Conselho Superior

Nesta quarta-feira (15), tivemos uma bela cerimônia no auditório da Reitoria. Os novos integrantes titulares do Conselho Superior do Instituto Federal de Santa Catarina e seus suplentes tomaram posse. Os conselheiros têm mandato de dois anos e representam a comunidade interna do IF-SC e instituições externas.

Com 26 integrantes titulares, além de seus suplentes, essa é a maior composição do Conselho Superior do IF-SC desde sua criação. O aumento deve-se principalmente ao crescimento do total de campi do Instituto Federal, cuja representação no conselho (feita por alunos, técnicos, professores e dirigentes) é de 1/3 do seu total.

Os representantes dos estudantes do IF-SC no conselho ainda não foram escolhidos. Aliás, estamos à disposição dos estudantes para dar apoio logístico ao processo que deve ser organizado por eles para essa escolha.

O Conselho Superior (CS) é órgão consultivo e deliberativo máximo do IF-SC, presidido por mim – como reitora – e composto por representantes da comunidade interna (alunos, professores, servidores, diretores-gerais de campi e o reitor) e de segmentos ligados à educação profissional e tecnológica (ex-alunos, Ministério da Educação, secretaria estadual de educação, sindicatos de trabalhadores, federações da indústria e da agricultura, entre outros). O conselho reúne-se bimestralmente e discute temas como diretrizes para políticas institucionais, orçamento anual do IF-SC, apreciação de contas da Reitoria, eleições para reitor e diretores-gerais, planejamento anual e plano de desenvolvimento institucional, entre outros assuntos.

Fiquei muito feliz com a cerimônia por ser mais um momento democrático da instituição. Sabemos dos nossos desafios e contamos com a ajuda dos conselheiros para seguirmos no rumo certo. Sejam todos bem-vindos! A representatividade dos vários segmentos é fundamental para que o Conselho Superior cumpra seu papel. As decisões sempre devem ter como objetivo a eficiência, a legalidade e a satisfação do interesse público.

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Post. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.