na capacitação de nossos servidores.

O Consup aprovou também o meu afastamento do País por conta de duas viagens. Nos dias 12 e 13 de novembro, integrarei uma missão do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif, para prospecção de parcerias no Uruguai. E de 27 a 29 de novembro, viajarei para a Argentina, convidada pelo Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU) da UFSC, como palestrante no XIII Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária nas Américas.

Outro ponto tratado na reunião foi que o Consup criou duas comissões: uma para elaborar a regulamentação de ascensão à classe titular e outra para encaminhar o reconhecimento de saberes e competências, ambas com representantes do Consup, CPPD e do Sinasefe.

Visita aos câmpus

Dei continuidade nesta semana às visitas aos câmpus. Como vocês estão acompanhando, essas viagens fazem parte da ampliação e consolidação da gestão democrática nos câmpus da Expansão II.

Com essas visitas, encaminhamos o processo de avaliação que faremos nos câmpus da Expansão para analisar o que já foi feito, as melhorias e dificuldades na implantação dos câmpus e para discutirmos a gestão para os próximos anos. Estive na segunda-feira no Câmpus Gaspar e na quinta-feira nos câmpus Canoinhas e Caçador, conversando com os nossos servidores. Na terça estarei no Câmpus Palhoça Bilíngue e concluo a visita aos 11. Na terça também encaminharei um e-mail aos servidores desses câmpus para darmos prosseguimento ao processo.

Outros assuntos

– Alesc: Tive neste semana um almoço com a bancada do PT na Assembleia Legislativa de SC. A pauta foi a inserção do IFSC no estado e a necessidade de articulação de todos para que alcancemos toda a população. Os deputados também se comprometeram em nos apoiar na busca das emendas parlamentares.

– Joinville: Os servidores do Câmpus Joinville decidiram aceitar a doação pelo Estado dos prédios ocupados hoje pela Escola de Educação Básica Conselheiro Mafra, no Centro do município. A decisão foi tomada por meio de uma votação democrática. A definição de quais cursos serão ofertados no novo prédio ainda está em estudo, já que o Câmpus Joinville está formulando a sua proposta de aumento de cursos e vagas. Esta análise faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional, o PDI, que está sendo construído pelo IFSC em todo o estado e que vai balizar o crescimento da instituição nos próximos cinco anos.

outubro_rosa– Outubro Rosa: Na terça-feira, tivemos a abertura do evento Outubro Rosa no IFSC, realizado no auditório do Câmpus Florianópolis-Continente. Foi mais uma parceria nossa com o SIASS/INSS/FPOLIS, o SESC e a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Tivemos uma palestra das voluntárias da Rede Feminina e os servidores puderam novamente medir a glicose e a pressão arterial. O evento marca a adesão do IFSC ao movimento Outubro Rosa, que visa a conscientizar o maior número de pessoas em relação à prevenção pelo diagnóstico precoce do câncer de mama.

– Prêmio CGU: O IFSC é um dos finalistas do Concurso de Boas Práticas da Controladoria-Geral da União, a CGU. O concurso busca estimular e premiar ações que promovam melhorias efetivas dos controles internos dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, bem como o incremento da transparência, de forma a fortalecer a gestão. Fomos selecionados pelo plano semestral de atividade docente. Nesta semana, recebemos a visita da CGU para detalharmos nossa iniciativa. Primamos pela transparência e compromisso com a sociedade, por isso, estamos na torcida pelo prêmio. O resultado sai em dezembro.

cartao_IFSC_dia_servidor– Dia do Servidor: Na segunda-feira é Dia do Servidor Público. Quero dar parabéns especial aos servidores do IFSC que diariamente fazem a diferença e melhoraram o Brasil por meio da educação. É uma grande responsabilidade servir o nosso País e também um desafio atuar para que essa transformação ocorra todos os dias. Quando ouvimos relatos comoventes de pessoas que viram no IFSC uma oportunidade de mudança em suas vidas, temos a certeza de que o que fazemos vale a pena e nos motivamos a continuar trilhando esse caminho.

