Viagem à Alemanha

Bom dia!

67aff5beb1ba5d953ef572a47328ac97Nesta semana, estou participando da edição 2013 do WorldSkills, maior torneio de ensino profissionalizante do mundo, que está sendo realizado no Centro de Convenções de Leipizig na Alemanha. Faço parte de uma delegação do Ministério da Educação como observadora. Nossa intenção é que as instituições da Rede Federal de Educação Científica, Profissional e Tecnológica participem da próxima edição que será em 2015 em São Paulo.

A viagem está sendo bem produtiva. Esse é um evento importante que valoriza bastante a educação profissional. A participação dos alunos é muito boa e proporciona um aprendizado excelente. O evento foi aberto oficialmente na terça-feira de noite e conta com cerca de 9 mil participantes. A abertura foi muito grandiosa com mensagem da chanceler alemã Ângela Merkel e da presença da ministra da educação da Alemanha, Johanna Wanka.

675b5977645de889fdbfe87cad1cb97eFizemos visitas técnicas e reuniões importantes. Uma dela foi no Fraunhofer IPK, um instituto de Sistemas de Produção e Tecnologia de Design de Berlim. Na Alemanha, existem 66 institutos de pesquisa e inovação e um modelo muito bom e efetivo para aplicarmos por aqui, pois tem muita aderência aos nossos institutos e à nossa importante missão de desenvolvimento tecnológico e inovação.

Com certeza, a partir desta viagem, teremos encaminhamentos fortes e intensos nessa área para a Rede Federal na implantação de polos de inovação. Estamos observando por aqui uma interação forte da pesquisa com a inovação e a transferência de tecnologia.

• RSC: Na segunda, antes de embarcar, participei de uma webconferência com outros reitores sobre o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) da carreira docente que foi assunto da reunião do Conif desta semana. Também falamos da questão do orçamento.
  • Conif: Nesta semana teve mais uma reunião da Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Como estou em viagem, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Andrei Cavalheiro, e a pró-reitora de Administração, Elisa Flemming Luz, me representaram.

Na próxima semana, divulgo por aqui as informações sobre essas reuniões e mais detalhes da viagem. Até lá!

Esta entrada foi publicada em Post e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.