Visita aos câmpus

Boa tarde!

smoNesta semana, viajei pelo estado visitando cinco câmpus. Na terça à tarde, estive no Câmpus Xanxerê e à noite no Câmpus São Miguel do Oeste. Na quarta à tarde me reuni com os servidores do Câmpus Chapecó. Na quinta à noite, fui ao Câmpus Itajaí. Estava prevista minha ida a Gaspar, porém o avião somente saiu de Chapecó na quinta à tarde, o que inviabilizou minha viagem até aquele câmpus.

Como já compartilhei aqui, essas viagens fazem parte da consolidação da gestão democrática. Essas visitas dão início ao processo de avaliação que vamos fazer nos câmpus da expansão para analisar o que já foi feito, as melhorias e dificuldades na implantação dos câmpus e para discutirmos a gestão para os próximos anos. Queremos partilhar a responsabilidade da gestão de cada câmpus com todos os servidores e buscar o compromisso da equipe na escolha das lideranças. Destaco sempre que a participação democrática pressupõe comprometimento de todos os servidores, pois conseguimos avançar e superar as dificuldades se atuarmos de modo coletivo e solidário.

a327165471ffbe92e914c146c560d9d5Durante os encontros, conversamos com os servidores para propor a avaliação sobre o processo de implantação e consolidação dos câmpus. É um momento em que também conseguimos entender melhor as expectativas dos servidores de cada local e responder sobre os processos institucionais.

Apesar dessas rodadas de visitas serem bem corridas e cansativas, eu considero essencial a nossa presença nos câmpus e vejo que os servidores também sentem a Reitoria mais perto. Por isso que contamos também com projetos como a Reitoria Itinerante para que possamos estar periodicamente em contato – de maneira presencial.

O resultado de todas essas visitas já está sendo bem positivo para ouvirmos os anseios dos servidores e explicarmos também, com mais detalhes, o nosso papel e a importância de trabalharmos integrados e em rede. Tenho que ainda completar a rodada de conversas em todos, para então oficializar o processo. Faltam os câmpus Canoinhas, Caçador, Gaspar e Palhoça Bilíngue. Mas já podemos adiantar que faremos a avaliação em novembro e, em dezembro, encerramos o ano com as escolhas para os próximos dois anos, que completam o tempo de implantação desses 11 câmpus.

Vou visitar todos os demais câmpus, que não fazem parte desse processo, até o final do ano!

Obras

sao_carlosNa quarta pela manhã, visitei as obras do Câmpus São Carlos. Fiquei bem satisfeita com o andamento. Sabemos da expectativa da região em ter esse câmpus do IFSC construído e por isso ficamos contentes quando vemos o projeto se encaminhando para isso. A previsão é que o câmpus fique pronto no início do ano que vem.

• etrevista_pratesEntrevista: na segunda de manhã, estive no SBT para dar uma entrevista no jornal SBT Meio Dia. Falei sobre os 104 anos do IFSC, nossa atuação e nosso processo seletivo que está com inscrições abertas. Quem quiser assistir à entrevista, pode clicar aqui.
  • Cuidado: na semana passada, infelizmente, tivemos o falecimento de dois alunos do Câmpus Florianópolis. Um deles foi por acidente no trânsito. É muito triste vivenciarmos esses momentos. Nos solidarizamos com a família e os amigos desses estudantes. Realmente, é preciso ter muito cuidado no trânsito. Temos milhares de alunos que já dirigem e andam de moto e só podemos pedir que sejam cuidadosos e não se coloquem em situações de riscos, pois sabemos da precariedade das nossas vias. Que momentos tristes como esses sirvam pelo menos para refletirmos sobre a fragilidade das nossas vidas e que nos façam dar mais valor e sermos mais precavidos.
  • Diretoria de Administração: estamos fazendo a substituição da Diretoria de Administração. O servidor Érico Madruga está deixando o cargo, pois foi aprovado em concurso para analista de licitações da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, em Brasília. No lugar dele está assumindo Rafael Zanin, chefe de Departamento de Administração do Câmpus Joinville. Agradecemos ao Érico pela competência e dedicação ao IFSC, desejando muito sucesso e felicidade nessa nova etapa. Recebemos o Rafael com muita alegria e expectativa de parceria e colaboração!
  • Outubro Rosa: o IFSC está se mobilizando para participar da campanha de prevenção do câncer de mama. O movimento tem o objetivo de estimular a participação da população na luta contra o câncer.
  • banner_ingresso_2014-1_portal_slideshowIngresso 2014/1: lembrem-se que estamos com inscrições abertas para nossos cursos técnicos, de graduação e Proeja. Todos os cursos disponíveis podem ser conferidos no Portal do Ingresso do IFSC. Divulguem para seus familiares e amigos! É uma ótima oportunidade de ter acesso a um ensino gratuito e de qualidade.

Até semana que vem!

Post atualizado em 07.10.13 às 10h