Atividades da semana

Boa tarde!

Esta semana começou mais cedo. No domingo, tivemos a realização da prova objetiva do nosso concurso público, em que 21 mil candidatos disputaram 320 vagas. Gostaria de agradecer a todos os servidores que trabalharam, oferecendo segurança e tranquilidade para o processo.

SONY DSCEntramos agora em uma nova etapa de correção de provas e estamos dentro do cronograma. Ficamos felizes com essa primeira etapa e estamos na expectativa também de conhecer os novos servidores!

Economia Verde

Comecei a semana participando do lançamento do programa “Economia Verde e Solidária” do Governo do Estado de Santa Catarina. A solenidade contou com a presença do governador Raimundo Colombo. O programa é direcionado a cooperativas e associações de produção coletiva que utilizam resíduos industriais ou sólidos para produção de uma nova cadeia produtiva, que vise a geração de trabalho e renda no Estado. É uma oportunidade para a instituição apoiar projetos desse tipo e dos nossos servidores submeterem seus projetos também.

Câmpus Palhoça Bilíngue

Nesta semana, o nosso Câmpus Palhoça Bilíngue, primeiro da América Latina especializado no ensino bilíngue libras/português, começou a funcionar na sua sede definitiva. Construído num terreno de 16 mil m², o prédio tem cerca de 5 mil m² em três blocos. A estrutura conta com laboratórios, biblioteca e salas de aula e administrativas.

blog_palhocaAgradecemos à Prefeitura de Palhoça por ter nos acolhido na Faculdade Municipal de Palhoça até que nossa sede ficasse pronta. Depois de um trabalho árduo dos nossos servidores da Pró-Reitoria de Administração, temos um prédio novo que com certeza irá atender melhor os nossos alunos e servidores. Agradecemos também a paciência dos nosso servidores do Câmpus Palhoça Bilíngue que, mesmo numa sede provisória, desenvolveram um excelente trabalho desde que esse câmpus foi concebido.

Temos outros câmpus que ainda aguardam sua sede definitiva, como é o caso dos câmpus Itajaí e Garopaba. Sabemos que as sedes provisórias não atendem da maneira como gostaríamos, mas nem sempre as obras têm um bom andamento. Como é um processo complexo que envolve outros atores, além do IFSC, passamos por problemas que geram atraso nas obras. Mesmo assim, para não privar a comunidade de um ensino público e gratuito, optamos por iniciar as atividades mesmo em sedes provisórias. Mas podem ter a certeza que o andamento das obras dos câmpus é um assunto permanente na minha agenda e na dos servidores envolvidos e estamos trabalhando para encaminhar tudo da melhor maneira possível.

Conif

Na quarta-feira, participei de mais uma reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) em Brasília. Na pauta do encontro, estavam as parcerias com Institutos Politécnicos de Portugal e da China e a Educação a Distância. Tivemos a presença do presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, para falar da das avaliações dos Institutos Federais. Foi criada uma comissão para encaminhar essa questão junto ao Inep, da qual eu passo a fazer parte, em que serão tratados pontos como banca de avaliadores e instrumentos de avaliação.

blog_conifDebatemos ainda a questão de reconhecimento de títulos e as restrições existentes nesse sentido de títulos de instituições estrangeiras. Estamos num momento de internacionalização e precisamos encontrar uma outra forma – mais ágil – de lidar com isso. Os parâmetros da matriz orçamentária do Conif foi outro assunto abordado. Temos alguns fóruns de área discutindo essa questão sobre indicadores para a matriz também.

A reunião continuou na quinta com a discussão sobre função de coordenadores de curso, cargos e funções. O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Andrei Cavalheiro, me substituiu nesse segundo dia, já que voltei a Florianópolis para participar da recepção aos calouros.

Recepção aos calouros

blog_fpolisParticipei na quinta da recepção aos calouros feita pelo Câmpus Florianópolis. Gosto muito de estar presente nesse momento de muita expectativa para os estudantes e ver como eles acreditam que o IFSC irá ajudar a melhorar a vida deles. Esse de fato é o nosso papel! Que seja o início de uma bela caminhada.

Nesta semana, o semestre letivo também foi iniciado nos câmpus Itajaí, Jaraguá do Sul, Garopaba, Geraldo Werninghaus, Joinville e Palhoça Bilíngue. Minhas boas-vindas a todos os novos estudantes e aos já veteranos. Que vocês aproveitem o tempo conosco! Saibam que estamos aqui para auxiliá-los nesta jornada.

Fim dos copos descartáveis

SONY DSCE a partir desta sexta-feira, no Dia Mundial da Água, resolvemos não usar mais copos descartáveis no IFSC. A medida faz parte do nosso programa IFSC Sustentável que já abordei aqui outras vezes. Como eu já disse, como instituição de ensino que forma cidadãos para a sociedade, temos o dever de reduzir ao máximo o impacto ambiental das nossas atividades. Esse é só um começo, pois o programa é mais amplo e engloba diversas ações. Contamos com o apoio dos alunos e servidores para cumprir esse compromisso de mudança que estamos assumindo e que, junto conosco, assumam também esse projeto que se preocupa com a sustentabilidade do planeta.

Outros assuntos

SONY DSC– Me reuni na segunda-feira com o vereador Vanderlei Farias, presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Florianópolis, para tratar de programas e projetos que podemos desenvolver juntos. Vamos articular esse trabalho com a Câmara para começar a trabalhar com programas como Pronatec e Mulheres Mil, além de outros possíveis cursos.

– Na terça-feira, tivemos mais uma reunião para discutir a construção de um programa de pós-graduação em Educação Profissional Científica e Tecnológica do Instituto e também o Plano de Qualificação Institucional. Participaram diversos servidores do IFSC envolvidos nesse projetos.

– Nesta sexta de manhã, participei da abertura do Programa de Capacitação dos Professores e Tutores dos cursos de especialização de Educação a Distância ofertados pelo IFSC. Destaquei a importância desses profissionais que são fundamentais para que nossa atuação seja potencializada e ultrapasse as fronteiras geográficas. Também ressaltei a importância da institucionalização da Educação a Distância no Instituto para que essa área tenha um quadro de servidores próprio, bem como uma estrutura administrativa. Dessa forma, conseguiremos consolidar, melhorar e avançar nessa modalidade.

SONY DSC– Reunião Pronatec: Também hoje de manhã estive na abertura de uma reunião sobre o Pronatec no IFSC que envolve os coordenadores adjuntos do programa nos câmpus. Agradeço aos servidores que aceitaram essa desafio. A função social do Pronatec é muito importante e vai nesse nossa linha de atuação de fazer as pessoas transformarem suas vidas por meio da educação.

– E hoje de noite vou para Itajaí para participar da formatura do curso técnico de Aquicultura. Hoje também teremos a formatura das primeiras turmas  dos cursos técnicos do Câmpus Gaspar.

Até a próxima semana!

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Conif, Gestão. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.