Planejamento e entrega do Campus Gaspar

Boa tarde!

Nesta semana, tivemos um importante momento para a instituição que foi o Seminário de Planejamento 2013-2014. Durante dois dias, cerca de 130 gestores da Reitoria e de todos os nossos campi estiveram reunidos para a construção de macroprojetos institucionais.

Compartilho com vocês o que ressaltei na abertura do evento realizada na quarta-feira. Esse seminário trará um retorno muito grande, não só para a instituição mas também para nossos alunos. Um planejamento bem feito, elaborado de forma colaborativa, reflete em qualidade institucional para que possamos atender um número cada vez maior de estudantes.

Nossa intenção foi mobilizar todos os gestores para pensar e planejar o IFSC que queremos e que a sociedade necessita. Entendemos que precisamos construir a identidade da nossa instituição de modo coletivo e solidário.

Até final do ano, concluiremos esse processo e teremos nosso planejamento para os próximos anos – um único documento norteador que trará a articulação entre os campi e a Reitoria para atingirmos nossos objetivos. Parabenizo a todos que estiveram envolvidos nesse evento e que continuam comprometidos com o processo. E convido nossos servidores a participarem das próximas etapas nas suas pró-reitorias e nos seus campi.

Entrega do Campus Gaspar

E nesta sexta-feira, viajo para Gaspar para a entrega do nosso campus localizado nessa cidade do Vale do Itajaí. A cerimônia será na noite de hoje no auditório do próprio campus. O processo de implantação e construção do Campus Gaspar foi iniciado na gestão da professora Consuelo Sielski Santos, que se empenhou para concretizar esse trabalho. Gostaria de agradecer nossa ex-reitora e toda sua equipe que nos permitiu dar continuidade a mais esse sonho que se transforma em realidade.

A inauguração oficial do Campus Gaspar ocorreu em uma cerimônia realizada em Brasília em dezembro de 2010, quando o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu a autorização de funcionamento ao campus, que iniciou as aulas dos cursos técnicos no primeiro semestre de 2011. O ato de entrega oficial que teremos hoje marca a finalização das obras de urbanização, o que permite ao campus entrar em pleno funcionamento.

É um orgulho para nós ver que em um ano de funcionamento o Campus Gaspar já ultrapassou a marca de 700 alunos. Nesse pouco tempo de atuação, o campus já oferta cursos de qualificação, voltado à educação de jovens e adultos e técnicos. E também faz parte do programa Mulheres Mil, uma política pública do governo que busca elevar a escolaridade de mulheres em situações sociais desfavoráveis.

E tudo isso é resultado de um trabalho conjunto! Parabenizo e agradeço aos servidores do campus que vêm se empenhando para fazer a diferença nessa comunidade que nos recebeu tão bem. Agradeço aos alunos e a seus familiares que acreditaram no nosso trabalho. E agradeço ainda a toda comunidade que, desde que ficou estabelecido que o IFSC teria uma campus em Gaspar, apoiou a nossa vinda.

Nossa missão não termina aí. A exemplo dos demais campi já existentes, sabemos que com o tempo o trabalho só aumenta. Mas quando isso acontece é porque a sociedade está enxergando na nossa instituição a oportunidade de transformação. E é isso que queremos.

Tenho a certeza de que teremos mais um momento histórico para o IFSC nesta sexta-feira. Que seja uma lembrança aos nosso campi já implantados da importância que cada um tem na comunidade em que está inserida. E que seja um estímulo aos campi que estão nesse processo de consolidação para que nunca falte o empenho que precisamos para assumirmos nossa missão e ajudarmos a gerar a mudança de que esse País tanto precisa.

Que tenhamos um excelente evento!

• Visita Internacional: Recebemos nesta semana a visita de gestores suecos do Blekinge Institute of Technology, o BTH. O BTH e o IFSC já possuem um convênio para cooperação. A intenção é ampliar ainda mais a interação entre as instituições.
  • Reunião com Médicos: Na terça-feira, tivemos uma reunião com três médicos do IFSC que nos apresentaram uma proposta de oferecer a realização exames periódicos para nossos servidores.
  • Colégio de Dirigentes: E hoje de manhã tivemos mais uma reunião do Colégio de Dirigentes com a presença dos pró-reitores e diretores dos campi. Tratamos do orçamento, da reposição das atividades e do agendamento de férias dos servidores.

Esta entrada foi publicada em Institucional e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.