Reditec

Boa tarde!

Passei a semana em Maceió participando da XXXVII Reditec, a Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica. O evento é anual e neste ano foi organizado pelo Instituto Federal de Alagoas.

reditec_mesaO tema desta edição foi “Inovação Tecnológica para o Desenvolvimento: O papel da Rede Federal”. Além de acompanhar as palestras e discussões, mediei um debate com o tema principal do evento, com a participação do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton, do assessor especial do Ministro da Educação, José Luis Pinho Gordon, e da pesquisadora e consultora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Wrana Maria Panizzi. Foi muito bom poder contribuir com esse debate e ressalto a participação da professora Wrana, que quando vice-presidente do CNPq foi uma grande incentivadora da bolsas PIBITI e PIBIC.

dirigentes_reditec_siteTivemos uma grande comitiva, com a presença de quase todos nosso diretores-gerais de câmpus, além da diretora-executiva, Silvana Lisboa, e dos pró-reitores de Extensão e Relações Externas, Golberi de Salvador Ferreira, e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Mario de Noronha Neto. Essa participação é muito importante diante dos temas discutidos e da troca de experiência que esse evento nos proporciona.

A Reditec foi muito produtiva! O tema da inovação foi debatido, refletido e abordado de diferentes formas, com palestras, mesas-redondas e grupos de discussão, uma novidade nesta edição. Esse é um tema fundamental para que a nossa Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica possa atuar em sua plenitude, atendendo objetivos e finalidades que estão na nossa lei nº 11.892/2008. Estamos avançando, mas temos grandes desafios pela frente no que diz respeito à inovação e ao desenvolvimento tecnológico aliados à inclusão de todas as pessoas nesse contexto. Nossa Rede está comprometida com isso, com a transformação das pessoas e mudança das condições sociais e econômicas na região em que cada câmpus atua.

reditec_palestra_1Além da densidade das palestras e dos debates, a Reditec proporciona um forte momento de integração e articulação entre os dirigentes, o que nos aproxima e nos fortalece na medida em que atuamos cada vez mais em Rede. Trabalhando de modo solidário e colaborativo, conseguimos fazer com que todos saiam ganhando e o grande benefício é da comunidade que recebe um instituto melhor.

Destaco também uma novidade da edição deste ano que foi o compartilhamento de experiências exitosas dos Institutos. O IFSC mostrou como trabalha com o Regime Diferenciado de Contratações e as compras compartilhadas, além de apresentar o modelo de funcionamento do mestrado profissional em Mecatrônica e o projeto do Programa Piloto de Cooperação Internacional para Intercâmbio de Estudantes (Propicie). É um orgulho para nós termos essas experiências de sucesso! Esperamos que nossos exemplos ajudem os demais institutos, assim como aprendemos também com as experiências das outras instituições que foram apresentadas.

dirigentes_IFSC_reditecFoi uma semana muito agradável e de grande aprendizado. É importante fazermos essa reflexão conjunta para aplicar tudo o que foi discutido nas nossas práticas e no nosso dia a dia de trabalho. Com certeza, tudo o que debatemos foi para buscar sempre melhorar nossa atuação. Quando retornarmos para nossas cidades, vamos compartilhar o que vivenciamos com nossos colegas para que todos juntos consigamos aprimorar o nosso trabalho.

Para quem quiser saber detalhes do evento, acessem o site da Reditec: www.reditec.ifal.edu.br

Um bom final de semana a todos e até a próxima semana!

Esta entrada foi publicada em Post e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Reditec

1. Marcos da Costa disse:

Achei muito legal essa iniciativa de Educação Profissional e Tecnológica, assim como a questão de intercâmbio internacional entre estudantes dando aos nossos jovens oportunidades de conhecer outros países, pessoas e cultura. Parabéns.. Mas voltando a questão da educação profissional, eu acho muito importante, mas quero aqui contar o meu caso que fiz cursos quando mais jovem, como esses. E não sei se tive azar, mas não me ajudou muito para alcançar um sucesso financeiro satisfatório, mesmo aprendendo, as oportunidades eram poucas de trabalho ou os salários sempre foram muito baixos. Entao acho que não é suficiente só ensinar, mas também dar chances da pessoa conseguir trabalho. Eu, por ex. So melhorei a minha situação depois que abri meu próprio negócio. Existem inclusive páginas na internet como a http://www.globalbroker.com.br , onde existem ofertas de compra e venda de empresas. Acho que seriam interessantes também iniciativas do tipo: ensinar a pessoa como abrir um negócio, ou sua própria loja, etc..como levar um negócio a frente, isso certamente geraria mais empregos, etc..como foi no meu caso.

2. Maria Clara disse:

Obrigada pelo seu contato! Sabemos que nosso trabalho inclui a valorização e melhor inserção dos técnicos no mercado e como é importante incentivar e trabalhar o empreendedorismo. Muitos de nossos cursos já possuem essa formação, assim como incentivamos projetos com esse caráter. Temos que melhorar sempre! Sucesso no seu negócio! Um abraço.