Semana curta, mas intensa

Boa tarde!

seminario_eadNesta semana, nossos servidores estão envolvidos com o primeiro seminário de Educação a Distância do IFSC. O evento começou ontem e segue até hoje em Florianópolis e tem como objetivos refletir e debater a modalidade no IFSC. Estive presente na abertura do evento em que destaquei a relevância desse tema, pois estamos num momento de discussão da institucionalização da EaD no IFSC. Para nós, a educação a distância tem a mesma importância de outras modalidade e um papel fundamental de inserção social, uma vez que consegue expandir a nossa atuação além de fronteiras geográficas.

Aula Inaugural

SONY DSCNa segunda-feira, recebi no Gabinete o professor português António Pinto Barbedo de Magalhães do Universidade do Porto, uma instituição parceira. O docente estrangeiro ministrou de tarde a aula inaugural dos cursos de engenharia do Câmpus Florianópolis, mais um importante momento para nosso Instituto.

SONY DSCA aula inaugural reuniu alunos das primeiras turmas dos cursos de Engenharia Eletrônica, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecatrônica do Câmpus Florianópolis e professores e servidores ligados a esses cursos e ainda do curso de Engenharia Civil, que iniciará no segundo semestre. Participei da abertura da cerimônia.

O sonho de termos da engenharia é de muito tempo. Começamos a discuti-lo quando éramos CEFET-SC. Com esses cursos, o IFSC passa a ter seis engenharias – contando as já oferecidas Engenharia de Controle e Automação no Câmpus Chapecó e a Engenharia de Telecomunicações no Câmpus São José. É um orgulho para a gente ampliar a nossa atuação e formar profissionais nessas áreas que são tão necessárias para o nosso País.

Conselho Superior

SONY DSCNão pude acompanhar toda a aula inaugural porque tivemos na segunda mais uma reunião do Conselho Superior do IFSC. Aprovamos o Relatório de Prestação de Contas de 2012 que irá agora para a Controladoria Geral da União e o Tribunal de Contas da União. Também aprovamos a planilha orçamentária 2013 para o Instituto.

E tivemos ainda outras decisões em relação a cursos. Aprovamos os cursos técnico em Tradução e Interpretação (Subsequente) de Libras e de pós-graduação lato sensu em Educação Profissional Integrada a Educação Básica (PROEJA – modalidade EaD) do Câmpus Palhoça e o curso Técnico em Mecatrônica (Concomitante) no Câmpus Lages. Foi aprovada ainda a suspensão, por dois semestres, da oferta do Curso Técnico em Enfermagem (PROEJA), Câmpus Florianópolis.

CONAES

Nesta quarta-feira, estou em Brasília participando da reunião da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior. Na pauta, discutimos o Plano de Ação da Conaes 2013, Arcu-Sul/Mercosul-Acreditação, Avaliação Institucional, Auto-avaliação e Avaliação Formativa.

– Na segunda, tive reunião com o ex-deputado João Matos para tratar da atuação do IFSC na cidade de Navegantes. Nos colocamos à disposição para atender a comunidades por meio dos nossos programas de extensão.

– Entregamos nesta semana o convite para o diretor-presidente da Tractebel Energia, Manoel Zaroni Torres, para ministrar a aula magna do curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Florianópolis que será às 15h no dia 3 de abril no auditório da Reitoria. Acreditamos que o depoimento desse profissional será enriquecedor para os alunos que iniciam sua trajetória na área.

– Agora o terreno do Câmpus Tubarão é oficialmente do IFSC. Foi publicado no Diário Oficial da União a cessão do terreno pela SPU.

– Sobre o aluguel do Câmpus Itajaí, estamos negociando o aluguel de um outro espaço para o Câmpus. Infelizmente, a obra parada prejudica uma cidade inteira e nos obriga a pagar aluguel para atender minimamente a comunidade. Fico indignada com essa situação por conta da irresponsabilidade de uma construtora que foi negligente e, por isso, pagamos um alto preço social. Conclamo a Justiça para que se posicione o mais breve possível. Estive sexta passada na formatura do curso técnico de Aquicultura e parabenizo alunos e servidores que  estão estudando e trabalhando em condições que ainda não são as ideais.

Termino o post dessa semana desejando uma Feliz Páscoa a todos, em especial a nossos alunos e servidores.

Esta entrada foi publicada em Post e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.