Reunião Conif

Na última semana, estive em Brasília para participar  da primeira reunião extraordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) de 2012. Na ocasião, tivemos a presença do novo secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Marco Antônio de Oliveira, que reconheceu a importância das demandas apresentadas pelo Conif para a consolidação da expansão da Rede e garantiu o cumprimento de agenda de trabalho para solucionar pendências.

Oliveira ressaltou a importância do Programa Nacional do Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para a consolidação da educação profissional e tecnológica no País. Para ele, o Pronatec representa uma oportunidade para consolidar a expansão da Rede. Ele também destacou a competência das instituições da Rede na oferta do Programa, reconhecendo a Rede como um importante agente executor da educação profissional.

Por meio do presidente do Conif, Denio Rebello Arantes, apresentamos as principais dificuldades que afetam a Rede, a maioria decorrente do processo de expansão. As prioridades estão relacionadas à Infraestrutura e gestão de pessoas. O secretário garantiu que, neste momento, o objetivo da nova gestão da Setec é identificar os principais gargalos para equacionar as questões consideradas emergenciais. Além disso, em caráter contínuo, manterá uma relação mais próxima e articulada com o Conif, por meio de reuniões periódicas.

Ficamos satisfeitos com esse encontro, pois o alinhamento entre os Institutos Federais – por meio do Conif – com o Ministério da Educação – por meio da Setec – é fundamental para que consigamos fazer um bom trabalho. Sabemos da importância de consolidar nossos novos campi – e ainda sem perder o foco dos nossos “antigos” campi. E tenham a certeza que estamos trabalhando para isso aqui no IF-SC!

Para saber mais detalhes da reunião, clique aqui.

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Conif e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.