Intercâmbio, novos servidores e reuniões

Boa tarde!

Recebemos nesta semana uma delegação canadense com representantes da Association of Canadian Community Colleges. A Associação das Faculdades Comunitárias Canadenses veio se apresentar aos nossos estudantes de graduação como um possível destino para quem quer fazer intercâmbio pelo programa Ciência sem Fronteiras.

SONY DSCAcredito que estudar no exterior é uma oportunidade que deve ser aproveitada por todos os alunos, pois favorece o crescimento pessoal e, também, profissional. Faz parte do nosso papel, como instituição de educação, estimular o exercício da cidadania. O intercâmbio é uma maneira de fomentar esse exercício.

Antes mesmo do Ciência sem Fronteiras, o belo programa do Governo Federal, que impulsionou o intercâmbio dos estudantes de graduação, nós já tínhamos no IFSC o Programa Piloto de Cooperação Internacional para Intercâmbio de Estudantes do IFSC, o Propicie. Nossa intenção agora e, inclusive, retomar o programa para permitir o intercâmbio para alunos de cursos técnicos também.

canadenses2Nossos estudantes que já participaram de intercâmbio e os que estão fora atualmente têm nos dado muito orgulho. De uma maneira geral, as instituições que recebem nossos alunos os elogiam e destacam a boa formação acadêmica. Esperamos poder oferecer essa oportunidade para mais estudantes!

O Ciência sem Fronteiras está com diversas chamadas abertas até metade de julho. Convido nossos alunos de graduação a participarem do processo. Para auxiliar com a questão do idioma, que para alguns pode ser um entrave, vamos oferecer uma capacitação em inglês e dar um apoio financeiro para a realização do exame de proficiência. Na próxima semana devemos divulgar esse edital.

Ambientação

Na terça e na quarta-feira, promovemos a ambientação para cerca de 100 novos servidores técnico-administrativos de vários câmpus do IFSC. Durante dois dias, nossos recém-chegados participaram de atividades de ambientação organizadas pela Diretoria de Gestão de Pessoas, na Reitoria em Florianópolis. Participei da abertura do encontro e destaquei a importância dos novos servidores conhecerem o Instituto e se sentirem parte dele.

SONY DSCSomos uma instituição centenária e ao mesmo tempo muito nova como Instituto Federal. Por causa da grande expansão que tivemos a partir de 2006, temos realidades muito diferentes entre os nossos câmpus. Conhecer essas diferenças irá contribuir para que juntos tornemos essa instituição cada vez melhor. Desejo mais uma vez as boas-vindas para esses novos servidores que, com certeza, chegam para melhorarmos nosso atendimento. Contamos com a garra e o comprometimento de vocês.

Importante falar para os novos e para os antigos servidores que estamos preocupados com a questão da qualificação e trabalhando ações para atender essas expectativas de todos.

Rádio e TV

radio_tvParticipei da abertura do 3º Encontro do Grupo Executivo de Rádio e TV da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica que começou na segunda e foi até quinta em Florianópolis. O evento foi organizado pelo IFSC, por meio da nossa TV e Rádio. O objetivo do evento foi promover a integração e a troca de experiência dos servidores das instituições da Rede para potencializar o uso das mídias tecnológicas para fins educativos. Esses canais são importantes para fortalecer a educação profissional e tecnológica – tanto como canais informativos como educativos.

Colégio de Dirigentes

Tivemos nesta semana mais uma reunião do Colégio de Dirigentes, que reúne todos os diretores-gerais dos nossos câmpus. Tratamos sobre o concurso Público 2013, os próximos eventos que teremos – como SEURS, SEPEI, SIEM e ICBL, Pronatec e Mulheres Mil. Também apresentamos uma proposta de processos de distribuição do orçamento relativo à oferta EaD e discutimos sobre o Sistema Dual Alemão, o Centro de Memória e o PDI 2014-2018.

pdiFalando em PDI, está disponível para a consulta da comunidade acadêmica a minuta do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) que faz parte do PDI. Convido os alunos e servidores a analisarem o documento que está no site www.pdi.ifsc.edu.br. Esse é o momento para pensarmos no futuro da nossa instituição. E, para melhorarmos, precisamos da participação de todos. Leiam a minuta e procurem as comissões locais dos câmpus e da Reitoria para discutirem o assunto.

Sinasefe-SC

Na quarta-feira, tive uma reunião com representantes do Sinasefe-SC que me entregaram uma carta com reivindicações dos servidores. Tratamos dos assuntos expostos e nos colocamos à disposição para juntos buscarmos soluções. Algumas questões já estão sendo tratadas pela Gestão e outras ainda estamos estudando. Vamos elaborar as respostas e os encaminhamentos das questões para os pontos da carta e entregaremos para o Sinasefe-SC.

Fórum de Reitores

reitoresNesta sexta, tivemos mais uma reunião do Fórum de Reitores das Instituições Públicas de SC. Discutimos sobre a assistência estudantil e a articulação entre as instituições. Esses encontros têm sido muito bons para nos conhecermos melhor e otimizarmos nossa atuação.

Outros assuntos

  • deputadosReunião Deputados: nesta sexta-feira de manhã, recebi em meu gabinete o reitor do IFC, Francisco Sobral e os deputados Pedro Uczai e Luci Choinacki. Falamos sobre a expansão dos nossos institutos pelo estado e da importância de termos o apoio dos deputados para atendermos as expectativas da população. Os deputados se comprometeram a apoiar várias ações dos institutos de SC por meio de emendas parlamentares.
  • Libras: em reunião com a direção dos câmpus Florianópolis e Palhoça Bilíngue, conhecemos o projeto bem interessante do professor Plínio Cornélio Filho que trata de um sistema operacional para surdos. Esse sistema irá converter textos em Libras e será uma ótima ferramenta para auxiliar no aprendizado de alunos surdos. Vamos ver a melhor maneira de colocarmos em prática.
  • politicaPolítica de Comunicação: a construção da Política de Comunicação do IFSC entrou nas etapas finais. Desde segunda, a minuta feita pela Comissão da Política foi disponibilizada para análise dos nossos servidores. Peço também que todos tirem um tempo para ler o documento e pensar na comunicação, uma vez que estamos entendendo-a como estratégica para nossa instituição.
  • EaD: tive uma reunião com os coordenadores dos cursos e a direção do Câmpus Florianópolis para definir a reoferta de cursos já existentes. Com a criação dos Núcleos de Educação a Distância, aprovados no último Conselho Superior, todas os nosso câmpus poderão ofertar e receber cursos. E isso será muito bom também para nossos servidores que poderão se qualificar por meio desses cursos. A oferta EaD fará parte, inclusive, da nossa política de qualificação dos servidores.

Neste domingo teremos o exame de classificação para nossos cursos técnicos. Quase 5 mil candidatos disputam nossas vagas em 15 cidades. Desejo boa prova a todos e um bom trabalho aos nossos servidores envolvidos no processo.

E na semana que vem embarco para a Alemanha para ser observadora do WorldSkills Internacional, competição de educação profissional que reúne estudantes de todo o mundo. Vou integrar a delegação brasileira com um grupo de cinco reitores dos Institutos Federais – um de cada região do País – que viajará a convite do Ministério da Educação. Retorno só no dia 9 de julho, mas pretendo postar notícias de lá.

Boa semana a todos!

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Post. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.