Ambientação, Brasília, comunicação e reuniões

Boa tarde!

Inicio este post compartilhando um importante momento que tivemos no IFSC nesta semana: a aprovação da nossa Política de Comunicação, um processo pioneiro na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O documento foi aprovado ontem no Conselho Superior, que é o órgão máximo e deliberativo da nossa instituição.

SONY DSCNuma instituição como a nossa, dispersa geograficamente, que já conta com 21 câmpus, é fundamental que tenhamos um alinhamento e uma sistematização em termos de comunicação para que sejamos vistos como rede e como uma única e forte instituição. Gostaria de parabenizar a equipe envolvida no projeto, que se dedicou bastante para chegarmos a esse ponto.

Agora começa a parte mais difícil, que é internalizar o documento. Peço que nossos servidores se comprometam com o processo e percebam que a comunicação é responsabilidade de todos. Aos nossos públicos estratégicos, que identificamos e listamos na política, gostaria de dizer que fizemos tudo isso para melhorar o nosso relacionamento com vocês. Esperamos que vocês percebam nossos esforços nesse sentido e já comecem a notar a diferença no nosso atendimento.

Teremos o lançamento oficial da nossa Política de Comunicação no dia 13 de setembro, data em que iremos disponibilizar o documento para todos. Para quem quiser ver como foi todo o processo, é só acessar o ambiente virtual: www.politicadecomunicacao.ifsc.edu.br.

Pauta interna

Na segunda à tarde participei da reunião ampliada, realizada no auditório do Câmpus Florianópolis, entre representantes da Reitoria do IFSC e do Sinasefe-SC Seção Sindical IFSC sobre a pauta interna, documento elaborado durante o período de greve em 2012 e entregue à Reitoria com as reivindicações dos servidores. Entre os assuntos que tratamos estão a Resolução 13, as férias dos técnicos-administrativos, funcionamento do Siass, gestão participativa e flexibilização da jornada de trabalho.

SONY DSCMuitas das solicitações que estavam na pauta interna foram encaminhadas e até resolvidas desde a entrega do documento. Conseguimos avançar em relação a muitos temas, sempre com base no diálogo e na participação dos servidores, para encontrarmos soluções em conjunto para os problemas apontados. Gostaria de destacar que o espaço de debate entre o IFSC e o sindicato estará sempre aberto, até porque as demandas dos servidores serão sempre renovadas de acordo com o momento e precisam ser analisadas.

Brasília

conaesEstive em Brasília na terça e na quarta para participar da reunião do Conselho Superior do Instituto Federal de Brasília, do qual sou conselheira externa. É uma experiência muito boa para contribuir e também aprender com a atuação no Consup de Brasília. Participei também da reunião da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, a Conaes. Tivemos a eleição do presidente, na qual foi reconduzido o professor Robert Evan Verhine. O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, esteve presente e ressaltou a consolidação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que no ano que vem completa dez anos.

Reunião na Prefeitura de Florianópolis

Na quinta-feira, depois de alguns reagendamentos, conseguimos enfim nos reunir com o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior. Participei da reunião com o diretor-geral do Câmpus Florianópolis, Maurício Gariba Júnior, e outros servidores do Instituto.

reuniao_prefeitoUm dos pontos que tratamos foi a futura expansão do IFSC na cidade. Entregamos documentos com os planos de crescimento da instituição, que envolvem o aumento do prédio do Câmpus Florianópolis-Continente e também a construção de um edifício de seis andares no Câmpus Florianópolis. A projeção de crescimento inclui também a doação do terreno da Baía Sul, que está tramitando na Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e necessita de alteração no zoneamento para se concretizar. Vamos participar da comissão que está discutindo a ocupação da baía sul desde o terminal Rita Maria até o Trevo da Seta. O prefeito também se comprometeu a colocar a comissão do plano diretor em contato conosco, mas antecipou que não deve haver problemas em atender essas solicitações. Em relação ao Câmpus Florianópolis-Continente, conseguimos o alvará para a ampliação do câmpus e na próxima semana o edital para as obras já deve estar nas ruas.

reuniao_prefeito_2Em contrapartida, a prefeitura solicitou a ampliação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e a intensificação dos programas de extensão, especialmente no maciço do Morro da Cruz, que é vizinho do Câmpus Florianópolis. Isso encaixa bastante com o que podemos e devemos fazer, já que o Instituto pode contribuir muito em todas essas áreas. A prefeitura nos solicitou, inclusive, que pudéssemos oferecer cursos no Norte da Ilha. Nesse sentido, vamos montar uma comissão do Câmpus Florianópolis-Continente – diante da demanda indicada – para analisar as possibilidades.

Outro ponto positivo da reunião foi a promessa da instalação de um redutor de velocidade em frente ao Câmpus Florianópolis, uma reivindicação de mais de 20 anos da comunidade acadêmica local. Segundo o prefeito, no começo do próximo semestre a lombada eletrônica será instalada.

Conselho Superior

SONY DSCNa quinta-feira, tivemos a reunião do Conselho Superior do IFSC. Além da aprovação da Política de Comunicação, que comentei acima, aprovamos a resolução que define o uso do espaço físico na Reitoria e nos nossos câmpus, quatro novos cursos técnicos – nos câmpus Caçador e Itajaí – e a renovação da autorização de credenciamento das fundações de apoio. O Consup também aprovou que o mandato dos conselheiros – que terminaria em fevereiro do ano que vem – seguirá até junho, para unificar o calendário das eleições dos órgãos colegiados do IFSC. Outro ponto foi a institucionalização da EaD. Foi aprovada a criação de um centro de formação para capacitar nossos servidores a atuar na educação profissional e tecnológica. Isso possibilitará um grande avanço no IFSC, termos uma estrutura específica para atuar nas áreas de Educação e Gestão Pública.

Outros assuntos

  • Ambientação: nesta segunda, tivemos mais uma ambientação para receber 94 novos servidores docentes e técnico-administrativos. Refaço meu desejo de boas-vindas e peço que nos ajudem sempre a fazer um Instituto melhor. Contamos com vocês e vocês podem contar conosco!
  • SONY DSCAniversários de câmpus: nesta semana, nossos câmpus Chapecó e Florianópolis-Continente comemoraram sete anos de funcionamento. Parabéns aos servidores que fazem a diferença com seu trabalho e dedicação e aos alunos que nos ajudam a construir essa história!
  • Formatura: tivemos mais uma formatura do Câmpus Florianópolis-Continente. Sucesso aos formandos! Hoje temos formatura no Câmpus Gaspar. Que o que vocês aprenderam por aqui os ajude em suas vidas profissionais!
  • SONY DSCAula inaugural: na tarde de hoje participei da aula inaugural da segunda turma do curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Florianópolis. Recebemos o presidente do Conselho de Administração da WEG, Décio da Silva. Foi um momento muito marcante e tenho certeza de que a palestra motivará os alunos na sua trajetória aqui no IFSC!

Até a próxima semana!

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Post. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Ambientação, Brasília, comunicação e reuniões

  1. Gisele disse:

    Tive contato com o trabalho do IFSC em 2012 e fiquei muito surpresa com a qualidade do ensino e voltado para preparar os jovens para o mercado de trabalho. Parabéns à reitora Maria Clara pelo admirável trabalho a frente dessa grande instituição, que na minha opinião já é referência em institutos federais no Brasil.

    (comentário editado por conter divulgação comercial)

  2. Maria Clara disse:

    Obrigada, Gisele! Fico feliz com esse retorno!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *