Atividades da Semana

Bom dia, pessoal!

Nesta semana, participei de diversas reuniões. Vou compartilhar os principais acontecimentos abaixo.

Colégio de Dirigentes

Na segunda-feira, tivemos reunião do Colégio de Dirigentes, com a presença dos pró-reitores e diretores dos campi. Tratamos de assuntos como a reposição das aulas, as vagas para concurso e quadros de referência de técnico-administrativos dos campi com novas vagas que o Ministério da Educação vai disponibilizar ainda esse ano. Nossa preocupação é qualificar bem as vagas que serão distribuídas.

Aula Magna e-Tec

Nesse dia 27 de noite, acompanhei a cerimônia de abertura da aula magna do curso de informática para internet oferecido pelo IFSC por meio do programa e-TEC. Por uma videoconferência em Florianópolis, pude ver e falar com nossos estudantes de educação a distância dos polos presenciais de Campos Novos, Itapoá, Gaspar, Otacílio Costa, Santa Cecília, São José e Xanxerê.

Esses momentos de interação são muito importantes. Vemos como a EaD é uma realidade para muitas pessoas e a possibilidade de transformação social. Por meio da EaD, chegamos a mais lugares e ampliamos nossa atuação. Sabemos das dificuldades que os estudantes dessa modalidade enfrentam e, por isso, insistimos que tenham persistência e não desistam, pois o curso realmente fará diferença nas suas vidas.

Recebemos para a aula magna o coordenador do Programa da Rede e-Tec do Ministério da Educação, Fernando Roberto Amorim Souza. Ficamos felizes em ouvir dele que o IFSC desponta no País com sua experiência em EaD. Realmente temos investido nessa área e buscado sua institucionalização para que tenhamos ainda mais crescimento e qualidade. A locação de um prédio exclusiva para nosso Departamento de EaD em Florianópolis irá contribuir muito nesse sentido. A mudança para a nova estrutura deve ocorrer  o mais rápido possível. Esperamos estar no novo espaço até final de setembro. E a boa notícia é que o MEC pode destinar mais recursos ao nosso programa e-Tec. Vejam na notícia que publicamos no nosso site.

Assembleia do Sinasefe-SC

Estive presente na assembleia do Sinasefe-SC, sindicato que representa os servidores do IFSC, na terça-feira, dia 28 de agosto. Conforme já noticiamos no nosso site, os servidores aprovaram o indicativo de saída organizada da greve. Me coloquei à disposição para negociar o fim da greve entre a Reitoria e o Sinasefe-SC para agilizarmos o retorno das atividades.

Como venho repetindo, nossa preocupação é com os estudantes. Estamos preparados para retornarmos às aulas assim que a greve terminar.

A 114ª Plena do Sinasefe, em Brasília, aprovou a suspensão da greve e indicou o dia 10 de setembro como data limite para saída conjunta do movimento. No entanto, essa data pode variar de acordo com a avaliação feita pelos servidores do IFSC na próxima assembleia, que será realizada na segunda-feira, dia 3 de setembro, no ginásio do Campus Florianópolis.

Destaco que todas as atividades podem ser retomadas imediatamente após a decisão da assembleia. Estamos sinalizando o dia 5 de setembro como possível data para o retorno das aulas, considerando um dia para divulgar o reinício. Em respeito aos alunos, devemos retornar o mais breve possível. Mas só teremos esse data na semana que vem após a assembleia do Sinasefe-SC.

Peço que os alunos fiquem atentos as informações que serão divulgadas em nosso site. Aos futuros alunos que ainda não fizeram suas matrículas para o semestre 2012.2, também divulgaremos as datas tão logo a greve terminar.

Nesta sexta-feira de tarde, terei uma reunião com o Comando Local de Greve para discutir do termo de acordo de fim de greve, composto por diretrizes que irão nortear a reposição das aulas e dos dias paralisados. Esse é um procedimento de praxe com o final da greve para que tenhamos o compromisso dos servidores de que a reposição será feita. Divulgaremos posteriormente o resultado dessa reunião.

Reunião com Alunos

Na terça-feira, fui procurada por representantes das oitavas fases dos cursos técnicos integrados e do grêmio estudantil do Campus Florianópolis. O motivo principal da reunião foi a preocupação dos alunos em relação ao término do segundo semestre, que será prejudicado por causa da greve.

O receio dos estudantes é a participação deles nos processos seletivos para ingresso em universidades já no próximo ano possa ser afetada devido ao prolongamento do semestre até 2013. Mas falei que vamos tentar resolver a situação buscando um tratamento diferenciado para os formandos.

Gosto muito quando vejo atitudes como essa. Acho fundamental termos esse contato próximo com os estudantes. É importante que os alunos estejam mobilizados e sejam atuantes nas suas representações. Precisamos da ajuda dos nossos estudantes para buscarmos sempre uma melhor gestão.

Esta entrada foi publicada em Alunos, Gestão, Servidores e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.