Reuniões e visita aos câmpus

Esta semana demos continuidade à Reitoria Itinerante e estive em dois câmpus conversando com servidores e alunos. Também participei de reuniões na Reitoria em Florianópolis.

Colégio de Dirigentes

SONY DSCNa segunda-feira, tivemos mais uma reunião do Colégio de Dirigentes com os diretores-gerais de todos os câmpus. Na pauta, tratamos assuntos como o IFSC Sustentável, a Esplanada Sustentável, o Centro de Memória do Instituto, o calendário de Ingresso 2013/2, o edital de sinalização dos câmpus e aprovamos a metodologia para revisão da resolução 13 que regulamenta as atividades docentes.

Combinamos ainda que a resolução sobre a participação de servidores em eventos será tratada numa webconferência prevista para o dia 18 de março. Tivemos também uma apresentação sobre os trabalhos da Comissão Permanente de Prevenção de Riscos à Saúde dos Servidores e Estudantes do IFSC, a CPPRS.

E tratamos ainda do orçamento e de diretrizes orçamentárias. Já estamos com contingência de recursos e estamos lidando com a orientação do MEC de que precisamos trabalhar com os programas sociais  com maior efetividade para termos um orçamento melhor.

Visita aos câmpus

Na terça-feira estive no Campus Joinville conversando com os servidores e com os alunos. No encontro com os servidores, tratamos diversas questões,como a expansão, a inclusão do IFSC no programa bolsa-formação – PRONATEC, a carreira, o concurso e a necessidade da participação dos servidores nos colegiados.

Tivemos também uma conversa só com a equipe gestora do campus em que tratamos outras pontos específicos. Foi muito bom ouvi-los para que juntos possamos pensar em soluções e encaminhamentos para melhor atender a comunidade.

Com os alunos, falamos sobre a representação estudantil. O Campus Joinville está com o grêmio desativado e os estudantes se comprometeram a reativá-lo com o apoio da direção do campus. Isso é muito importante! O nosso trabalho é sempre para atender os alunos, então precisamos que eles assumam o espaço que lhes é de direito e exerçam a sua cidadania desde esta época escolar.

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Andrei Cavalheiro, me acompanhou nessa viagem e falou sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que está em construção, e sobre a articulação entre o planejamento e o orçamento.

Na quarta-feira, estive no Campus Canoinhas. Além de conversas com os servidores desse campus sobre as mesmas questões, participei de uma atividade com as alunas do programa Mulheres Mil. Foi muito bom ter esse momento com essas estudantes. Mais uma vez, me fez perceber a importância desse programa e como precisamos aumentar nossa atuação nesse sentido. As próprias alunas nos pediram novos cursos e mais vagas para outras mulheres que conhecem e que tem interesse. Vamos trabalhar para isso e contamos com o apoio dos câmpus.

Na quinta-feira, estive no Campus Florianópolis-Continente conversando com os servidores também sobre a participação do IFSC nas políticas governamentais.  E falamos ainda sobre uma questão complexa desse campus que é o espaço físico. Já estamos com um projeto de ampliação em elaboração – ainda na fase de orçamentação. O que está fazendo o processo demorar é a aprovação da obra na Prefeitura Municipal de Florianópolis. Assim que tivermos a aprovação, vamos atrás dos recursos para iniciar as obras o quanto antes.

Estou bem feliz com essa retomada das visitas aos câmpus. Como sempre digo, essa interação com os alunos e servidores e muito boa para entendermos melhor cada realidade e também esclarecermos as dúvidas. Vejo que para os servidores é importante esse contato para reforçarmos nosso atuação em rede, que só traz benefícios a todos. Na próxima semana, visitarei o Câmpus Araranguá e espero até o final deste semestre já ter ido em todos os nossos 19 câmpus em funcionamento.

• IMG_3192Reunião Reitores: Na quinta-feita, me reuni com o reitor do Instituto Federal Fluminense, Luiz Augusto Caldas, e o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal Goiano, Elias de Pádua Monteiro. Estamos estudando a questão da validade dos títulos de instituições estrangeiras para montar um documento e apresentar ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif.
  • SONY DSCPorto Belo: Recebemos hoje o prefeito de Porto Belo, Evaldo José Guerreiro Filho, para tratar de possíveis convênios para a oferta de cursos do IFSC na cidade. É uma comunidade que precisamos atender e vamos estudar a melhor forma.
  • Dia Internacional da Mulher: Nesta sexta, comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Gostaria de parabenizar todas as nossas alunas e servidoras em especial. Temos visto a participação feminina crescer no nosso instituto. Vemos nossas servidoras, muitas vezes, se desdobrando no papel de mãe e profissional e fazendo um ótimo trabalho nas duas áreas. E a cada ano, temos mais alunas também. Em 2010, por exemplo, 35% dos nossos estudantes eram do sexo feminino. E 2011, esse dado subiu para 44%.  São as mulheres mostrando seu potencial e conquistando cada vez mais espaço. Então, dedico a nós esse cartão do IFSC: clique aqui.

Um abraço e até a próxima semana!

Esta entrada foi publicada em Alunos, Conif, Gestão, Servidores. Adicione o link permanente aos seus favoritos.