Eventos, Brasília e possibilidades

Boa tarde!

entrada_worldskillsRetornei nesta semana da viagem à Alemanha para participar do WordSkills 2013, como eu havia já falado na semana passada. Voltei muito empolgada com tudo que observei por lá. O torneio é enorme e oferece um aprendizado incrível para os alunos. Compartilho aqui matéria publicada no nosso site que traz mais detalhes sobre as possibilidades que estamos estudando para que os alunos dos Institutos Federais possam participar deste evento que tanto valoriza a educação profissional.

visita_institutoAlém de observar o evento, com a delegação do MEC, tivemos a oportunidade de fazer visitas técnicas e nos reunir com representantes de instituições de outros países como também comentei na semana passada. E voltamos com a ideia de possibilitar a ida de nossos servidores para esses países para conhecerem os modelos praticados e que dão bons resultados. Esperamos ainda neste ano já viabilizar esses intercâmbios.

ODM

SONY DSCNesta quarta-feira, tivemos o lançamento do 5º Prêmio ODM Brasil, evento realizado na nossa Reitoria. O objetivo dessa premiação é reconhecer e valorizar ações, programas e projetos que ajudam o Brasil no alcance dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Nosso Instituto tem uma identidade forte com os ODM, principalmente agora com a execução de programas sociais do Governo Federal, como o Pronatec e o Mulheres Mil.

O IFSC é a única instituição pública federal de educação que está entre os apoiadores catarinenses dos ODM. Estamos este ano desenvolvendo uma série de ações para ampliar a participação junto ao programa e reforçar as propostas dentro da instituição.

As inscrições para 5º Prêmio ODM Brasil estão abertas até o dia 2 de agosto. Convido todos a se informarem e participarem. Vejam mais detalhes na matéria que está no nosso site sobre o assunto.

Posse colegiados

Nesta sexta de manhã, tivemos a posSONY DSCse dos novos membros dos colegiados do IFSC que assumem vagas no Conselho Superior; no Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão; no Colegiado de Desenvolvimento de Pessoas e na Comissão Própria de Avaliação. Gostaria de agradecer pelo interesse e disponibilidade desses servidores eleitos e dos alunos em participar ativamente da gestão.

Precisamos de visões plurais que nos permitam avançar e melhorar sempre o que fazemos. Contamos com o conhecimento, a experiência e a percepção de cada um para uma atuação comprometida e que traga bons resultados para o IFSC.

Inep

oficina_inepNesta semana, fui a Brasília participar de uma oficina no Inep sobre a avaliação de cursos superiores. Os instrumentos de avaliação terão orientações específicas para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. E, para isso, iniciamos a construção de um documento orientador, além de uma proposta de capacitação para os avaliadores.

Sempre tivemos a preocupação em aperfeiçoar o sistema para que atendesse as especificidades que temos na Rede Federal. Essa oficina é um passo nessa direção.

Orçamento

Finalizamos a proposta orçamentária para 2014 depois de muitas reuniões com os diretores-gerais dos nossos câmpus. Agora essa proposta vai para o MEC analisar e nos retornar. Priorizamos os investimentos para podermos ter o apoio com o qual a Secretaria de Educação Profissional do MEC se comprometeu. Com isso, buscaremos resolver problemas de infraestrutura que temos em alguns câmpus.

• Política de Comunicação: estamos na etapa final da construção da nossa Política de Comunicação. A minuta do documento foi feita pela comissão responsável com a ajuda do consultor que contratamos para isso. Agora os servidores do IFSC estão analisando o texto. Chamo a atenção para o prazo desta análise que termina neste domingo e reforço a importância de todos os servidores lerem o documento que terá impacto na atividade de cada um e trará muitos benefícios para nosso Instituto.
  • PDI: também estão ocorrendo nos câmpus e na Reitoria as audiências para a discussão do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional, que será nosso guia para os próximos cinco anos. O envolvimento dos servidores também é fundamental para conseguirmos construir um documento que atenda às nossas necessidades, respeitando toda a diversidade que temos. Procurem as comissões do seu local de trabalho e participem!
  • RSC: foi apresentado no Conif semana passada o trabalho do GT com as diretrizes e também uma primeira proposta de planilha para discussão sobre o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC). Estamos aguardando a posse do Conselho, pois algumas entidades ainda não definiram seus representantes, para dar continuidade ao nosso trabalho.

E na semana que vem teremos mais uma posse de novos servidores, um momento que sempre nos alegra. Até lá!