Semana intensa

A semana foi tão corrida que só hoje consegui parar para contar para vocês tudo o que está sendo feito aqui no IF-SC por esses dias. Na terça-feira (10), estive em Brasília em uma reunião do Ministério da Educação. O assunto foi o plano de qualificação para servidores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que já vem sendo discutido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

No encontro, ficou definido que será contratado um grupo de especialistas para desenvolver uma proposta de qualificação e um cronograma de trabalho. Até o final do mês, devemos ter mais informações.

Sabemos da importância da qualificação profissional e estamos nos empenhando nesse trabalho. O grande diferencial é que esse plano está sendo desenvolvido pensando na atuação da Rede Federal e nas suas especificidades, concepção e identidade. A ideia é ter de início um mestrado profissional voltado a técnicos administrativos e docentes exclusivamente da Rede, mas ir ainda mais além – oferecendo outras oportunidades de pós-graduação. Aguardem que temos boas expectativas!

Na quarta-feira (11), participei da posse do novo reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o professor Antonio Heronaldo de Sousa. Foi uma cerimônia muito bonita realizada no Teatro Pedro Ivo, na sede do Governo do Estado, em Florianópolis. Numa rápida conversa com o novo dirigente, ele já se demonstrou disposto a se aproximar mais do IF-SC e ampliar as parcerias entre as duas instituições de ensino.

Para fechar a semana de compromissos e viagens, ontem estive no Campus Chapecó para a posse do primeiro diretor-geral eleito. O professor Mauro Ceretta Moreira, que era o chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, assumiu o comando desse campus que fez parte do primeiro processo de expansão do IF-SC em 2006, na época ainda CEFET-SC. Junto com o professor Mauro, a servidora Sandra Fátima Sette assumiu a chefia do Departamento de Administração e o servidor Juarês de Melo Vieira tornou-se responsável pelo Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Desejo sucesso a essa nova equipe e aproveito para agradecer o professor Juarez Pontes, que foi responsável pela implantação do IF-SC em Chapecó, e agora assumiu a direção do Campus Caçador. Foi muito bom estar presente nesse momento importante para o campus e para o IF-SC.

E o melhor ainda foi ver as obras de expansão do campus que, para atender a demanda da região, está construindo um prédio de 5 andares, o primeiro do Instituto com esse porte. Em breve, os atuais alunos poderão contar com mais salas de aula e laboratórios. A nova estrutura permitirá ainda a ampliação de vagas, dando oportunidade de mais pessoas estudarem no IF-SC.

Temos a preocupação de, além de construir novos campi, consolidar os que já possuímos para que a comunidade acadêmica tenha uma boa estrutura a sua disposição. E é gratificante ver que isso está ocorrendo na medida do possível. Quem ganha com isso é a região e as pessoas. E são elas o nosso grande incentivo para trabalhar no IF-SC e pelo IF-SC!

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Brasília, Expansão, Servidores e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.