Formaturas, eventos e reuniões

formaturaNesta semana, participei de muitas reuniões e eventos. No sábado, estive presente nas formaturas dos cursos do Câmpus Florianópolis. Por ser nosso câmpus mais antigo, é o que temos mais alunos. E tenho a certeza que com os novos formandos estão bem preparados para atuar no mercado, colaborando para o desenvolvimento regional nas áreas em que estudaram. Parabenizo mais uma vez os recém-formados pela conquista! Para mim é fundamental estar próxima dos alunos para poder atender suas necessidades e expectativas. Faço todo o possível para isso, mas muitas vezes minha presença em fóruns e reuniões é exatamente para viabilizar ações tão essenciais à vida estudantil.

Viagens

cacadorEstive na segunda-feira no Câmpus Caçador para participar de uma coletiva de imprensa sobre o lançamento do edital para a construção do bloco II do câmpus. Durante a minha estada, fui entrevistada pelas alunas do curso técnico de Vestuário para um projeto do curso. É muito bom ver nossos alunos colocando em prática o seu aprendizado.

Agradeço aos servidores e aos alunos do câmpus pela paciência e dedicação que estão tendo na implantação do câmpus. Sabemos das dificuldades enfrentadas, mas trabalhamos para agilizar o processo de melhorias de infraestrutura. Com certeza, a publicação do edital no regime diferenciado de contratações – conforme já comentei – aqui no blog é um grande passo nessa direção.

Eventos

museusNa quarta-feira, participei da abertura do Seminário Memórias & Memórias do IFSC realizado na Reitoria. O evento integrou a programação oficial da Semana Nacional de Museus, Em função de todos os processos que estamos vivenciando este ano, mais do que nunca é o momento para resgatarmos a memória da instituição. Temos que olhar para o passado e aprender com ele para projetarmos um futuro melhor. Preservar a memória do Instituto é fundamental para se entenda melhor nossa instituição. Todas as discussões feitas durante o evento são um marco importante, já que estamos criando um Centro de Memória, Documentação e Cultura do IFSC.

SONY DSCNo mesmo dia, estive na abertura do Seminário do Projeto Pedagógico Institucional, que faz parte do processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018 do IFSC. Durante três dias, diversos servidores da Reitora e dos câmpus trabalharam na revisão do PPI e estabeleceram diretrizes para o trabalho das comissões temáticas.

Sabemos que esses momentos são intensos e exaustivos, mas necessários. Para pensar no IFSC que queremos, precisamos analisar as nossas limitações e os nossos desafios. Continuem acompanhando todo o processo pelo site www.pdi.ifsc.edu.br. Ainda no encerramento do evento do PPI, ressaltei a necessidade de intensificarmos a elaboração Plano de Qualificação Institucional (PQI), de forma coletiva e participativa. Mais uma demanda urgente e necessária.

E na sexta iria participar do Seminário de Enfermagem do Câmpus Joinville, mas fiquei impossibilitada em função de uma forte gripe. O evento comemora a Semana da Enfermagem. Estamos acompanhando diversas notícias sobre a crise no nosso sistema de saúde e tenho a certeza de que nossos alunos vão contribuir para melhorar esse cenário.

• Reunião com Diretor e aluno do Câmpus Palhoça-Bilingue: recebi um ex-aluno surdocego do Câmpus São José. Fiquei muito comovida com a superação do Abdel, que hoje estuda Pedagogia na UFSC e quer que outras pessoas como ele tenham oportunidades de aprender e se desenvolver. Estavam também presentes o professor Vilmar Silva, diretor-geral do Câmpus Palhoça Bilíngue e o guia intérprete do Abdel. Conversamos sobre as possibilidades e compromisso do IFSC em atender essa população surdocega do estado e do país.
  • Reunião Secretário de Governo e Secretaria de Educação de Navegantes, Diretor do Câmpus Itajaí e Diretor de Expansão: tratamos das dificuldades do Câmpus Itajaí em atender as demandas da região por conta da obra parada em ação judicial e das possibilidades do município Navegantes. Fico muito indignada com esse problema da obra parada e uma cidade toda prejudicada pela negligência de uma empresa que só pensa no seu lucro. Estamos estudando outras possibilidades, inclusive em ir para Navegantes com ofertas necessárias a região. Vou levar essa proposta ao MEC, já que temos um terreno na cidade.
  • Tubarão: Foi publicado hoje o edital de RDC nº 02/2013 referente à construção do Câmpus Tubarão. Parabéns a equipe da Pró-Reitoria de Administração que não mediu esforços para viabilizar esse processo, fazendo com que o IFSC cumprisse seu compromisso com a SETEC/MEC. Ressalto que é nosso segundo edital no Regime Diferenciado de Contratação (RDC). Mais uma vez saímos na frente!

Bom final de semana e um abraço!