Reuniões

Boa tarde!

Estou de volta das férias e retornei com uma agenda cheia de reuniões. Logo na segunda-feira, tive uma reunião com os gestores dos câmpus da Expansão. Iniciamos um debate sobre como podemos melhorar os processos participativos para potencializar a gestão democrática. A partir de setembro, começarei a visitar os câmpus para conversar com os servidores sobre isso.

Estamos acompanhando também o amadurecimento de vários câmpus da Expansão que já completam três anos de funcionamento. Com isso, seus processos administrativos e pedagógicos estão mais consolidados e os câmpus não precisam mais ficar vinculados à Diretoria de Expansão. Ficamos satisfeitos de vê-los caminhando com as próprias pernas e conquistando mais autonomia.

Colégio de Dirigentes

À tarde, tivemos mais uma reunião do Colégio de Dirigentes (Codir) do IFSC. Destaco a apreciação da nossa Política de Comunicaçãoque agora segue para aprovação do Conselho Superior. Esse documento traz diretrizes e princípios que o IFSC assume em termos de comunicação, com grandes avanços para nosso trabalho na área. Desde dezembro do ano passado, a equipe da Diretoria de Comunicação vem trabalhando na política que, como vocês acompanharam, foi construída de forma coletiva. Esperamos que com essas orientações nosso Instituto melhore seu relacionamento com os diversos públicos.

SONY DSCTambém no Codir, foi aprovado o calendário de Ingresso 2014.1. Apreciamos ainda a minuta de resolução sobre uso do espaço físico do IFSC. Muitas cidades em que temos câmpus não possuem espaços para eventos e solicitam o uso de nosso auditório ou de nossas quadras. Entendemos que o IFSC precisa mesmo estar aberto à comunidade e abrir nosso espaço físico é nos aproximar do município que nos acolhe. A resolução apenas estabelece critérios para esse empréstimo.

Também foi apreciada a minuta de resolução sobre Registros Acadêmicos que reorganiza os processos institucionais nessa área. Trata-se de uma demanda dos câmpus para fortalecemos nossos processos e termos mais segurança na nossa atuação.

Os outros pontos de pauta passaram para a reunião extraordinária, que será no dia 26 de agosto.

Conif

Na segunda à noite, viajei para o Rio Grande do Norte, onde foi realizada a reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif. Os principais pontos tratados foram sobre a carreira.

Professor Titular

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, a Andifes, e o Conif possuem propostas diferenciadas em relação à ascensão à classe de professor titular. Em função disso, a regulamentação também será diferente. Disponibilizo na intranet do IFSC – para nossos servidores – alguns arquivos em que é possível verificar as propostas e comparar os critérios adotados por cada entidade.

Temos um consenso em relação a ser considerado o número de aulas dadas no período necessário à ascensão docente para a classe titular. Estamos discutindo a média de aulas para que tenhamos um valor condizente com as características de cada instituição.

Cada instituição vai elaborar suas regras que deverão ser aprovadas pelo Conselho Superior. Já estamos nos preparando para que essa discussão e encaminhamento seja feito no IFSC.

RSC

O Conselho Permanente para o Reconhecimento de Saberes e Competências da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, CPRSC, criado pelo MEC pela portaria nº491/2013, fez sua primeira reunião. Ainda faltam algumas entidades definirem seus representantes, mas já se conseguiu iniciar a discussão.

Foi iniciado o debate sobre as diretrizes e também acatados os encaminhamentos do GT. Foi proposto que o conjunto de critérios seja considerado para todos os grupos, RSC1, RSC2 e RSC3, não havendo mais a distinção em cada bloco, apoiada pelo CONIF. Outra proposta é que haja uma banca de avaliadores – com membros externos e internos – nos processos para que haja a maior isenção possível.

Compartilho também na intranet do IFSC um arquivo em que é possível ver o andamento do processo.

Esse é um processo complexo, mas estamos buscando agilidade para atender à expectativa dos nossos docentes. A partir das diretrizes colocadas pelo Conselho, o Conif irá trabalhar numa proposta de regulamentação para a Rede Federal. Aguardaremos essa definição para então utilizarmos essa base para fazermos uma proposta para o IFSC, que terá que ser aprovada pelo Conselho Superior. A próxima reunião da CPRSC ocorrerá em 19 de agosto.