Estamos felizes com a recuperação do nosso chefe do Departamento de Educação a Distância, Paulo Roberto Weigmann, que teve um infarto há algumas semanas. O professor já foi operado e está se recuperando em um hospital em Florianópolis. Fiz uma visita na semana passada e fiquei aliviada por ver que o professor está melhorando.

E desejo também uma boa prova a todos os estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio neste final de semana. Lembrando que o IFSC reservou 70% das vagas dos cursos de graduação do processo seletivo 2014/1 para os melhores candidatos do Enem. Esperamos que venham estudar na nossa instituição no ano que vem.

Parabéns a todos os servidores públicos!
Até a próxima semana!

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Post e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

8 respostas a Bolsas e SNCT

  1. JOÃO VIEIRA disse:

    Boa noite! gostaria de saber de Vossa Senhoria se porventura será disponibilizado pelo IFSC, em breve, mais códigos de vagas para o cargo de Auxiliar em Administração, sendo que este cargo na última distribuição de códigos de vagas, somente este acredito, não foi disponibilizado mais novos códigos.
    grato!
    Atenciosamente!

  2. Maria Clara disse:

    Olá, João!

    Estamos sem código de auxiliar administrativo. Aguardamos a liberação pelo Ministério de Educação que deve acontecer até o final do ano. Assim, somente após a liberação, poderemos fazer a próxima chamada, após definirmos quais os câmpus do IFSC que receberão as vagas.

  3. Gisely Cordova Bardini disse:

    Boa tarde! Aproveitando a pergunta do colega João Vieira, gostaria de saber de vossa magnificência sobre os 15 códigos de vagas para o cargo de pedagogo criados no dia 21 de junho. Existe a previsão de chamar mais candidatos para este cargo? Agradeço desde já sua atenção.
    Respeitosamente,
    Gisely Cordova Bardini.

  4. por favor poderia me informar quando sai a bolsa do paevs.pois li no blog que os recursos já estão liberados,mas no campus fui informada que ainda não há previsão para o pagamento…????????? não entendi…

  5. Robson disse:

    Maria Clara, Boa Tarde!

    Antes de mais nada, quero dizer o quão importante, e pioneira, essa transparência e forma de contato interativo da reitoria para com os concurseiros. parabéns, pela competência e inovação.

    A minha pergunta é a seguinte, passado a 14º chamada de ontem, 29/09/2013. faltam 7 (sete) convocações para eu ser chamado para assistente administrativo. será que surgirá essa 7 vagas para assistente administrativo?

    Eu li aqui no blog sobre 96 vagas que iria surgir aqui no campus Florianópolis. Será que eu posso ficar otimista com essa vaga? hehe

    Desde já agradeço.

  6. Maria Clara disse:

    Oi, pessoal!

    Agradeço a interação de vocês. Bom, para pedagogo, não temos previsão ainda, pois o MEC não liberou nenhuma vaga. Temos essa necessidade e estamos buscando mais vagas para o IFSC. Sobre o cargo de assistente de administração, temos vagas e estamos dimensionando tecnicamente para todos os câmpus. Ainda não temos previsão, mas faremos as chamadas na medida da necessidade institucional.

    Sobre as bolsas do PAEVS, recebemos os recursos na última sexta-feira e todos já estão fazendo os pagamentos. Não sei a que se deve o atraso mencionado. Pode ser que no câmpus a demanda seja muito grande – diante da quantidade de alunos atendidos -, mas na Reitoria estamos encaminhando tudo muito rapidamente.

    Para mais dúvidas, mandem email para ouvidoria@ifsc.edu.br.

    Estamos à disposição!

    • Gisely Cordova Bardini disse:

      Magnífica Reitora,

      Agradeço o seu retorno e fico na torcida pela abertura de novas vagas para pedagogo. Como profissional da educação seria uma grande honra fazer parte do quadro de servidores de uma instituição de tamanha qualidade e grandeza como o IFSC.
      Respeitosamente,
      Gisely Cordova Bardini.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *