Atividades em Florianópolis

Boa tarde!

Nesta semana, fiquei em Florianópolis onde participei de reuniões, programa de TV e eventos.

Jornatec

Participei na segunda-feira da mesa de abertura da 10ª Jornada Catarinense de Tecnologia Educacional – Jornatec 2013. O evento foi realizado no Centro de Convenções CentroSul, em Florianópolis, de 29 a 30 de abril e teve como tema “Educação em Tempos Digitais: ensino, pesquisa e formação”.

SONY DSCEsse é um evento muito bom, pois traz todo um contexto de inovação que consideramos fundamental para nossa atuação. Contamos com um estande no evento para divulgarmos nossa instituição e trocarmos experiência. Tivemos a participação de servidores no evento que puderam adquirir conhecimentos para aplicar nos nossos câmpus. Acredito que tenha sido bem proveitoso.

Cotas

Na segunda-feira à noite participei do programa Conversas Cruzadas da TV COM sobre cotas nas instituições de ensino. Participaram do debate o IFSC e a UFSC. Vejo que estamos mais adiantados nesse ponto, pois já cumprimos a legislação. Nosso trabalho agora é em melhorar a permanência dos cotistas nos nossos cursos, por meio de políticas de assistência estudantil, tanto no âmbito pedagógico quanto financeiro. Afinal, não adianta termos políticas de entrada se não temos de permanência.

Fiquei muito feliz ao encontrar um ex-aluno como um dos entrevistados. O Gabriel fez o curso de Mecânica no Câmpus Florianópolis e era bastante atuante no Grêmio Estudantil. Fez bacharelado em Direito e por isso estava participando do programa, prestando esclarecimentos em relação aos aspectos legais.

Obras

Recebemos nesta semana a sondagem final do terreno do Câmpus Tubarão, o que nos permitirá abrir a concorrência para iniciar a construção do câmpus. Nossa expectativa é publicar o edital ainda neste mês.

Também devemos publicar hoje o edital para a construção do novo bloco do Câmpus Caçador. Sabemos da estrutura desse câmpus e é uma de nossas prioridades melhorar as instalações para alunos e servidores.

blog_caçadorEsse edital de Caçador será o primeiro edital no regime diferenciado de contratações (RDC). Somos um dos primeiros institutos a trabalharem dessa forma que traz benefícios como a diminuição no tempo do processo e mais agilidade. Quero parabenizar a equipe da Pró-Reitoria de Administração por isso. A RDC começou a ser utilizada apenas agora na área da Educação e já conseguimos trabalhar nesse sentido. Em se tratando de obras para atender a comunidade, todo tempo que conseguimos reduzir é um ganho muito esperado!

Formaturas

blog_formaturaParticipei no final de semana passado das solenidades de formaturas de cursos de licenciatura do IFSC. Na sexta, foi a formatura da primeira turma do curso de Química do Câmpus São José. Já no sábado viajei para o norte do estado para participar da primeira formatura do curso de Física do Câmpus Jaraguá do Sul, em que fui patrona.

Mesmo com as dificuldades que temos hoje no Brasil de formar professores, pude perceber durante esses eventos que estamos no caminho certo e que essa é sim uma grande missão dos Institutos Federais. Ao ver nossos formandos, fica claro que estamos contribuindo para a transformação do País.

• Dia do Trabalhador: Comemoramos nesta quarta o Dia do Trabalhador e preparamos um cartão em homenagem a todos os trabalhadores, em especial, os nossos servidores. Compartilho aqui o nosso cartão.
  • Web Planejamento: Fizemos nesta semana uma web conferência com os pró-reitores e diretores-gerais dos câmpus para adequar o planejamento 2014 à projeção orçamentária. Como ainda não temos os valores certos, estamos trabalhando com diferentes cenários para definir prioridades. Uma política da Setec/MEC para o próximo ano é que os valores de investimentos já venham na LOA, além dos valores da matriz orçamentária. Isso nos dará mais segurança e tranquilidade para aplicar os recursos.
  • Carreira: Tive uma reunião também com os servidores Jony Laureano Silveira, Luiz Alberto de Azevedo, Luis Carlos Schlichting, Janio Rodrigues Lopes e Cláudio Luis Ebert, todos do Câmpus Florianópolis, acompanhados do diretor-geral do câmpus, Maurício Gariba Junior. Participaram também os pró-reitores de Extensão e Relacões Externas, Golberi de Salvador Ferreira, e de Administração, Elisa Flemming Luz. O assunto foi a ascensão para classe titular. Esse é um tema para o qual iremos apresentar uma proposta ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A expectativa é que a lei será regulamentada pelo MEC e que cada Instituto Federal faça sua regulamentação interna aprovada no Conselho Superior. Nos próximos dias, devemos formar uma comissão para discutir o assunto e ampliar o debate na nossa instituição.
  • Gestão: Hoje cedo tive uma reunião com os pró-reitores para tratarmos a pauta do Colégio de Dirigentes da próxima semana. Falamos do concurso público e da proposta de remoção de servidores após a homologação de vagas dos concursos.
  • Processos institucionais: E um recado especial aos servidores do IFSC é que domingo termina o prazo para dar contribuições ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), à Política de Comunicação e à Resolução 13. Participem!