Atividades de 2012 e feliz ano novo!

Olá!

O ano de 2012 está terminando e, com ele, mais uma etapa de nossa gestão. Poucas palavras poderiam sintetizar tão bem o ano como a palavra “intenso”: nas atividades, nos eventos, nos desafios e nas emoções.

Compartilho com vocês, neste último post de 2012, um resumo do trabalho executado em cada pró-reitoria e no gabinete. Como foram muitas atividades, preparei um resumo e, ao final de cada resumo, é possível ver mais detalhes sobre as atividades.

Obrigada a todos que acompanharam este blog durante o ano e contribuíram para fazer de 2012 um ano com muita união e inovação. Aproveito para desejar a todos uma excelente festa de réveillon e que em 2013 continuemos unidos para proporcionar aos estudantes do IFSC uma educação de qualidade e voltada à formação de profissionais conscientes de seu papel na sociedade.

Agora vamos aos resumos:

Gabinete – Nos órgãos ligados diretamente à Reitora ou ao gabinete tiveram destaque diversas ações. A Diretoria Executiva trabalhou na articulação de questões estratégicas na Reitoria, como a organização do concurso público. A Diretoria de Expansão apoiou a implantação dos câmpus do Plano de Expansão II e dos futuros câmpus de São Carlos e Tubarão. A Ouvidoria realizou a implantação do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e a Unidade de Auditoria Interna realizou auditorias em todos os câmpus e três pró-reitorias. . Destacou-se também a elaboração do plano de providências referente à auditoria da CGU – elaborada pela nossa auditoria interna – e o papel das assessorias técnica e executiva do gabinete na elaboração e análise centenas de documentos e processos administrativos e judiciais (clique aqui e leia mais sobre as atividades do Gabinete em 2012).

Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional – Dentre as atividades desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional em 2012, destacaram-se o aprimoramento da metodologia de Planejamento Institucional, incluindo a realização do Seminário de Planejamento, o início do processo de elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional, a execução do Fundo de TI para compra de equipamentos, a instalação do Comitê de TI e a organização de reuniões sistêmicas por meio de webconferência (clique aqui e leia mais sobre as atividades da PRDI em 2012).

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
O fomento à pesquisa e à inovação foi uma grande preocupação durante este ano e, por isso, foram implementados editais de fomento com bolsas e recursos para execução dos projetos beneficiando cerca de 70 servidores e 270 alunos da instituição, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 860 mil. O Núcleo de Inovação Tecnológica auxiliou na execução de mais de R$ 1,6 milhão em projetos e, na área de Assuntos Internacionais, 28 alunos realizaram intercâmbio em oito diferentes países. Um novo Doutorado Interinstitucional (DINTER) foi implementado e outro foi aprovado para início de 2013. Em parceria com o setor de Marketing, a PRPPGI publicou quatro revistas e cinco livros. Cabe destacar, ainda, o credenciamento da FEESC como nova Fundação de Apoio do IFSC, o que permitirá a captação de recursos antes inacessíveis ao IFSC e, consequentemente, fortalecimento das atividades de pesquisa, extensão, inovação e desenvolvimento institucional (clique aqui e leia mais sobre as atividades da PRPPGI em 2012).

Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas – O fortalecimento do tripé composto por Ensino, Pesquisa e Extensão foi viabilizado graças à efetivação de atividades de extensão em 2012, com o registro de 138 projetos 77 ações de extensão, distribuindo quase R$ 400 mil em auxílios e bolsas de extensão e atendendo a nove mil pessoas no Estado. O setor de Eventos destacou-se pela organização do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que reuniu mais de 20 mil participantes em um dos eventos mais marcantes da história centenária do IFSC. Na área de Comunicação, o setor de Marketing produziu 1.516 artes diferentes e implantou, com sucesso, o novo Portal do IFSC, enquanto o setor de Jornalismo atendeu, mais uma vez, à grande demanda de notícias geradas pela Reitoria e pelos câmpus, além de viabilizar uma grande inserção na mídia local e regional e um notável crescimento da nossa visibilidade nas redes sociais (clique aqui e leia mais sobre as atividades da PRERE em 2012).

Pró-Reitoria de Administração – Durante o ano de 2012, a Pró-Reitoria de Administração coordenou e executou atividades que buscaram garantir o desenvolvimento de processos com o foco em um modelo de gestão em rede e implementando o controle e execução orçamentária por câmpus. Isso permitiu a execução de praticamente 100% do orçamento disponível. Destaca-se a construção conjunta, pelos setores de Compras dos câmpus e da Reitoria, do Plano Diretor de Licitações. Com importância semelhante, implantou-se o Cronograma de Obras e o Plano Diretor de Engenharia, priorizando as demandas por obras de forma transparente e por meio de critérios técnicos. Na área de gestão de pessoas, foram promovidas quase 200 ações de capacitação, aprimoraram-se os fluxos dos processos do Colegiado de Desenvolvimento de Pessoas. Também garantimos, a partir de 2013, o acompanhamento da saúde do servidor por meio dos exames periódicos e credenciamos uma operadora de planos de saúde para os servidores (clique aqui e leia mais sobre as atividades da PRA em 2012).

Pró-Reitoria de Ensino – A Pró-Reitoria de Ensino inciou um processo de reestruturação para que pudesse dar o devido suporte aos processos que têm relação direta com a qualidade de ensino, possibilitando a sua supervisão mais próxima e efetiva. Além da Diretoria de Ensino – que executa as políticas e programas de desenvolvimento de ensino e coordenou processo de validação das vagas para concurso público com base na distribuição da força de trabalho docente no IFSC –, criou-se duas novas assessorias: de Assuntos Estudantis e de Estatísticas e Informações Acadêmicas. A primeira planeja e avalia projetos educacionais direcionados ao discente, com foco no acesso, permanência e êxito, visando à inclusão, tendo como exemplo o Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social, que em 2012 teve aumento de 100% na procura pelos benefícios. A segunda é responsável pelo controle dos processos que envolvam operações na base de dados acadêmica, garantindo interoperabilidade e geração de indicadores que subsidiem a gestão, iniciando em 2012 o controle dos parâmetros de registro de informações acadêmicas institucionais (clique aqui e leia mais sobre as atividades da PRE em 2012).

Voltarei a postar em Fevereiro de 2013.
Até lá!

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
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