Reuniões e eventos

Boa tarde!

SONY DSCComecei a semana recebendo os novos servidores do IFSC. Um grupo de 69 novos servidores, aprovados no último concurso público, participou na segunda e na terça de uma ambientação promovida pelas pró-reitorias de Administração e Ensino na Reitoria. Receber novos profissionais é sempre uma alegria para o nosso Instituto, pois temos a certeza de que estamos melhorando a nossa estrutura para melhor atender aos nossos alunos e à sociedade. Sejam muito bem-vindos! Contamos com a competência e o comprometimento de vocês!

Agenda em Joinville

SAMSUNGNa segunda mesmo, viajei a Joinville para uma reunião com os servidores do câmpus. Fomos discutir a viabilidade de federalizar a Escola Conselheiro Mafra, que pode passar para responsabilidade do IFSC. Fomos ouvir os servidores, pois queremos tomar a decisão de forma coletiva, avaliando os impactos de orçamento e pessoal dessa decisão. Ficou decidido que uma comissão formada por servidores do Câmpus Joinville vai analisar a viabilidade de expansão da instituição diante do interesse da Secretaria de Desenvolvimento Regional em federalizar a escola.

Depois participei, na ACIJ, Associação Industrial e Comercial de Joinville, do lançamento de programas destinados a estimular a inovação em Santa Catarina. O evento contou com as presenças do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, e do governador do Estado, além de muitas autoridades da área. Foi muito bom prestigiar esse evento, pois pude fazer vários contatos que podem ajudar em projetos institucionais. A inovação faz parte da nossa missão e políticas de fomento nessa área são sempre positivas para impulsionar o desenvolvimento de projetos que tragam benefícios sociais.

À noite tivemos no câmpus a certificação dos alunos da extinta União de Tecnologia e Escolas de Santa Catarina, a Utesc. A instituição particular foi descredenciada pelo MEC e alguns alunos não tinham ainda recebido seus diplomas. Os registros escolares desses estudantes foram transferidos para o então Cefet-SC, que fez a análise dos históricos e confirmou o direito de diplomação dos ex-alunos dos cursos de Tecnologia da Informação, de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Tecnologia e Processamento de Dados.

Recepção aos alunos

volta_aulasNesta semana, mais seis câmpus retornaram às atividades: Florianópolis, Geraldo Werninghaus, Araranguá, Itajaí, Canoinhas e São José. Participei da recepção aos alunos feita nos Câmpus Florianópolis e São José. Destaquei a importância dos estudantes se mobilizarem e participarem da gestão da instituição – até como parte da formação cidadã que buscamos oferecer no IFSC. Precisamos dos estudantes atuando no Grêmio, nos conselhos, nos colegiados, porque não adianta buscarmos mais recursos e projetos, se não houver participação dos alunos. Todo esse esforço é para que todos tenham a melhor educação possível. Espero que aproveitem esta oportunidade de estudar em uma instituição gratuita e de qualidade e que nos ajudem sempre a avançar.

Mulheres Mil

SONY DSCNa quarta-feira, participei da aula inaugural do programa Mulheres Mil do Câmpus Itajaí – que foi um dos câmpus que iniciou cursos nesta semana. Também tivemos aulas inaugurais do programa em Lages, Pinhalzinho e Jaraguá do Sul. Esse programa permite ao IFSC exercer sua missão em plenitude. Ao trazer essas mulheres em vulnerabilidade social de volta à escola, queremos melhorar a sua qualidade de vida, mas ir além. A partir da mudança na vida dessas alunas, queremos transformar a vida de suas famílias e de toda comunidade. Quero deixar meu carinho especial a essas estudantes e dizer que contem com o IFSC assim como o nosso Instituto conta com vocês.

Fiz questão de participar da aula em Itajaí pelo problema que estamos tendo na cidade com a construção da nossa sede definitiva. Por um lado, vivemos um momento de grande alegria pela primeira oferta do programa no município. Por outro, sentimos a tristeza pela obra parada do nosso câmpus, que nos é impedida de continuar. Faço mais uma vez um apelo aos poderes públicos para que deixem o IFSC terminar a obra. Isso nos permitirá atender melhor toda a comunidade.

SONY DSCNão conseguimos continuar as obras por um impedimento judicial movido pela construtora, que não terminou a obra no prazo, além de outras irregularidades cometidas por essa empresa. Aguardamos ainda a decisão judicial para continuar nosso trabalho. E essa demora, assim como angustia a comunidade, nos deixa muito apreensivos porque estamos prestando serviço numa estrutura que não é adequada tendo um projeto tão bom para a cidade. Mas continuamos empenhando todo nosso esforço e buscando uma solução para esse problema!

PDI

seminario_PDINa quinta-feira, participei do seminário sobre a missão, visão e valores do IFSC, que faz parte da construção do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional, o PDI. O conteúdo da Missão e da Visão funcionam como a apresentação da nossa instituição para a comunidade. Temos que dizer claramente quem somos e o que fazemos para que as pessoas se enxerguem como nossos alunos e se incluam em nosso projeto institucional. Esse é um momento muito importante para nossa instituição refletir sobre o seu papel, por isso estamos nos dedicando muito nesse processo.

Outros assuntos

  • manisfesto_conif_jornalManifesto Conif: como eu disse na semana passada, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica fez um manifesto para reafirmar o papel dos institutos federais. O documento foi, inclusive, publicado no jornal Correio Braziliense. Compartilho aqui o texto na íntegra.
  • Engenharia Civil: hoje à noite participarei da aula inaugural do curso de Engenharia Civil do Câmpus Florianópolis. O curso será noturno, com um período vespertino de aulas, nesse semestre a segunda-feira. A estrutura do curso foi pensada dessa forma justamente para permitir que quem trabalha o dia inteiro possa fazer um curso de engenharia. Esse é um sonho antigo e que ficamos felizes de conseguir colocar em prática. Parabéns aos alunos dessa primeira turma! Desde já, vocês fazem parte da nossa história.

E amanhã estarei em Criciúma para as formaturas dos cursos técnicos de Edificações e de Eletrotécnica. Temos ainda outras formaturas em Joinville e Canoinhas.

Até semana que vem!

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Post. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *