Reditec 2012

Crédito da Foto: Site Reditec 2012

Durante toda essa semana participei da 36ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica, conhecida como Reditec. O evento ocorre todo ano, organizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica, e reúne gestores de todo o País para debater ações e deliberações relacionados às instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Agora em 2012, a Reditec foi organizada  pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano nas cidades de Petrolina e Juazeiro, na região Nordeste do País.

O evento é muito importante para que os dirigentes de todo o Brasil possam se conhecer melhor e assim debater e discutir os rumos e desafios da Rede. Na cerimônia de abertura, na segunda-feira, tivemos um momento muito emocionante com a orquestra sinfônica do instituto anfitrião.

Além dessa brilhante apresentação, tivemos a entrega da medalha “Luiz Inácio Lula da Silva”, dada às pessoas que contribuem para a educação profissional. Tivemos dois servidores do IFSC condecorados: o ex-reitor Jesué Graciliano da Silva e o atual diretor-geral do Campus Caçador Juarez Pontes.

Da programação que tivemos, destaco a palestra do secretário da Secretaria de Educação Profissional do Ministério da Educação – a Setec -, Marco Antônio de Oliveira, com o tema “As políticas de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: O papel dos Institutos Federais”. Tivemos também a participação dos diretores da Setec, Aléssio Barros e Marcelo Feres, tratando de planejamento, ações e do Pronatec na Rede.

Tratamos ainda da liberação dos códigos de vagas para o concurso público e a distribuição das funções gratificadas. Isso porque na manhã de quarta-feira,foi publicada no Diário Oficial da União uma liberação de funções aos Institutos Federais. O IFSC recebeu funções, mas ainda em número insuficiente para dar conta de todas as nossas necessidades. De toda forma, as funções já ajudarão a minimizar algumas fragilidades de maneira que vamos fazer uma distribuição emergencial para atender os campus do plano de expansão II – que hoje estão em condições bem precárias.

Destaco ainda a participação do ex Governador Ciro Gomes com a palestra “Desenvolvimento regional e loca”. E na quinta-feira, participamos de uma mesa redonda com o tema: “Os cenários internacionais e o mundo do trabalho”.

Nós, dirigentes, temos a oportunidade de aprender e compartilhar informações que, com certeza, iremos aplicar nas nossas instituições. Se alguém tiver interesse, pode acessar o site da Reditec 2012 no endereço http://www.ifsertao-pe.edu.br/reditec2012/ e conferir mais informações.

Fiquei também muito feliz e orgulhosa da delegação de Santa Catarina que contou com 18 diretores participando ativamente de toda a reunião. Vivenciamos experiências muito gratificantes, além de conhecer outras realidades e interagir com dirigentes de todo o país. A próxima edição da Reditec será em Maceió em setembro de 2013.

Dia do Servidor Público

E neste domingo, dia 28 de outubro, comemoramos o Dia do Servidor Público. Quero parabenizar toda a categoria e, principalmente, os servidores do IFSC. Sabemos como nos empenhamos e trabalhamos para fazer a diferença e ajudar o País. Tenho muito orgulho da equipe que temos! Às vezes, sentimos a necessidade de sermos em maior número para poder prestar um serviço cada vez melhor. Mas sempre, dentro das nossas possibilidades, damos o melhor para que o aluno e a comunidade também receba o melhor. Meu muito obrigada a todos os servidores do IFSC!

• Ingresso 2013: E depois de uma suspensão, reabrimos nesta quinta-feira as inscrições para nossos cursos técnicos e de graduação. Tivemos que interromper o processo para readequar nossos editais à nova lei das cotas. As inscrições seguem abertas até 11 de novembro. Temos cerca de 3 mil vagas em 18 campi, localizados em 16 cidades de Santa Catarina. É realmente uma grande oportunidade para quem quer estudar e se qualificar. Não deixem de participar. E, se você conhece alguém que pode se interessar em nossos cursos, divulgue também nosso processo seletivo. Todas as informações estão no site www.ingresso.ifsc.edu.br.

Esta entrada foi publicada em Gestão, Servidores e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.