Projetos institucionais e consultas públicas

Boa tarde!

Como já falei aqui no blog, nossa instituição está passando por importantes momentos neste ano com a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018 e da Política de Comunicação. Estamos fazendo esses projetos de maneira coletiva, contando com o envolvimento dos servidores, alunos e de toda a comunidade.

pdiNesse sentido, nesta semana, disponibilizamos instrumentos para a participação das pessoas nesses processos. Em relação ao PDI, abrimos uma consulta pública preliminar para a revisão da Missão Institucional e do Projeto Político-Pedagógico do IFSC (PPI). Toda a comunidade pode participar por meio do preenchimento de um questionário eletrônico disponível no site do PDI.

politicaJá a Comissão da Política de Comunicação do IFSC disponibilizou uma pesquisa para que os nossos diversos públicos estratégicos – como alunos, terceirizados, instituições parceiras, ex-alunos, empresas, entre outros – nos ajudem a entender como a comunicação é feita hoje e como ela pode ser melhorada. O questionário eletrônico para essa pesquisa está no ambiente virtual da Política de Comunicação.

Convido todos a participarem desses processos e nos ajudarem a sermos uma instituição ainda melhor. Faz parte da nossa gestão democrática construir os processos dessa maneira que permita a participação das pessoas, mas precisamos contar com o comprometimento de todos os envolvidos e com o interesse em participar também nos momentos em que pedimos essa colaboração.

Outra consulta que está aberta e é de grande importância para a instituição é referente ao processo de revisão da Resolução 13, que normatiza a distribuição das atividades de ensino, pesquisa e extensão dos nossos professores. É fundamental que todos os docentes participem e tragam suas contribuições para enriquecer ainda mais essa discussão.

Eleições

Estão abertas as inscrições para o primeiro processo unificado de escolha de representantes para os principais fóruns do IFSC. No total, são 55 vagas destinadas a alunos e servidores no Conselho Superior; Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão; Comissão Permanente de Avaliação Central; e Colegiado de Desenvolvimento de Desenvolvimento de Pessoas. A inscrição dos candidatos pode ser feita até 10 de maio.

Destaco a importância dessas representações. Numa instituição grande e complexa como a nossa, precisamos da participação desses representantes para nos trazerem os olhares de cada segmento e também compartilharem informações importantes que são discutidas no Fórum.

Sabemos da dedicação e disponibilidade que esses representantes têm e precisam ter. Da mesma forma, quem se dispõe a representar seus colegas é porque acredita também na nossa instituição. Por isso, peço que acessem o site http://eleicoes.ifsc.edu.br/que possui todas as informações referentes ao processo. Seja candidato ou estimule aqueles conhecidos que você acha que tenham esse perfil a participar.

Ingresso

flyer_a5_araranguaAbrimos nesta semana as inscrições para nossos cursos técnicos e de graduação para entrada no segundo semestre. São 2.883 vagas para 80 cursos em 16 cidades de Santa Catarina.

No processo seletivo desse semestre, temos cursos novos como o de Engenharia Civil do Câmpus Florianópolis e o curso técnico subsequente de Tradução e Interpretação em Libras do Câmpus Palhoça Bilíngue. Já no Câmpus Lages, a oferta de cursos e de vagas dobrou. Agora o câmpus da serra catarinense irá ofertar também os cursos técnicos de Análises Químicas, Mecatrônica e Eletromecânica. No Câmpus Urupema está sendo ofertado pela primeira vez o curso técnico de Agroindústria.

O que não faltam são opções. Quem quiser saber mais pode entrar no site www.ingresso.ifsc.edu.br. Inscrevam-se e divulguem para seus conhecidos.

IMG_7188Mulheres Mil

Participei nesta quinta da formatura da primeira turma do Programa Mulheres Mil no Câmpus Gaspar. Após a formatura, foi lançado o livro Receitas das Mulheres Mil, resultado de uma parceira entre o IFSC e a Universidade Regional de Blumenau. Esse programa do Governo Federal muda a vida dessas mulheres. Foi emocionante ver como elas estavam felizes e como se sentiram valorizadas. O fato de elas terem produzido um livro já mostra essa grande conquista.

– Progressão: Nesta sexta-feira, participo de uma webconferência com reitores de outros institutos federais para tratarmos de uma proposta de progressão para professor titular que será apresentada na próxima reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif, no dia 8 de maio.

– Concurso: Nesta semana, os candidatos aprovados nos cargos técnicos-administrativos do Concurso Público 2013 do IFSC – que só exigiam a prova objetiva – participaram da escolha do seu município de lotação na nossa Reitoria. Parabéns aos aprovados! Esperamos que vocês assumam comprometidos em fazer um bom trabalho no local escolhido.