Entrega do Câmpus Palhoça Bilíngue, aniversário, Didascálico e reuniões

Boa tarde!

Nesta semana, tivemos importantes eventos para o nosso Instituto. Quero começar falando do momento histórico que vivenciamos ontem à noite com a entrega do Câmpus Palhoça Bilíngue à comunidade. O câmpus foi oficialmente inaugurado pela presidente Dilma em dezembro do ano passado e já funcionava em sede provisória. Desde o início deste ano, o câmpus passou a funcionar na sua sede definitiva e ontem tivemos a solenidade de entrega à comunidade, que é um marco na nossa história.

palhoca_mesaTemos um carinho ainda mais especial por esse câmpus, pois ele é especializado na educação de surdos, sendo a primeira escola bilíngue Libras/Português da América Latina. A cerimônia de ontem foi a maior que já tivemos desse tipo – com cerca de 650 pessoas entre alunos, servidores, familiares e convidados. Contamos com a presença da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e da nossa ex-reitora, professora Consuelo Sielski Santos, grande idealizadora desse câmpus junto com o professor Vilmar Silva, diretor do câmpus.

Gostaria de agradecê-los por todo trabalho feito que nos permitiu chegar até aqui. Também quero destacar o apoio da Prefeitura de Palhoça, que nos deu o terreno e desde sempre nos ajudou a tornar o câmpus uma realidade no nosso estado.

palhoca_publicoEsse câmpus representa concretamente nosso trabalho e nosso esforço em promover a inclusão social e transformar a vida das pessoas. Temos que tratar as diferenças de modo diferente para que todos tenham oportunidades iguais. Fiquei muito emocionada mesmo com o evento, muito bem organizado pela nossa área de Eventos e pelos servidores do câmpus. Foi tudo muito bonito e marcante como esse momento merece ser lembrado.

Aniversário do IFSC

palestra_cortella2Na segunda-feira, o IFSC completou 104 anos e, como eu já tinha antecipado, promovemos em Florianópolis uma palestra com o filósofo e educador Mario Sergio Cortella, que nos deixou uma mensagem muito inspiradora sobre a atuação dos profissionais da educação no século XXI. Cortella disse que precisamos ter humildade de assumir que nunca sabemos tudo, coragem para acreditar na mudança e esperança ativa – a do verbo esperançar, não do verbo esperar – para ir atrás da transformação que queremos.

Recebemos servidores de todos os câmpus, além de alunos, para compartilhar esse momento conosco. Acredito que tenha sido SONY DSCum grande aprendizado para todos – para mim foi. Depois da palestra, tivemos um bolo de comemoração e o lançamento de cinco livros da editora do IFSC. Entre eles, o livro Trajetórias da Educação Profissional e Tecnológica – Volumes I e II, organizados por mim e pelo professor Luís Enrique Aguilar. Os livros apresentam as pesquisas das defesas dos nossos servidores do Mestrado Interinstitucional entre IFSC e Unicamp – aos quais parabenizo pelo brilhante trabalho. Os livros estão disponibilizados no nosso site para quem quiser consultar.

Didascálico

fimdidas_GTambém tivemos nesta semana a realização da 12ª edição da Mostra de Arte e Cultura do IFSC, o Didascálico, realizado pelo Câmpus Florianópolis. O tema deste ano foi Cinema. Temos orgulho da nossa formação técnica e tecnológica, mas também temos orgulho de oferecer arte e cultura aos nossos estudantes, pois, sem isso, a formação deles não seria completa. Por isso esse evento é tão importante para a gente e por isso temos um grande carinho pelo “Didas”, como é conhecido no câmpus. Hoje pela manhã tivemos a troca da coordenação do evento: a professora Tânia Meyer passou o comando para a professora Gizely Cesconetto. Agradecemos e parabenizamos a Tânia e desejamos sucesso à nova coordenadora. Ressalto aqui o apoio para que essas ações se ampliem e se consolidem cada vez mais. Tanto que para isso vamos garantir docentes para a área.

Reuniões nos câmpus

reuniao_lagesNesta semana, dei continuidade às minhas visitas aos câmpus da expansão para refletir com os servidores sobre o futuro desses câmpus e a escolha dos seus gestores. Na quarta à noite tive uma reunião com os servidores do Câmpus Urupema. Na quinta pela manhã, estive com os servidores do Câmpus Lages com o mesmo propósito. Essas reuniões têm sido muito produtivas e creio que vamos avançar bastante com o comprometimento, de todos tanto na avaliação da implantação como nas escolhas.

Outros Assuntos

  • Siassevento_SIASSNa quarta à tarde, recebemos na Reitoria o projeto Hipersiass, promovido pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor em parceria com a Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor. Os servidores da Reitoria e do Câmpus Florianópolis-Continente puderam realizar exames de pressão arterial, glicemia, peso corporal, altura e circunferência abdominal na tenda montada no pátio da Reitoria. Gostaria de destacar a importância das ações em prol da saúde do servidor que estão sendo executadas na nossa instituição. Essas ações melhoram a qualidade de vida do servidor e, como consequência, também vão reverter positivamente para a própria instituição.
  • Brasília – Estive em Brasília na terça-feira, onde participei de uma reunião no Fórum dos Pró-Reitores de Extensão do Conif e depois tive uma reunião na Setec/MEC, com as diretorias e coordenações para tratar das obras, execução orçamentária, quadro de servidores e atuação nos programas. Foi muito positiva, pois nossa execução em relação a investimentos está em 100%, o que garante a descentralização de recursos de custeio e de investimentos. Isso vai garantir a assistência estudantil, equipamentos e obras. Em relação aos programas, também estamos mais efetivos e organizando as novas ofertas. As obras estão muito bem encaminhadas na avaliação do MEC e vamos cumprir nossos prazos. Sobre o quadro docente, também tivemos hoje o aumento do nosso banco e a liberação de mais vagas até o final do ano. Isso nos dá mais tranquilidade e também a garantia dos novos projetos e programas do IFSC, como o Centro de Formação.
  • São José – Na quarta pela manhã, dei uma palestra para os servidores do Câmpus São José, em um programa de capacitação organizado pelo próprio câmpus. Falei dos grandes desafios do IFSC e da gestão em rede, tão importantes para nossa melhoria e avanço. E parabenizo o câmpus pela iniciativa.
  • Procaed – Hoje pela manhã participei da abertura da capacitação de professores e tutores do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento Educacional para servidores do IFSC.
  • Aposentados – E nesta sexta à tarde, tivemos homenagem aos nossos servidores aposentados no Câmpus Florianópolis. É uma merecida homenagem a quem fez parte da nossa história e nos ajudou a chegar onde estamos hoje.

Uma boa semana a todos e até o próximo post!

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Post. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *