Conif e reuniões

Boa tarde!

Comecei esta semana participando da solenidade de abertura da Reunião Latino-americana sobre Algas Nocivas. Mais de 60 pesquisadores de dez países participaram do evento que discutiu as ações na área, avaliou o progresso do conhecimento sobre o assunto nos últimos dez anos e identificou potenciais iniciativas de trabalhos colaborativos entre instituições.

O evento foi organizado pelo IFSC por meio do Laboratório de Pesquisas em Algas Nocivas e Ficotoxinas do Câmpus Itajaí. Esse é um tema muito importante para ser discutido, já que o desenvolvimento de pesquisas sobre algas nocivas vai auxiliar a economia das regiões litorâneas.Além da segurança ambiental e da questão econômica envolvida no tema, há também a preocupação com a saúde da população, já que o consumo de moluscos e pescados contaminados pode provocar doenças. Nossos pesquisadores têm feito um trabalho de excelência nessa área e estão se tornando referência nacional, o que para nós é motivo de muito orgulho. Tenho certeza de que a reunião terá desdobramentos muito positivos e fico muito feliz pelo IFSC ter recebido tantos representantes de outros estados brasileiros e países que estão colaborando conosco nessa discussão.

O IFSC irá organizar a 17ª Conferência Internacional sobre Algas Nocivas que será realizada em Florianópolis entre 9 e 14 de outubro de 2016. Será a primeira edição realizada na América do Sul.

Conif

conif 26De terça a quinta, estive em Campo Grande participando da 36ª reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif. A abertura contou com a presença da governadora em exercício, Simone Tebet, e da secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca.

Na pauta, tratamos assuntos importantes como Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC). Tivemos o relato das atividades do Conselho Permanente para o RSC da carreira do magistério do ensino Básico, Técnico e Tecnológico, formado por diversas entidades – entre elas, o Conif, o MEC, o Sinafese, o Proifes, entre outras. A próxima reunião do conselho está prevista para o dia 16 de outubro. A pauta incluirá a análise da minuta de resolução dos critérios e o encaminhamento do processo de avaliação.

O Conif criou uma comissão para elaborar uma proposta de regulamento e tabela de pontuação para o RSC e tem como objetivo editar uma minuta que servirá de base para que os conselhos superiores de cada instituição tenham critérios em comum, a fim de que possam pontuar os itens relativos ao processo de concessão do RSC. O IFSC possui um representante nessa comissão, que é o professor Jony da Silveira, representante docente no Colegiado de Desenvolvimento de Pessoas.

conif 1Na reunião do Conif, também foi aprovada a ida de uma comitiva do Conselho ao Uruguai, em novembro, para constituir convênios e parcerias. Outro assunto foi a preparação da Rede Federal para participarmos do WorldSkills 2015. Foi criada uma comissão do Conif para esse propósito da qual nosso pró-reitor de Extensão e Relações Externas faz parte.

Em relação aos planos de desenvolvimento institucionais, discutimos novos prazos para a Rede. Outro ponto foi sobre o Enem e como podemos ampliar a adesão da Rede ao Sistema Unificado de Seleção, o SiSU. Sobre a execução orçamentária do Pronatec, o Conif divulgou nota oficial informando que aguarda agendamento de audiência com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para dialogar sobre os recursos destinados ao programa.

Interação

Criei um espaço no Fórum do IFSC para compartilhar com nossos servidores documentos  que possam interessá-los. Nesta sexta, coloquei arquivos com os resumos de reuniões do Conif. Sempre que tiver materiais complementares, irei postar neste espaço.

Para acessar, o servidor do IFSC pode clicar aqui. O bom desse Fórum é que permite que os servidores postem comentários, criando assim mais uma forma de interação entre a gente.

A partir de agora também é possível postar comentários no blog. Tenho recebido elogios ao blog pela transparência em compartilhar minha agenda e as atividades do IFSC e fico bem feliz, pois esse é o grande objetivo desse canal. Fiquem à vontade para interagir sobre os temas tratados nos posts de cada semana.

Planejamento Estratégico

Falando em PDI, o processo de construção do PDI do IFSC continua em ritmo acelerado. Nesta sexta, durante todo o dia, tivemos a segunda reunião de Gestão Ampliada para discutir nosso planejamento estratégico, que faz parte do PDI. O objetivo da reunião, com participação de servidores da Reitoria e representantes da Comissão Própria de Avaliação, foi definir os objetivos estratégicos para o planejamento institucional e discutir seus respectivos indicadores e metas.

Sabemos que a construção do PDI está sendo um desafio e bem trabalhoso. Mas reforçamos a nossa intenção de fazer essa construção coletiva, afinal, numa instituição como a nossa – tão grande, dispersa geograficamente e com tantas peculiaridades –  exige essa reflexão conjunta. Por isso, pedimos que todos os servidores continuem empenhados nesse processo para que tenhamos um resultado que seja o melhor para o IFSC e para a comunidade que atendemos e queremos atender ainda mais.

Recursos para projetos da Rede

A SETEC/MEC, em parceria com o CNPq, lançou a chamada nº 94/2013 para apoiar projetos cooperativos de pesquisa aplicada e de extensão tecnológica no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O objetivo é selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do País de pesquisadores vinculados às instituições da Rede.

As propostas podem ser submetidas até 8 de novembro. As que forem aprovadas serão financiadas com recursos no valor global estimado de R$ 20 milhões.

É uma conquista para a Rede ter um edital voltado para seus projetos. Por isso, incentivo nossos servidores a participarem da chamada e inscreverem projetos. Compartilho aqui o link para o documento.

Outros assuntos

  • Ambientação: Na segunda-feira, tive um almoço especial. Participei de uma ambientação do Câmpus Florianópolis-Continente preparado pelos alunos para receber uma comitiva francesa, formada por gestores e professores de três instituições francesas que querem aprofundar a parceria com o IFSC.
  • Modernização: O IFSC recebeu no último mês tablets e lousas digitais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, relativos ao Programa de Modernização da Rede Federal para Uso de Tecnologia Educacionais. Este programa tem como objetivo a melhoria dos processos relativos às atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão institucional por meio da incorporação de tecnologias educacionais à rotina dos docentes da Rede Federal. Os tablets serão distribuídos para nossos docentes e também instalaremos algumas lousas digitais nos nossos câmpus.
  • Professor Titular: Foi publicada a portaria que estabelece as diretrizes gerais para fins de promoção à classe de titular da carreira de Magistério de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. O Conif possui uma comissão, da qual faço parte, para discutir uma proposta para essa implementação nos Institutos. Estamos com a discussão encaminhada e depois da próxima reunião disponibilizarei os documentos já elaborados.
  • Remoção: Saiu nesta sexta o resultado da primeira etapa do edital de remoção. Esse é um processo transparente de valorização do nosso servidor para proporcionar uma melhor qualidade de vida. Numa fase de consolidação como o IFSC vivencia, a mobilidade das pessoas é um processo natural.
  • Eleições: No dia 23 de outubro, o Câmpus São José elege seu novo diretor-geral. Essa eleição é um momento importante de debate democrático para escolher a equipe gestora que estará à frente do câmpus até 2015. Aproveitem para discutir e analisar as propostas que levem ao avanço do câmpus. Compartilho aqui matéria jornalística do nosso Portal que apresenta os candidatos.

E não custa lembrar que as inscrições para nosso processo seletivo para 2014/1 seguem abertas. Confiram as informações no site do nosso Ingresso. Até a próxima semana!

 Atualizado em 11.10.13 às 22h54.

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Post e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *