Eventos, viagens e reuniões

Boa tarde!

Comecei a semana com a reunião do Colégio de Dirigentes do IFSC, que reúne nossos diretores-gerais. Entre os assuntos que tratamos, estão o quadro de referência de servidores técnico-administrativos e as tipologias de câmpus. Queremos organizar melhor a nossa estrutura, estabelecendo padrões de cargos de acordo com o porte dos nossos câmpus.

Também aprovamos o calendário acadêmico unificado 2014 e a alteração do percentual que o IFSC destina à entrada de candidatos em seus cursos de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que considera a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Decidimos aumentar de 50% para 70% a reserva de vagas para esse tipo de processo seletivo. Falamos ainda sobre como podemos nos preparar para participar do WorldSkills 2015, maior competição da educação profissional que será realizada em São Paulo.

Conaes

reuniao_conaesNa terça-feira, participei da 100ª reunião da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, a Conaes. Foi uma reunião aberta e ampliada para comemorar o número de encontros e tivemos a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e de outros secretários do MEC. Tivemos mesas sobre a história e atos da Conaes, as análises e os relatos das Comissões Próprias de Avaliação e ainda conhecemos o novo instrumento de avaliação institucional do Inep.

Planejamento

Na quarta-feira, participei da reunião sobre o Planejamento Estratégico do IFSC como parte da construção do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional. Com a presença dos pró-reitores, diretores sistêmicos e de servidores do meu gabinete, discutimos sobre perspectivas e temas estratégicos para definir uma estrutura do planejamento.

Os câmpus estão discutindo seus planejamentos também que nos servirão de insumo para identificar posteriormente os objetivos estratégicos globais para o IFSC. Esses objetivos serão validados no seminário do PDI que será realizado no final de outubro com representantes de todos os câmpus e da Reitoria.

Drone na Alesc

drones_alescNa quarta à tarde estive com nossos alunos e professores do Câmpus Florianópolis na Assembleia Legislativa do nosso estado. O Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento de Sistemas Embarcados do Departamento de Engenharia Eletrônica desenvolveu a programação do protótipo de multicóptero dentro do projeto Sistema de Monitoramento de Média Altitude. O projeto já é resultado do apoio institucional dado por meio do edital disponibilizado para grupos de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

Fomos à Alesc a convite do deputado Jailson Lima, que ficou encantado com o projeto. Conhecido como drone, um veículo aéreo não tripulado, o protótipo possibilita o monitoramento de áreas de risco, sem que haja prejuízos à segurança das pessoas.

drone_alesc_2Acompanhei a demonstração feita pelo multicóptero, que voou no plenário da Alesc por cinco minutos. O projeto demonstra a potencialidade dos nossos alunos. Fiquei muito orgulhosa de presenciar esse momento em que nossos estudantes foram bastante elogiados. São alunos da segunda fase do nosso recém-criado curso de Engenharia Eletrônica e que já estão fazendo pesquisa aplicada. Aliás, esse projeto em pouco tempo de existência já está chamando bastante a atenção. Meus parabéns aos envolvidos por praticarem o que o nosso Instituto se propõe, que é transformar os conhecimentos teóricos em prática a favor da comunidade.

Visita a Garopaba

SAMSUNGNa quinta, estive em Garopaba e fiquei muito feliz de ver o andamento das nossas obras. Também me reuni com os servidores na linha que comentei na semana passada de que todos ajudem a pensar no futuro do câmpus e na escolha das futuras lideranças.

• Formaturas: quarta e quinta participei das formaturas dos cursos do Câmpus São José. E hoje à noite tem mais. Parabéns aos formandos por essa conquista!
  • Reunião por videoconferência com a Setec e o Conif: nesta sexta de manhã, participei de uma webconferência para tratar do programa de qualificação dos servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Já estamos há algum tempo concentrando esforços para viabilizar ações desse tipo e gostaria de dizer aos nossos servidores que temos trabalhado bastante nesse sentido.

acao_cidadaniaHoje estive também no IFSC Ação Cidadania do Câmpus Florianópolis, um dia com diversos serviços gratuitos para a comunidade. As atividades marcam o início das comemorações dos 104 anos do IFSC, data comemorada na próxima segunda. Inclusive, no dia 23, para celebrar o dia, estamos trazendo para Florianópolis o filósofo e educador Mario Sergio Cortella que fará a palestra “A educação no século XXI e o perfil das educadoras e dos educadores”.

E no mesmo dia, abriremos as inscrições para nossos cursos Proeja, técnicos e de graduação para 2014/1. Será a maior oferta de vagas da nossa história! Acompanhem as informações no nosso site.

Na semana que vem também teremos a Mostra de Arte e Cultura do IFSC no Câmpus Florianópolis, o Didascálico, um programa apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas. Já deixo o convite para que participem das atrações gratuitas. Vejam aqui a programação.

Um abraço e até a próxima semana!

Atualizada em 08.10.2013