Lei de Acesso à Informação

Nesta semana, entrou em vigor a Lei de Acesso à Informação que estabelece que órgãos públicos federais, estaduais e municipais devem garantir o acesso à informação sobre o serviço prestado a qualquer cidadão. No IFSC, a transparência sempre foi um valor que buscamos seguir. Por isso, achamos muito boa essa medida e, desde que foi anunciada, trabalhamos para melhorar ainda mais o acesso às informações do nosso Instituto.

Para atender às exigências legais, organizamos as informações públicas num único local do nosso site (veja aqui) para facilitar que a população encontre os dados. Além disso, por meio da Portaria 07/2012, instituímos o Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) no Instituto que está funcionando no hall da Reitoria, em Florianópolis, das 8h às 18h. Nos campi, os diretores-gerais indicaram servidores que darão as orientações ao público quando vierem buscar alguma informação.

Nossa portaria também designou o ouvidor-geral do IF-SC, Jesué Graciliano da Silva, como responsável pela implantação da lei e pelo acompanhamento dos trabalhos do SIC, que está sendo feito junto com uma comissão composta por outros servidores da Reitoria.

Como órgão público, sempre entendemos que é nosso dever e nossa obrigação atender bem ao público e sermos transparentes. Dessa forma, a nova Lei só reforça ainda mais nossa ideia de que a população tem todo o direito de saber o que fazemos.

A maioria das questões solicitadas pela lei, nós já fazemos. Ao longo do tempo, pretendemos melhorar ainda mais nosso atendimento.

Portanto, se você quiser saber alguma informação sobre o IFSC, acesse nosso site. Se não encontrar a informação desejada, acesse o Sistema da Controladoria Geral da União e faça sua solicitação on line ou procure nossos campi ou a Reitoria. Em caso de dúvidas, envie email para sic@ifsc.edu.br.

Continuamos abertos à comunidade, buscando sempre fazer nosso melhor. Contem conosco nessa busca pela transparência para que o serviço público no País cumpra o seu papel e esteja sempre, de fato, a serviço da população.

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Institucional e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.