Avaliação de Desempenho

No Conif, debatemos a proposta de avaliação de desempenho para os docentes da Rede, feita para atender à nova legislação da carreira. Entendemos que a proposta atende bem às mudanças e agora uma comissão interna do IFSC vai utilizá-la como base para conduzir os trabalhos na nossa instituição. Estamos tendo o cuidado de não prejudicar as progressões a serem feitas nesse ano.

FCC

Continuamos aguardando a liberação das funções de coordenação de cursos, FCC, pelo MEC. A previsão agora é que venham até setembro. Nesse sentido, também estamos discutindo com o Ministério cargos que não existem mais e que necessitamos, além de outros que não necessitamos mais e são disponibilizados.

Nota de Repúdio

O Conif elaborou uma nota de repúdio à posição da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Capes, que, num pronunciamento do seu presidente, criticou a oferta de cursos de pós-graduação pelos Institutos Federais. No documento que deve ser divulgado no site do Conif, destacamos a autonomia dos Institutos Federais para a criação de cursos e o compromisso com a nossa função que está descrita na lei 11.892. Não concordamos com essa posição elitista, pois entendemos que devemos atuar nos níveis de ensino previstos na legislação.

Outros informes

Na reunião do Conif, ainda foi abordada a programação da Reditec 2013, a Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica, que será realizada em Alagoas de 2 a 5 de setembro. Também relatamos como foi a viagem que a comitiva do MEC – da qual participei – fez à Alemanha para observar a WordSkills 2013 e falamos sobre o fechamento da matriz orçamentária 2014.

IFSC no Seurs

blog_seursNesta semana, tivemos a realização do 31º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul em Florianópolis. O evento foi realizado na UFSC de domingo até quarta. O IFSC, além de ser um dos apoiadores do evento, participou com um estande, oficinas a apresentações orais. Parabenizo todos os envolvidos e participantes, que nos representaram muito bem. Em função da minha agenda, vistei o Seminário na segunda-feira e fiquei muito contente com o que eu pude conferir.

Outros assuntos

  • O professor Jesué Graciliano da Silva, que atua como ouvidor-geral, foi chamado pelo MEC para assumir o cargo de reitor pró-tempore do Instituto Federal do Paraná. Jesué já foi reitor pró-tempore do IFSC e do Instituto Federal Farroupilha e foi sua experiência em gestão que levou o MEC a nomeá-lo por um tempo a ser definido ainda.
  • Prefeitura: A reunião que teríamos nesta sexta com o prefeito de Florianópolis foi cancelada pela prefeitura, que deve remarcar nova data.
  • Falecimento: Infelizmente, faleceu nesta semana o servidor aposentado do Câmpus Florianópolis Edson Levi Auras. Estive na última segunda no velório para levar nossos sentimentos e o reconhecimento a esse servidor que tanto contribuiu para nosso instituto.
  • Formatura: Neste final de semana, teremos formatura de cursos técnicos dos câmpus Lages e Caçador. Parabenizo nossos formandos! Espero que tenham gostado de estudar conosco e contamos com vocês para ajudarem a levar o nome do IFSC adiante com sua qualificação e formação cidadã.
  • Dia do Estudante: No domingo, comemoramos o dia de quem é responsável pela nossa existência. Os alunos são nossa prioridade. Ser estudante é ter a oportunidade de aprender muito para transformar a sua comunidade, a sua cidade, o seu País e, por que não, o mundo. Um parabéns pela data especial para os alunos dos nossos 19 câmpus em funcionamento! Clique aqui para conferir o cartão especial que preparamos para vocês.
  • Dia dos Pais: E não poderia deixar de parabenizar também os pais, sem os quais não poderíamos ser mães. Aos nossos servidores e alunos que têm a honra de ter essa responsabilidade, nosso carinho pela árdua tarefa de conciliar trabalho, estudo e família. Também fizemos uma mensagem para vocês (clique aqui para ver).

Hoje o post ficou extenso, mas é porque foi uma semana realmente com muitas decisões e encaminhamentos. Até a próxima semana!

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Post. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.