Sistema, Conif e Mostra Design

Boa tarde!

Quero iniciar o post desta semana com um importante projeto que vamos viabilizar: a implantação do novo Sistema de Informações Gerenciais do IFSC. O SIG terá 51 módulos integrados, com base de dados única. A previsão é que a integração seja finalizada em três anos.

Essa era uma grande demanda que tínhamos para melhorar os nossos processos. Nossa expectativa é termos mais concisão nos nossos dados, a partir de uma única fonte de consultas. A integração potencializará nossa atuação com certeza e facilitará o trabalho dos servidores, resultando em um melhor atendimento aos nossos alunos. O novo sistema foi apresentado no Colégio de Dirigentes nesta segunda-feira.

Mostra Design

mostra_designParticipei na terça-feira da abertura da 20ª Mostra Design do IFSC, realizada pelo curso superior de tecnologia de Design de Produto do Câmpus Florianópolis. É uma grande conquista para os alunos, o câmpus e o IFSC atingir essa marca de dez anos de evento.

A essência da mostra é a criatividade e a transformação. Gostaria de parabenizar os estudantes que organizaram essa edição que mostra para a comunidade os bons trabalhos feitos no curso, além de permitir uma discussão mais abrangente da área e da profissão.

Conif

Na quarta e quinta-feira, participei da reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif, em Belém. Foram discutidos diversos assuntos.

reuniao_conif_1Eu e os reitores do IFES e do IFSul de Minas, Denio Rebello Arantes e Sérgio Pedini – que integramos a Comissão de Professor Titular – apresentamos a proposta para ascensão para classe titular. Um dos documentos elaborado pelos nossos professores de Santa Catarina foi muito elogiado e fizemos uma importante contribuição ao processo. Foi muito bom participar desse trabalho, ainda mais com o envolvimento intenso de nossa instituição. O documento segue para discussão do grupo de trabalho que deve definir os encaminhamentos.

Tratamos também do Reconhecimento de Saberes e Competências, tema que consideramos urgente na nossa pauta. A minuta de regulamentação está no MEC para aprovação. Estamos fazendo pressão para que isso se resolva logo para podermos encaminhar a regulamentação interna em cada Conselho Superior e implementar os procedimentos.

reuniao_conif_2Em relação aos indicadores de Pesquisa e Extensão, a Extensão já teve sua proposta aprovada em reunião anterior, faltando então encaminhamento da Pesquisa. Apresentei a proposta do Fórum dos Dirigentes de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. Aprovamos o encaminhamento de considerar o esforço de cada instituto na aplicação dos recursos de anos anteriores. Os indicadores vão considerar as bolsas concedidas a alunos e servidores, os projetos institucionais, os eventos realizados e as publicações.

O professor Luiz Caldas apresentou uma proposta de Seminário Rede Federal com temas fundamentais que necessitam ser discutidos e aprofundados. Estamos organizando esse processo que terá desdobramento nas nossas reuniões e na Reditec.

Também tivemos uma apresentação das demandas e temas do Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE) com destaque para a assistência estudantil, que esta sendo tratada com bastante intensidade. Foi regulamentada pelo MEC a bolsa permanência que não contempla de modo integral nossas instituições. Foi abordado o tema da Lei das Cotas, com suas especificidades e o que precisamos fazer para avançar nesse ponto. Alguns impedimentos têm sido apontados para a melhor aplicação da lei, tão importante para a inclusão.

reuniao_conif_3No final da reunião, a Setec/MEC fez uma apresentação sobre a execução orçamentária de 2013 e da necessidade de planejarmos e executarmos bem, principalmente os investimentos que estão com uma baixa execução. Essa questão é importante para planejar as descentralizações necessárias, principalmente para as obras. Sobre a matriz orçamentária, as diretrizes já estão sendo trabalhadas de modo participativo, entre o Conif e a Setec. Importante ressaltar que teremos em maio mais uma reunião de trabalho com a Setec para tratar das prioridades de cada instituto com a inclusão dos recursos na matriz 2014. E também serão abordadas as questões da Bolsa-formação (Pronatec) e das obras da expansão. Tratamos também da inclusão do programa Mulheres Mil no Bolsa-formação e seus desdobramentos. Foi uma reunião bem esclarecedora e de trabalho coletivo e articulado.

Outros assuntos:

CGU: na segunda-feira, tive uma reunião de busca conjunta de soluções com a Controladoria Geral da União sobre constatações da auditoria em relação ao ano de 2012. A reunião foi muito produtiva, pois ela faz parte do processo em que a CGU apresenta as suas constatações e recomendações para que a instituição melhore e ajuste alguns processos. Vamos tratar dessas recomendações nas próximas reuniões do Colégio de Dirigentes e das chefias de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Administração para juntos encontramos as soluções para questões institucionais. Outras questões pontuais serão encaminhadas especificamente. Ainda teremos mais desdobramentos em relação a alguns temas importantes como a flexibilização. Nossa posição é da especificidade da nossa instituição que necessita atender os alunos das 7h até às 22h30. Portanto, a flexibilização é fundamental para manter a qualidade e efetividade nesse atendimento.

Formatura Pronatec: na segunda de noite participei da formatura do Pronatec no Câmpus Florianópolis. Foi um momento importante que demonstra como é necessária a nossa atuação nesse programa. Vimos na satisfação das pessoas a importância que tem a qualificação para suas vidas.

cartao_maeGostaria de encerrar desejando um Feliz Dia das Mães a todas nossas servidoras e alunas. Amo ser mãe! Acho que me ajudou a ser uma educadora mais completa. E acabamos nos sentindo responsáveis nesse sentido também pelos nossos alunos. Também gostaria de prestar uma homenagem especial à minha mãe que influenciou minhas escolhas pela determinação em fazer com que suas três filhas mulheres estudassem e tivessem uma profissão.

Até a próxima semana!

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Conif. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.