Reuniões e Brasília

Boa tarde!

Nesta semana, logo na segunda-feira, tivemos a primeira reunião com o grupo de trabalho que estuda a flexibilização e sua regulamentação no IFSC. Precisamos avaliar o funcionamento e a normatização desse processo para avançar e atender em plenitude nossos estudantes.

Defendemos que, pela necessidade institucional de melhor atender à comunidade, a flexibilização é imprescindível. Ficou decidido que o grupo de trabalho irá elaborar um questionário de avaliação e irá aos câmpus para discutir a questão.

Brasília

Estive em Brasília na terça para a reunião da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, a Conaes, da qual faço parte. Definimos as áreas e os critérios para os cursos nos quais os alunos serão avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes do ano que vem, o Enade. Analisamos e aprovamos também mudanças no formulário socioeconômico do aluno.

Também tive uma reunião na Setec/MEC para definição de vagas para o quadro de servidores técnico-administrativos do IFSC. Nosso quadro de vagas aumentou e vamos definir de que cargos precisamos e quais conseguiremos solicitar. Na semana que vem, nosso pró-reitor de Desenvolvimento Institucional irá a Brasília para finalizar essa discussão no MEC.

Resolução 13

Neste ano, estamos reelaborando a Resolução 13, que regulamenta as atividades dos docentes do IFSC, distribuindo as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos professores. O projeto de construção coletiva desta normativa começou em abril com consultas aos nossos servidores. Depois de muita discussão, estamos na terceira minuta da resolução.

audiencia_publica_resolucao_13_2Nesse contexto, na quarta-feira, tivemos a audiência de consenso com representantes dos docentes de todos os câmpus, realizada no nosso Câmpus São José. O objetivo do encontro foi buscar consenso em relação às propostas ainda pendentes. Foi um momento democrático e coletivo de construção. Tivemos muitas reflexões e debates. Conseguimos chegar ao consenso na maioria dos temas. Os que ainda estão com divergência serão novamente discutidos nos colegiados. Essa é foi uma das etapas da construção que ainda vai ao Cepe e ao Consup para análise e posterior homologação. Nossa previsão é finalizar esse trabalho em dezembro.

Colégio de Dirigentes

Na quinta tivemos mais uma reunião do Colégio de Dirigentes do IFSC, que reúne todos os diretores-gerais dos câmpus. Assistimos a uma apresentação sobre o Sistema de Administração que o IFSC está implantando. O primeiro módulo, que já está em implantação, é o de marcação de férias dos servidores. Peço a todos cuidado e paciência, pois estamos alterando o processo – que passa a ser informatizado. Isso é muito bom por uma questão de agilidade. Nossa instituição possui cerca de 2 mil servidores e precisamos utilizar a tecnologia para facilitar os processos diante do nosso tamanho e da nossa complexidade.

• odmCampanha Objetivos do Milênio: na quinta, participei de uma sessão de fotos da Campanha Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), projeto que o IFSC apoia. Estamos desenvolvendo ações ao longo deste ano para ampliar a nossa participação junto ao programa e reforçar as propostas dentro da instituição. Muitas das ações e programas que nós já desenvolvemos estão alinhadas com os oito objetivos definidos pela ONU. A ideia agora é reforçar nossa participação e envolver todos os servidores e estudantes nessa grande mobilização.
  • Fiesc: também na quinta participei da reunião do Conselho de Governança do Movimento A Indústria pela Educação, da Fiesc. Fui convidada para fazer parte desse Conselho, que possui representações da área educacional do Estado e congrega várias entidades como CNE, CEE, Undime e Secretaria de Estado da Educação.
  • Professor Titular: tive uma reunião nesta sexta com os professores do Câmpus Florianópolis para tratar da regulamentação da ascensão à carreira de professor titular. Vou propor ao Consup a constituição de uma comissão do IFSC para encaminhar esse assunto.
  • UFSC: gravei nesta sexta também uma participação em um programa do Instituto de Gestão e Liderança Universitária – IGLU Região Brasil na UFSC. Falei sobre a gestão do IFSC, os desafios da expansão, a consolidação e a complexidade de nossa instituição. O IGLU é um programa de formação de gestores desenvolvido em todo o Brasil.

snctNa semana que vem temos a 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Governo Federal para mobilizar a população em torno de temas de Ciência e Tecnologia. A edição deste ano tem como tema “Ciência, Saúde e Esporte”.

A maior parte dos nossos câmpus irão realizar atividades na 10ª SNCT. Ainda teremos dois projetos apresentados na SNCT de Brasília. Convido a todos para que participem e acompanhem a cobertura pelo Blog da SNCT, no qual também podem ser consultadas as datas e programações de cada câmpus.

Um bom final de semana e até mais!

3 respostas a Reuniões e Brasília

1. Neiva Maria Redivo Vieira disse:

Magnífica Reitora,

Fico feliz em saber que abrirão mais vagas e espero que abram mais ainda, para auxiliar administrativo, pois fiquei na classificação 52 e gostaria muito de integrar o quadro de funcionários do IFSC.

Att.

Neiva M.R.Vieira

2. Maria Clara disse:

Olá, Neiva!

Estamos sem código de auxiliar administrativo. Aguardamos a liberação pelo Ministério de Educação que deve acontecer até o final do ano. Assim, somente após a liberação poderemos fazer a próxima chamada, após definirmos quais os câmpus do IFSC que receberão as vagas.

Ficamos felizes por saber da sua vontade em trabalhar conosco.